sábado, 17 de abril de 2010

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS


Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser interpretado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra. Ou seja, basta querer que é possível sim desenvolver com sustentabilidade.
Então, o que nós como cidadãos comuns podemos fazer no nosso dia-a-dia para colaborar para um planeta mais sustentável? Lembre-se que somos quase 7 bilhões de habitantes no mundo. Se cada um fizer a sua parte, o mundo todo se beneficia.
Deixe uma postagem aqui no blog com dicas sobre sustentabilidade. Vale citar bons exemplos e até mesmo projetos simples que podem ser aplicados em casa, na escola ou no trabalho. Digite com atenção e confira a ortografia antes de postar. Sei que vocês vão me surpreender. Bom trabalho!

50 comentários:

Anônimo disse...

Atualmente tenho feito uma "campanha particular" contra o uso das sacolinhas plásticas. Ao comprar determinados produtos em papelarias, farmácias ou lojas, coloco o produto na minha mochila de escola e agradeço pela sacolinha. Somos cerca de 43.000 habitantes em Itabirito, já pensou se pelo menos a metade da população recusasse apenas uma sacolinha plástica? Seriam 21.500 sacolinhas a menos. Pense nisso.

Prof. Vicente Pedrosa

Lucas Ex aluno do EMMSO, aluno do CEFET disse...

Obviamente que a não utilização das sacolinhas plásticas com certeza é um ato de amor à natureza, logo um ato de amor próprio, outras tarefas importantes também podem ser feitas, como a não utilização diária de automóveis poluentes, ir ao trabalho ou mesmo à escola caminhando, além de ser mais ecológico é mais saudável e prazeroso. Atos simples como não jogar papel na rua (no meu ponto de vista é vergonhoso) também podem ser efetuados por todos sem a ocorrência de problemas.

Anônimo disse...

SUSTABILIDADE ´´E UM CONCEITO SISTEMICO E O QUE EU ENTENDI SOBRE ISSO É QUE SE RELACIONA OS ASPECTOS NATURAIS ECONOMICOS SOCIAIS CULTURAIS DA HUMANIDADE E HA VARIOS CASOS DA HUMANIDADE AJUDAR O PLANETA,SOMOS 7 bilhões de habitantes no mundo. Se cada um fizer a sua parte, o mundo todo se beneficia.ESSE É O MEU CASO RECICLO LATINHAS, ISSO NAO É MUITO MAS FAÇO MINHA PARTE. Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não). Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos;ISSO É UM PROBLEMA,MAS COM MODERAÇAO NAO SERA MAIS.Isso FOI O QUE EU ENTENDI

CRISTIAN SALA 12 ESCOLA EMMS

Anônimo disse...

Abra torneira apenas na hora de enxaguar a louça. Antes de ensaboar, encha a pia e deixe os pratos, talheres e copos sujos lá dentro. Isso amolece a sujeira, facilita a limpeza e reduz o consumo de água.
Ao comprar produtos feitos a partir do reaproveitamento de outros, você ajuda a evitar que novos recursos naturais sejam utilizados e impede que mais lixo seja enviado para os aterros sanitários.
Em vez de usar a tecla “pré-lavar” de sua lavadora, deixe suas roupas de molho dentro de um balde. O efeito é o mesmo e você economizará uma quantidade enorme de energia elétrica e água.
jefferson 7ºano 11 ESCOLA EMMS

Anônimo disse...

1- Que muitas pessoas lavam o carro todo o dia,mas não precisa,e só lavar uma ou duas vezes por semana,porque ai estará gastando menos aguá e estará economizando.
2- Quando as pessoas vão tomar banho gastam 20 ou 30 minutos e ainda por cima ensaboar não fecha o chuveiro,e então não precisa fazer nada disso, só cinco,dez minutos tomando banho e fechando a água quando ensaboar estará economizando.
3- Muitas pessoas quando vão lavar vasilha
abre a torneira sem precisão quando vai ensaboar e isso já é um desperdiciu muito grande, só abra quando terminar de ensaboar.

Marcos Adriano 7º ano 11

Anônimo disse...

