sábado, 17 de abril de 2010

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS


Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser interpretado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra. Ou seja, basta querer que é possível sim desenvolver com sustentabilidade.
Então, o que nós como cidadãos comuns podemos fazer no nosso dia-a-dia para colaborar para um planeta mais sustentável? Lembre-se que somos quase 7 bilhões de habitantes no mundo. Se cada um fizer a sua parte, o mundo todo se beneficia.
Deixe uma postagem aqui no blog com dicas sobre sustentabilidade. Vale citar bons exemplos e até mesmo projetos simples que podem ser aplicados em casa, na escola ou no trabalho. Digite com atenção e confira a ortografia antes de postar. Sei que vocês vão me surpreender. Bom trabalho!

DIVERSIDADES NA AMÉRICA LATINA


A América Latina é uma extensa área do continente americano que se inicia no México e termina no sul do Chile. Essa parte do continente americano foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis que não tinham a menor pretensão de conservar nada. O principal objetivo destes colonizadores era o de explorar as riquezas latinas americanas, proporcionando aos seus países de origem grande êxito econômico.
Atualmente, muitos países da América Latina tem apresentado grande crescimento econômico, um bom exemplo disso é o México, o Brasil e a Argentina que nos últimos anos se destacaram economicamente e receberam a classificação de países emergentes.
Os países latinos americanos apresentam grande diversidade natural, histórica, econômica, social e cultural. Fato que faz com que a América Latina seja uma das regiões mais diversificadas do mundo.
É com esse intuito, que neste bimestre vamos desvendar algumas das diversidades latinas americanas. Pesquise notícias, fatos, curiosidades e relatos sobre a América Latina. Podem ser notícias que envolvam aspectos naturais, culturais, sociais ou econômicos. Pesquise, leia, resume e em seguida faça a postagem aqui no blog. Muita atenção para não “fugir” do tema proposto e nem digitar com erros ortográficos. Capriche, sei que os alunos do 8º ano são capazes. Bom trabalho!