Loading...

quarta-feira, 19 de julho de 2017

TRABALHO MENSAL 3º ANOS - 3º BIMESTRE/2017

QUESTÕES AMBIENTAIS NO BRASIL E NO MUNDO:

Image result for questões ambientais contemporâneas

Grandes alterações na estrutura e função dos sistemas naturais da Terra representam uma ameaça crescente para a saúde humana e para a vida em geral em nosso planeta. Através de uma insustentável exploração de recursos naturais e humanos a civilização floresceu, mas agora corre o risco substancial, pelos efeitos da degradação, de não garantir o apoio da natureza à vida, no médio e longo prazo.

Os efeitos nocivos para a saúde humana por conta das mudanças no ambiente são muitos e graves:  as mudanças climáticas; a acidificação dos oceanos; a degradação dos solos; a escassez de água; a sobre-exploração da pesca e a perda de biodiversidade; o acúmulo de lixo tóxico inclusive resíduos nucleares; a redução das florestas e a poluição dos rios; as secas mais longas em várias partes do mundo. Tudo isso representa um sério desafio para a humanidade.
Caro (a) estudante: com base em nossos estudos em sala de aula sobre os impactos ambientais no mundo globalizado, pesquise sobre o país com o qual você foi contemplado (a) no sorteio do trabalho mensal. Após sua pesquisa, responda as questões abaixo, copie e cole no link “comentários” deste artigo. Lembre-se de colocar a fonte de onde retirou as informações, seu nome e turma. O trabalho é individual e terá valor de 5,0 pontos. As postagens devem ser feitas até o dia 07/09/2017, às 23h59. Postagens após esta data não terão valor para serem corrigidas e avaliadas. Não deixe para a última hora, faça com atenção e dedicação. Bons estudos e foco no ENEM.
Fonte: https://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-grri/a-crise-ambiental-contemporanea-5192.html

DADOS QUE VOCÊ DEVE COPIAR, COLAR NO EDITOR DE TEXTO E RESPONDER. NA SEQUÊNCIA, COPIAR E COLAR NO LINK "COMETÁRIOS" DO ARTIGO REFERENTE AO TRABALHO DO 3º ANOS.


Nome do País:
Capital:
Continente: 
Número de Habitantes:

Ainda existem áreas verdes no país?

Principais Problemas Ambientais que o país enfrenta:

Programas Sustentáveis desenvolvidos no país:

Como o lixo é tratado no país?

Como é a disponibilidade de água doce potável no país?

Fonte da Pesquisa:

Nome:                                     Turma:

Um comentário:

Unknown disse...

Nome do País:Gâmbia

Capital:Banjul

Continente: Africano

Número de Habitantes:1.705.212


Ainda existem áreas verdes no país?
Sim.Grande parte do território é coberta por savanas. O país possui belas paisagens naturais, sendo que as praias e os parques de animais atraem milhares de turistas. A Reserva Natural de Abuko é um dos locais mais visitados.

Principais Problemas Ambientais que o país enfrenta:
A Gâmbia é um país pequeno (10.000 km2) e economicamente pobre que enfrenta um conjunto de problemas sociais e ambientais. Desses últimos, o desmatamento é provavelmente o problema que supõe a maior ameaça tanto para as pessoas quanto para o ambiente. Até o início do século XX, a Gâmbia tinha uma cobertura de densas florestas. Em 1981, cerca de 430.000 ha (45% do total de área terrestre) eram classificadas como floresta. Em 1988, a cifra despencou a cerca de 340.000 ha (30% da área terrestre). Adicionalmente, a degradação da condição da floresta é tão séria que a maior parte das densas florestas têm desaparecido deixando apenas uma savana de árvores e arbustos de baixa qualidade.

Por isso, resulta interessante ver como a Gâmbia- com recursos financeiros muito limitados- está enfrentando atualmente o problema com uma abordagem centrada nas pessoas. A esse respeito, o Departamento Florestal tem desenvolvido o “Conceito Gambiano de Manejo Florestal” (GFCM, sigla em inglês), que norteia todas suas atividades.



Programas Sustentáveis desenvolvidos no país:

Com apoio da ONU,Gâmbia adota ações de proteção social seguindo modelo brasileiro.



Como o lixo é tratado no país?

Tem sido uma prática deste Executivo, nestes últimos anos, melhorar a limpeza na freguesia. É um trabalho difícil, mas muito importante, pelo que apelamos a toda a população, para que cumpra algumas regras importantes, tais como: colocar o lixo dentro de sacos e só depois no contentor, seguir a informação que está afixada nos contentores e não colocar entulhos junto dos mesmos.

Com a colaboração de todos, conseguimos uma freguesia mais limpa e, consequentemente, com melhor qualidade de vida.


Como é a disponibilidade de água doce potável no país?
A quantidade de água disponível por pessoa em África está a diminuir e apenas 26 dos 53 países do continente têm probabilidade de reduzir para metade o número de pessoas sem acesso sustentável a água potável até 2015, diz um estudo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), divulgado hoje.

 




Fonte da Pesquisa:Brasil Escola ,Ibge ,Nações unidas.org ,wrm.org.uy , obras Gâmbia _on line, unric.org


Nome: Karina Cristina Perucci                            Turma:3°D