Em ves de jogar água no terreiro eu varro,já quando vai escovar os dentes sempre fecho a torneira.
São práticas simples assim que podem por ventura um dia salvar o nosso planeta. O mundo está doente, e nós como habitantes temos a obrigação de ajuda-ló a se recuperar, por isso faça sua parte pois há uma chance dele melhorar.
Delziane 7ºano 11

Anônimo disse...

EU ENTENDI SOBRE ISSO É QUE SE RELACIONA OS ASPECTOS NATURAIS ECONOMICOS SOCIAIS CULTURAIS DA HUMANIDADE E HA VARIOS CASOS DA HUMANIDADE AJUDAR O PLANETA,SOMOS 7 bilhões de habitantes no mundo. Se cada um fizer a sua parte, o mundo todo se beneficia.ESSE É O MEU CASO RECICLO LATINHAS SACOLINHAS PAPEIS, ISSO NAO É MUITO MAS FAÇO MINHA PARTE. Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade

Gabriel lucas 7ºano12

Anônimo disse...

Na hora de ir ao mercado em vez de pegar sacolas plásticas leve a que você tem em casa;
não escove dentes com a torneira aberta;
no verão, na hora de ensaboar, desligue o chuveiro depois abra;
não corte árvores plante;
use menos automóveis saia mais a pé ou de bicicleta.

Juliano sala 11

Anônimo disse...

Para ajudar o meio ambiente procuro faser coisas como:evitar deixar a torneira aberta enquanto escovo os dentes,jogar lixo no lixo,reutilizar os produtos e embalagens que podem ser usados mais de uma vez ,e reciclar litros de garrafa pet.Com essa atitude tenho certeza que poderei garantir aos meus filhos um futuro melhor. Luiz fernando .sala 11

Anônimo disse...

Para termos um futuro melhor, devemos contribuir "PARA COM A NATURESA".faser a nossa parte, investir em novas formas de ajudar o meio ambiente,e mudar atitudes erradas que destroem a nossa "casa".sei que minha opiniÂo mudarÀ a forma de pensar de muita gente,e assim unidos lutaremos por um futuro melhor.Pois A TERRA POLUÌda È o MUNDO DESTRUIDO .EX ALUNA KASSIA.E.ENTENDENTE .1ANO

Anônimo disse...

pegar menos sacolinhas plasticas no mercado
escvovar os dentes com a torneira fechado
fechar o chuveiro para se ensaboar
reciclcar

KAROLAINE SALA 12

Anônimo disse...

A àgua atè não pode ter,cor ou cheiro.Mas sem ela,seria impossìvel viver.
E" por isso que voçe deve usar-la de maneira consciente.
E" fàcil basta economizar.Sò de manter a torneira da pia que està pingando bem fechada,escovar os dentes com a torneira fechada,regular a descarga e reduzir o tempo do banho de 10 para 5 minutos.
Agora,imagine se todo mundo fizer isso.
Aì sim vai ter àgua pura para todos!suydre

Bruna 7º 11

Anônimo disse...

Como podemos falar práticas sustentáveis e um meio de ajudar o mundo,e nesse esquema podemos citar uma delas: ser cuidadoso com o lixo e sempre joga-lo no lixo,nunca caçar animais em extinção,nunca jogar o lixo ou entulho nos rios e córregos pois podem atrair rato é até atrair várias doenças,é não podemos esquecer do bem precioso que a água ,é para isso devemos saber economiza-lá,para ter-lá para sempre.
E se sempre todo mundo pensar nisso antes teremos,para sempre um MUNDO melhor.

Adrielle,7º 12.

Anônimo disse...

A água é um bem precioso se não existisse a água é lógico que não existiria vida em lugar nenhum do planeta por isso que cada um deve fazer sua parte economizando-a.O que eu faço para ajudar o planeta é que quando eu vou lavar louça não deixo a água
aberta por muito tempo eu passo sabão em todas as vasilhas e depois enxago sei que não é muita coisa mas é uma coisa que já está ajudando um pouco.E eu já vi muitas pessoas gastando água o tempo todo por exemplo pra lavar o carro,tem gente que quando vai lavar o carro deixa a torneira aberta o tempo todo o que não
é necessário.
O que eu faço não é muito importante mas é o que posso fazer para ajudar um pouco.
Rafaely 7º11

Anônimo disse...

A água ,ela é a de mais preciosa no planeta Terra ,por isso precisamos de ajuda-lo fazendo a economia .ai vem a pergunta:Em que jeito economizamos?
Ai vem a resposta .O único jeito é quando eu vou lavar o passeio eu não jogo água eu apenas varro o passeio .Não é só isso não ,isso é uma facilidade mas para alguns é difícil outro é quando lavo lousa eu esfrego com a água fechada.obrigado por tudo .Tchau

GÊNITA 7º11

LUCAS LOPES disse...

LUCAS LOPES ALUNO DO EMMSO,sala 12

PESSOALMENTE ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM SE CONSIENTIZAR ,POIS SE CADA UM FIZER UM POUCO QUE SEJA ,JÁ MELHORA E AJUDA A SUTUAÇÃO DO NOSSO MEIO AMBIENTE!TEMOS VÁRIAS MANEIRAS DE AJUDAR TAIS COMO: ECONOMISAR NO BANHO ,FECHAR A TORNEIRA QUANDO FORMOS ESCOVAR OS DENTES E LAVAR VASÍLIA.REAPROVEITAR A ÁGUA QUE SE LAVA A ROUPA PARA LAVAR PASSEIOS,INVEZ DE JOGARMOS ÁGUA DE MANGUEIRA,POIS ASSIM DISPERDISSAMOS MUITO.RECICLAR PAPÉIS,LATAS ,PLÁSTICOS,QUE SÃO REAPROVEITADOS NOVAMENTE. SE CADA UM FIZER UM POUCO QUE SEJA JÁ ESTARÁ AJUDANDO A SI MESMO POIS O MAIOR PREJUDICADO NESSA SITUAÇÃO SOMOS NÓS MESMOS.POIS DETRUIMOS O QUE NECESSITAMOS.ENTÃO: VAMOS AJUDAR Á NÓS MESMOS E ,TOMAR ATITUDES DE CONCIÊNCIA!!

Anônimo disse...

No nosso cotidiano, tem muitas coisas simples que podemos fazer para ajudar o mundo ser melhor e com melhor qualidade de vida. Eu por exemplo quando chupo balas e não tem lixo no local, coloco o papel no bolso e ao chegar em casa jogo no lixo, mas existem muitas outras praticas muito simples como: não lavar a rua e sim varrê-la, andar mais de bicicleta, em casa de preferência usar lâmpadas florescente que gastam menos energia, não fazer shows no chuveiro, quando escovar os dentes não deixar a torneira aberta, sempre que possível plantar uma árvore, não colocar fogo nas matas, ao sair de um determinado local apague a luz, coloque no copo o tanto de água que você consegue beber para não desperdiçar a água, não fazer bolinhas de papel para jogar nas pessoas pois além de aumentar a necessidade de desmatamento é uma ofensa ao próximo.

Paulo Victor 7º ano

Anônimo disse...

Destacando que no mundo há quase 7 bilhões de habitantes, se cada pessoa pensar em o que si mesmo está fazendo, o mundo estaria limpo e sem todos esses problemas ambientais que estamos sofrendo.
Estes são alguns exemplos que se cada um de nós cumprisse o mundo estaria melhor: não deixar água empossada, não jogar lixo no chão e nem no rio e sim jogar na lixeira, não desmatar, não fazer queimadas e etc. Então devemos pensar nisso e colaborar para termos um mundo melhor!

Gabriela 6 serie, 7 ano, sala 12.

Anônimo disse...

Escovar os dentes com a torneira fechada,quando for tomar banho ensaboar e depois abrir o choveiro,não jogar água no terreiro apenas varrer,assim ajudamos a ter um planeta melhor.
Erica sala 7 ano 11

Anônimo disse...

Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados
Vazamentos Esta é uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos no caso de canos furados ou de vaso sanitário
alessandro 7ºano 11

Anônimo disse...

Eu nao jogo lixo nos rios.
Nao uso a mangeira para lavar a cauçada de minha casa.
faço a coleta seletiva senpre que posso.
Aliny 7ºano 11

Anônimo disse...

Quando vou lavar os sapatos,sempre deixo a torneira fechda,ao tomar banho sempre ensabou com o choveiro fechado,ao lavar as vasilhas ensabuo-as com a torneira fechada,em vez de lavar o terreiro o melhor a fazer é varrer.
É isso que ando fazendo para colaborar com o nosso planeta.
Jessica 7 ano 11

Anônimo disse...

Para isso há varias soluções como o uso de sacolas plásticas,carros poluentes feitas de queimadas.
Escovando os dentes de torneira fechada, pegando menos sacolas plasticas e não tomar o banho direto sem parar para ensaboar são alguns jeitos para ajudar.

Janailson sala12 7ano emmso

Anônimo disse...

Para que o mundo fique melhor todos precisamos fazer uma boa ação que possa ajudar a todos como não jogar papel no chão e etc.Uma coisa também não jogar lixo nos rios e sempre limpar o local onde estamos e vivemos economizar energia,água e muito mais.Preserve a natureza etc.


TATIANE,7º ano 12

Anônimo disse...

As práticas sustentáveis: reaproveitamento da água de lavagens de roupas para a limpeza e lavagem de canil e levar para o supermercado sacola de pano para evitar o uso de sacolinhas plásticas. Então é preciso: PENSAR, REFLETIR e AGIR! Atenciosamente: Breno Venâncio Lima 7° Ano 12 EMMSO.

Anônimo disse...

Eu realizo algumas praticas sustentaveis tais como nao jogar lixo na rua,eu senpre gardo os papeis de balas, chicletes no bouso e tambem nao gosto de desperdiçar água já que a agua doçe do mundo esta acabando.
Rodrigo Enrique/7º11

Anônimo disse...

ensaboar o corpo com o chuveiro desligado.
escovadente com a torneira fechada.
varre enves de jogar água.
ando menos de veiculos.
quando vai escovar os dentes sempre fecho a torneira.
pegar menos sacolinhas plasticas no mercado.
davi 7° ano 11

Anônimo disse...

tomar banho d 5 minutos
não deixar a torneira aberta encanto escova os dentes
não jogar água na causada, e sim varrer la
não pegar sacola-linha do supermercado atoa no super-mercado
não julgar lixo na rua.
Jhonathan 7ºano12

Anônimo disse...

Utilisar menos sacolinhas quando vor aõ supemercado resiclar papeis latinhas plasticos e aluminios assim não so eu todo
mundo ira gnhar com isso e tera um futuro melho

7ano 12
Walison Lucas Aguiar Rodrigues Souza

Anônimo disse...

eu entende que todos devemos fazer a nossa parte.Não pegarmos quantidade muito grande de sacolas nos super-mercados sempre proucuro levar a minha mochila para colocar os produdos que comprei,quando estou tomando meu banho fecho a torneira para me esaboar,e por ultimo quando estou escovando os dentes eu fecho a torneira são pequenos gestos mas que ajudam a mudar o mundo. Mateus 7°12

Anônimo disse...

Eu entende que as praticas de sustentabilidades é um conceito sistemico e se relaciona os aspéctos naturais e culturais da humanidade.Nos somos mais ou menos 7 bilhões de habitantes na terra.Para ajudar nessa contabilidade eu tomo refrigerante eu coloco os litus na sacola pera quando caminhão passar eu entrego,eu não pego muitas sacola pera não ficar com muitas,e tambem economisar água para não gastar muito.
rafael a.rodrigues 7º ano 12

Anônimo disse...

Como ajudar o planeta?
acho que essa é uma pergunta muito esquecida em todo o mundo, as pessoas não ligam com o nosso planeta, pois eu vou citar um exemplo, se cada um fizer sua parte no futuro os nossos netos terão uma boa vida, mas como nem todas as pessoas pensam assim é impossivel que o planeta tem uma boa respectiva.
Mas se fizermaos ações boas como fechar a torneira ao escovar os dentes, não jogar lixo nas ruas etc.:Assim o mundo sera muito melhor.

GABRIEL SALA 11

dani gata disse...

Bom,eu ajudo o meio ambiente como posso!Na minha casa todo mundo faz um pouquinho:
Minha mãe evita comprar legumes na bandejinha.As garrafas pets viram vasos de plantas ou brinquedos para minha irmã,as latinhas são vendidas na sucata que é pertinho lá de casa!O meu banho não é aquele de meia hora,é no máximo uns seis minutos,sem contar que eu desligo o chuveiro quando estou ensabuando!Minha mãe já comprou sua sacola écologica!
Eu acho que se cada um fizer um pouquinho do que eu faço o mundo pode ser bem melhor em questão ambiental!
Danielle Cristina/ SÉTIMO ANO 12

Anônimo disse...

primeiramente...é errado dizer preservar, o correto é dizer conservar, pois preservar seria não tocar jamais, ou seja, não poderia se quer haver inteferência humana.
Acho que a frase que vou escrever explica muita coisa, e ajuda a gente a pensar em soluções:
"Pensar globalmente e agir localmente"
comece vc mesmo....na sua casa, veja o que vc pode fazer para melhorar: evite desperdícios, recicle, seja mais ativo...etc
MARINA SALA 12 7ANO

Anônimo disse...

devemos tomar banho com a torneira fechada ,escovar os dentes com a torneira fechada, varrer a causada antes de jogar Água,e jogar lixo na lixeira.

Graziele Emiliane Dias 7º ano 11

Anônimo disse...

A sustentabilidade na minha opinião vai melhorar muito, pois se todos nós fizermos a nossa parte o mundo será bem melhor.E com essa campanha também vai ajudar a combater a exploração das áreas verdes!

Anônimo disse...

Com a ajuda da campanha de sustentabilidade o mundo pode melhorar muito, pois se cada um fizer a sua parte o mundo com certeza vai ser melhor!

Daiane-sala12/7ano

Anônimo disse...

Vale sempre se lembrar do básico, do que nos foi ensinado na escola. Temos todos que fazer nossa parte e não jogar lixo fora da lixeira. Não jogar cigarro na beira estradas para evitar incêndios. Gastar pouca água quando tomar banho, escovar os dentes, lavar o carro e etc. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta para diminuir a emissão de gás carbônico.

Também devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude.

Exigir que as autoridades fiscalizem melhor as industrias e fabricas também é um direito nosso. E conforme a situação do nosso ambiente piora, esse direito se torna um dever.

Podemos também instigar nossos governantes a investir em algumas coisas que contribuem para a preservação da natureza. Como o turismo ecológico ou ate mesmo pesquisas farmacológicas. Investindo em turismo ecológico, preservamos a natureza e ainda ganhamos dinheiro. Podemos aproveitar a biodiversidade brasileira para fazer pesquisas e criar patentes de novos remédios. E para tanto, o meio ambiente tem que ser preservado.
SILVÂNIA SALA 12 7ANO

Anônimo disse...

hoje no mundo temos que praticar varias açoes sustentaveis ja q essiste muinta poluição sendo asim eu as pratico fasendo coisas como:
não desperdiçar água, Abrir torneira apenas na hora de enxaguar a louça.
não jugar lixo na rua e etc
rodrigo henrique 7°ano11

Anônimo disse...

a crise financeira da grécia,país de apenas 11 milhôes de habitantes,pode ter profundas implicaçôes para economia mundial e a Uniâo Européia.
Há temores de que um agravamento da crise leva a um eventual calote da dívida grega e que países como portugal,Itália,Espanha e irlanda acabam entrando pelo mesmo caminho.
Pesquisadores descobrem o maior depósito de água doce subterrânea da américa do sul e,provavelmente,do mundo na região amazônica. com uma área erstimada de 437,7mil quilômetros quadrados
e potencial volumétrico de 84,4 quilômetros cúbicos(84,4 trilhões de litros),o aquífero Alter do chãoé 2,5 vezes maior que o aquífero Guarani,mas com a vontagem de estar totalmente sob solo brasileiro.

