Na atualidade do mundo globalizado é quase impossível o professor não utilizar dos novos recursos tecnológicos para realizar seu trabalho. No caso específico da Geografia isso se torna ainda mais necessário, visto que esta ciência está sempre abordando as diversas transformações (naturais, históricas, econômicas, sociais e culturais) no planeta Terra. Assim, a criação de um blog tem como intuito despertar nos alunos o interesse pela busca do novo, ampliando e aprimorando conhecimentos.
sábado, 9 de agosto de 2008
PEQUIM ou BEIJING??
Uma das dúvidas mais comuns com relação à China diz respeito à grafia dos nomes das suas principais cidades. Afinal, como se chama a capital da China, Pequim ou Beijing”? Encontrei uma boa explicação no portal Sua Língua, de Cláudio Moreno. O professor afirma que o correto é manter Pequim, como nossos antepassados portugueses chamavam a cidade, desde o século 16.
E por que Beijing? Bem, foi a partir de uma iniciativa do próprio Governo da China (por meio do sistema denominado “pinyin”) a tentativa de regular a transcrição fonética da língua chinesa para o alfabeto romano. Funcionou parcialmente, pois a palavra Beijing foi adotada pelos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Os franceses continuaram dizendo e escrevendo Pékin; os italianos mantiveram o Pechino; enquanto os espanhóis optaram pelo Pekin e os alemães o Peking.
Veja, abaixo, a grafia dos nomes de cidades chinesas pelo sistema pinyin:
Pequim = Beijing
Xangai = Shangai
Cantão = Guangzhou
Nanquim = Nanjing
Hong-Kong = Xianggang
Um detalhe interessante nesta polêmica: o código do Beijing Capital International Airport é PEK, mantendo a grafia do alfabeto romano. Tradição é tradição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário