domingo, 4 de julho de 2010

"OS PROBLEMAS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS"


Grandes cidades brasileiras sofrem com o crescimento descontrolado das Regiões Metropolitanas e as conseqüências sociais que são geradas. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Belém, Recife. Essas nove regiões do Brasil tem uma dura realidade em comum: o crescimento desordenado das Regiões Metropolitanas. Fato que ocasiona uma série de outros problemas como: falta de saneamento básico, desestrutura nos meios de transportes públicos, criminalidade e outros.
Vale lembrar que apesar desses problemas serem mais intensos nas grandes metrópoles brasileiras, eles ocorrem também em cidades de médio e pequeno porte. Um bom exemplo disso são as cidades mineiras Uberlândia e Juiz de Fora que já enfrentam esses problemas. No caso da Região Nordeste do Brasil, a situação ainda é mais crítica, há cidades pequenas com graves problemas de infra-estrutura. Segundo o IBGE, no pequeno município de Guaribas no Piauí, que tem cerca de cinco mil habitantes, novecentos domicílios não tem banheiros ou qualquer tipo de instalação sanitária.
Caros alunos do 7º ano, durante o terceiro bimestre vamos estudar os problemas sociais mais graves pelos quais as grandes e médias cidades brasileiras tem enfrentado. Montaremos um banco de dados sobre o assunto. Pesquise sobre a infra-estrutura de uma cidade brasileira e poste aqui no Blog. Vale também exemplos de cidades que tem conseguido solucionar tais problemas. Faça com atenção, evite erros ortográficos e bom trabalho.

"DESVENDANDO A AMÉRICA"


Com uma área de 42 189 120 km² e uma população de mais de 902 milhões de habitantes, a América corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana. Localizado entre o oceano Pacífico e o Atlântico, o continente americano inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.
Também é conhecida pela expressão "Novo Mundo", neste caso em oposição à Eurafrásia, considerada o "Velho Mundo", e à Oceania, chamada de "Novíssimo Mundo". Nos países de língua inglesa, a América é por vezes designada no plural Américas, para evitar a ambiguidade com o nome dos Estados Unidos. A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América", cujo gentílico é "americano".
A América compõe-se de duas massas de dimensões continentais (as Américas do Norte e do Sul) ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá). Além dessas divisões, há os conceitos das chamadas América Média e Mesoamérica.
Com todo esse território e uma grande diversidade de povos com culturas bastante peculiares, a América se destaca no cenário mundial por apresentar ainda grandes reservas de recursos naturais. Principalmente na porção sul.
Caros alunos do 8º ano, durante o terceiro bimestre estudaremos com mais detalhes as particularidades do continente americano. Por esse motivo montaremos aqui no Blog o banco com geodados dos países americanos. Veja o modelo, pesquise os geodados do pais americano com o qual você foi sorteado e poste os dados aqui. Bom trabalho e cuidado com os erros de digitação.