Débora 7 ano/12

Anônimo disse...

Escovar os dentes com a torneira fechada é
um bom começo para ajuda o mundo. Também após sempre que estou tomando banho desligo o chuveiro. também quando estou na rua sempre jogo lixo na lixeira.

Escola M.M.S.Oliveira

ADRIANA APARECIDA BRAGA 7ANO 11

Anônimo disse...

1. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiver cheia

Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

2. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas

As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.

3. Tome banho de chuveiro

E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

4. Não permita que as crianças brinquem com água

Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e outras brincadeiras com água são divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. kessyanne 7°11

Anônimo disse...

na hora de tomar banho não demoro ensaboa com o chuveiro desligado lavo vasilha mas na hora de ensaboar desligo a torneira não lavo o terreiro com mangueira e sim com agua da maquina de lavar e etc......
matheus 7°11

Anônimo disse...

Eu intedir que pràticas sustentaveis são ações que o ser humano faz para melhorar o mundo.
Exemplo
1-Evitar disperdiça àgua.
2-Não jogar lixo nas ruas.
3-Corta àrvore plantar o dobro.
4-Reduzir o tempo do banho.
5-Evitar deixar luzes acesas. quando não estiver noambiente.
6-Lavar vasilhas com a torneira fechadas so abri quando for necessàrio.
Para finalizar;
Praticas sustetaveis è continuar produzindo com resposabilidade,preservando o meio
ambiente
NOME:Cleyson SALA:12

Anônimo disse...

# 1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

# 2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

# 3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

# 4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

# 5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

# 6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

# 7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

# 8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

# 9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

# 10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.MARCIA 7° 11

Anônimo disse...

reciclar sacolinhas pelas ruas, reciclar pilhas que nao usamos, reciclar papeis na rua, fechar a agua enquanto escova os dentes.Marcos Antonio 7°11

Anônimo disse...

EU ATUALMENTE SEPARO O LIXO DA MINHA CASA NAO TOMO BANHO COM O CHUVEIRO FECHADO MAS PRETENDO TOMAR



ALINY
7 11

maria clara disse...

eu amei o blog do professor vicente . tá de parabéns professor / e um professor mto legal bravo mais no fundo que sua qualidade de boa pessoa . todo mto da escola adoramos eles . vicente seja sempre essa pessoa que preocupa com o mundo pq assim vc vai longe bjus
aluna = maria clara bjus professor te adroooooooooooooooooooooo

maria clara disse...

eu amei o blog do professor vicente . tá de parabéns professor / e um professor mto legal bravo mais no fundo que sua qualidade de boa pessoa . todo mto da escola adoramos eles . vicente seja sempre essa pessoa que preocupa com o mundo pq assim vc vai longe bjus
aluna = maria clara bjus professor te adroooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

ADORO ESSAS INFORMAÇÕES SOBRE O PLANETA ISTO ESTÁ LIGADO AO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE ANTIGA ATÉ A MODERNA E UM PRAZER ESTAR AJUDANDO A SI MESMO E AO PLANETA E QUEM DISSE QUE O AR NÃO VALE NADA SEM ELE NÃO VIVEMOS NÃO PRECISAMOS NOS DECESPERAR COM O FIM DA ÁGUA COM A TECNOLOGIA ESTAMOS AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E NATURAL ONDE SEMPRE INOVAÇÕES EXISTIRA TODOS SOMOS CAPAZES DE FAZER UM MUNDO MELHOR COM COISAS BOAS PARA Á VIDA E A VIDA DO PLANETA TERRA ONDE HÁ UM CORAÇÃO DE OURO NUMCA PARA DE BRILHAR ESPERO QUE MUNDO MELHORE COM OS AVANÇOS TECNOLOGICOS (JUNIOR SALA 04 7 ANO)ANO 2012 ESPERANÇA!!!