domingo, 19 de abril de 2009

OS PROBLEMAS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS


Nos debates em sala de aula deste bimestre, estamos abordando os problemas das grandes cidades brasileiras (Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras). São diversos tipos de problemas socioeconômicos e ambientais.

Do ponto de vista socioeconômico, podemos dizer que a má distribuição de renda no Brasil gera muitos contrastes sociais e inúmeros casos de exclusão social, analfabetismo, desemprego, fome, miséria, falta de saneamento básico, falta de moradia, criminalidade e diversos outros problemas.

Na questão ambiental, as grandes cidades brasileiras são as que mais colaboram para o agravamento da poluição do ar e da água, bem como a poluição sonora e visual. Visto que são nas grandes cidades (principalmente) que há mais concentração de indústrias, veículos automotivos, ruídos e propagandas por toda a cidade. Logo, o grau de poluição é bem maior.

Alunos do 7º Ano: com base neste tema e em seus conhecimentos sobre o assunto, disserte sobre os problemas das grandes cidades brasileiras e aponte possíveis soluções para tais problemas. (Valor 3,0 pontos – Mínimo de 5 (cinco) linhas coerentes com o tema proposto e sem erros ortográficos. As cópias de livros e sites da internet e/ou de colegas de sala, serão desconsideradas. Leia, reflita e deixe as suas próprias considerações. Sei que você é capaz. Bom trabalho!)

50 comentários:

Anônimo disse...

Trata-se de algo extremamente sério a má distribuição de renda no Brasil. Grande parte da população brasileira sofre com a falta de condições e oportunidades. Isso ocorre principalmente nas grandes cidades brasileiras, onde muitos tem a "doce ilusão" de que há mais chances de melhorar de vida. Contudo, a grande maioria não é bem sucedida.

Prof. Vicente Pedrosa

Anônimo disse...

bom.cada pessoa tem que fazer a sua parte pois são grandes cidade que e impossive não ter poluição e a vida não e muito boa porque as pessoas sai de onde mora e quebra a cara exemplo sai da zona rural e vem para a cidade e depois se arrependem na cidade tem muito abitantes por isso tem poluição como qauquer cidade


wellington luis 7º9

Anônimo disse...

Para mim no caso da poluição sonora seria mudar as pessoas de casa.já ocaso da poluição do ar devia ter uma lei obrigando
quem tem veiculo a motor
colocar um filtro e as
fabricas tambem



Júlio 7º sala 9

Anônimo disse...

As cidades do Brasil, algumas são muitas desenvolvidas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com a industrialização gera-se também problemas ambientais, socio-econômicos. Esses problemas são: poluição, doenças e tráfico. Para sresolver os problemas é preciso conscientização e as fábricas jogassem menos lixo.

Edilson 7° ano 9

Anônimo disse...

No Brasil há grande má distribuição de renda, principalmente nas grandes metropoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, dentre outras. Isso acarreta grandes contrastes socias, tais como, analfabetismo, desemprego, falta de saneamento básico e moradia.
Um dos modos para que se resolva tudo isso é as grandes autoridades, se preocuparem mais com os habitantes desse país.
Hygor 7° ano 9

Anônimo disse...

Nós no mundo de hoje temos que ter a consciência de que para o mundo ir além do que possamos imaginar,é preciso de que Muitos recursos naturais sejam modificados. Mas isto ao mesmo tempo que traz benefícios também traz prejuízos para nós mesmos. Traz benefícios pelo fato de que com essa nova tecnologia o país, estado, ou município será reconhecido por tal descoberta assim ganhando destaque. Mas para qualquer projeto ir além do que se espera é preciso que um ecossistema seja modificado e/ou destruído.
Temos como exemplo as grandes cidades metropolitanas do Brasil e do mundo, por exemplo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras.
Citamos como principais cidades responsáveis pela maior parte da poluição do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte entre outras.Mas isto é verdade, por que é nas grandes cidades em que se concentram o maior percentual de poluição, seja ela sonora, a que é provocada por barulho alto ou excessivo de mais em determinado local,a poluição visual, aquela poluição em que ocorre quando um certo ambiente é poluído por propagandas, poluição das águas, é aquela poluição que por falta de consciência humana tem afetado a maior parte da água potável do planeta, pois é jogado nos rios lixo, assim tornando a água imprópria para o consumo.
Podemos evitar tantos fatos inevitáveis com gestos de solidariedade ao planeta, como separando todo o lixo que pode ser reaproveitado para a coleta seletiva. Fazendo assim você estará contribuindo para o melhor estado do planeta.Procure passar este mesmo recado para pessoas próximas, pois assim o mundo e quem vive nele agradecerá, por este gesto mesmo pequeno, mas muito significativo.
Obrigada, Lais Gusmão 7º10

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O grande problema da má distribuição de
renda no Brasil,faz com que a população
brasileira sofra constantemente com as precárias condições de saúde e sustentação,principalmente nas zonas rurais.É por isso que a população rural saem do campo para tentar ter uma chance de melhorar as condições de vida Mas nem sempre consegue,e muitas vezes são explorados no trabalho pelo chefe e a minoria consegue voltar para casa.

Tiago Luiz 7º 10

Anônimo disse...

