domingo, 11 de maio de 2008

TERREMOTO NO BRASIL??



Já faz alguns meses que a freqüência de tremores em algumas regiões do Brasil tem preocupado a população do país. O último tremor foi em São Paulo e durou cerca de dez segundos atingindo 5,2 graus na escala Ricther. Acreditava-se que de acordo com a história geológica do Brasil, (que o território do país encontra-se apoiado no centro de uma única placa tectônica, a placa Sul-americana) as chances de terremotos eram quase nulas. Porém, os tremores já foram sentidos pela a população de diversos estados.

Segundo alguns geógrafos, há possibilidades de haver “fissuras” na placa Sul-americana e que podem estar causando os tremores. Outros pesquisadores acreditam que os tremores podem estar ligados às ações tectônicas da Cordilheira dos Andes, que se encontra ainda em processo de formação.

O fato é que o interior do planeta é algo enigmático e muito dinâmico. Ele vem sendo desvendado há algumas décadas, ou seja, muito recentemente, quando pesquisadores retomaram a Teoria da Deriva Continental de Alfred Wegener.

Quanto à origem dos tremores no Brasil, ainda não se sabe com precisão o que pode estar ocasionando tal fenômeno. De qualquer forma, não se pode mais afirmar que no Brasil estamos livres das ações tectônicas, o que foi considerado durante décadas como uma verdade quase absoluta.

Comente isso...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

ENTENDA O EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL...



Nos últimos anos tem-se comentado muito sobre o aquecimento global. Porém, muitas pessoas confundem e acreditam que o efeito estufa e o aquecimento global são a mesma coisa. Um grande equívoco que deve ser esclarecido. O efeito estufa é um fenômeno natural, (que está relacionado com os ciclos naturais do planeta Terra) sem o qual não conseguiríamos sobreviver na Terra, pois ele mantém a temperatura do ar e as condições adequadas à vida humana e da maioria dos outros seres vivos do planeta Terra. Contudo, quando há concentração de gases como o CO², o metano e outros poluentes na atmosfera, há um agravamento deste fenômeno aumentando a temperatura e causando o aquecimento global.



comente sobre este assunto...