No Brasil só existe essas grandes cidades porque acontecem migrações do campo para a cidade,pois quem sai do campo,a maioria das vezes não acontece da forma que elas pensam,pois não se dão bem.
Na questão de ambiente,algumas pessoas estão destruindo matas para a extração de madeira,e por isso o Brasil vai perdendo suas belas matas.
O Brasil está com um problema de poluição do ar,ruas e águas.Mas a pior poluição é a do ar e das águas que se encontra nas grandes cidades.

João Carlos 7º 10

Anônimo disse...

O ser humano não se conscientizam com as coisas que acontecem com o nosso planeta, as grandes cidades centralizam a poluição das águas, dos rios e mares e também tem o problema da poluição sonora que as pessoas acabam perdendo a audição, também tem as indústrias que provocam o aumento muito grande de gás carbônico nas cidades e as indústrias acabam com as ultimas reservas de árvores das cidades

Larissa Alves 7º 10

Anônimo disse...

as cidades grandes como São Paulo belo horizonte rio de janeiro e outros são as que mais prejudicam a natureza.pois nas cidades grandes possuem vários problemas
tais como poluição de rios bueiros etc e com isso a natureza acaba se zangando por esses fatos.
o homem esta cada vez pior com a natureza e não percebe que está sendo prejudicado pois em alguns anos o que resta de mata e vai acabar e não irá existir mais nada. então preserve a natureza e cuide bem dela.

Lucláudio 7º10

Anônimo disse...

Nas grandes cidades por terem muitas indústrias é muito mais fácil da poluição aumentar. E com muita poluição as pessoas vão ficando sem espaço , e por estarmos na era do desemprego as pessoas sendo substituídas por máquinas as pessoas estão sem moradias, passando fome,muitas doenças.
E as pessoas que estavam vindo do campo para a cidade estam voltando

Jane Lee


7º 9

Anônimo disse...

Eu entendi que as grandes cidades brasileira tem ruim distribuição de renda e enumeras casos de doenças ,fome ,misèria desemprego e vários outro tipo de problemas falta de moradia saneamento básico , criminalidade também acho que a questão ambiental as grandes cidades brasileira colaboraram mais para o agravamento da poluição do ar e da aguá ,e nas cidades que há mais concentração de ruídos e propagadas pelas cidades o grau de poluição é bem maior LEIDIANE 7 ANO 9

Anônimo disse...

O homem cada vez mais vem destruindo o meio ambiente. Para mim o problema das grandes cidades é grande e vem se agravando cada vez mais por meio da poluição sonora, com carros e automóveis que além da poluição sonora, polui também a atmosfera. Tem também a poluição visual,que é vista principalmente por meio de cartazes e outdoors que estragam cada vez mais a cidade. Para mim,melhorar esse problema é difícil mas não impossível. Deveria haver uma reeducação ambiental e,com a colaboração de todos construiremos um mundo melhor.

LUCAS MENDANHA 7º ANO 10

Anônimo disse...

Soluções Para os Grandes Problemas das Grandes Cidades Brasileiras

O índice de poluição do ar, ambiental, sonoro e visual, tem maior índice nas grandes cidades como por exemplo “São Paulo”.
Como podemos acabar ou diminuir esse índice:
-Evitar sair de carro para trabalhar ou estudar.
-Pegar um ônibus em vez de sair com corro, e assim diminuir o número de carro na cidade e a poluição sonora e do ar.
-Evitar jogar lixo no chão da cidade ou em um rio.
No entanto existem grandes soluções para diminuir ou acabar de vez com a poluição, pasta o ser humano querer e ter uma melhor qualidade de vida no seu dia-a-dia.

Luciano Abreu da Costa 7º10

Anônimo disse...

Soluções Para os Grandes Problemas das Grandes Cidades Brasileiras

O índice de poluição do ar, ambiental, sonoro e visual, tem maior índice nas grandes cidades como por exemplo “São Paulo”.
Como podemos acabar ou diminuir esse índice:
-Evitar sair de carro para trabalhar ou estudar.
-Pegar um ônibus em vez de sair com carro, e assim diminuir o número de carro na cidade e a poluição sonora e do ar.
-Evitar jogar lixo no chão da cidade ou em um rio.
No entanto existem grandes soluções para diminuir ou acabar de vez com a poluição, pasta o ser humano querer e ter uma melhor qualidade de vida no seu dia-a-dia.

Luciano Abreu da Costa 7º10

Anônimo disse...

As cidades do Brasil tem cidades importantes como Rio de janeiro,São Paulo e etc. Nessas cidades tem Muitos problemas como o de poluição sonora,poluição visual e etc.e também temos Muitos problemas sócio-economicos. E nós só temos de algumas dessas poluições por causa que os pedestres jogam muito lixo nas ruas e isso gera muitas doenças e muitas das vezes as pessoas por revolta viram traficantes. Flávio 7ano sala 9

Anônimo disse...

Os problemas das grandes cidades é que nós vemos muitas poluições.São Paulo é um exemplo,lá a primeira coisa que vimos ao chegar lá é a poluição sonora.Também tem
a poluição do ar em São Paulo tem muito.A poluição do ar é causada por carros,moto ,fabricas,indústrias e muitas coisas piores.Você já imaginou quantas pessoas poluim o ar o mesmo tempo?Algumas pessoas migram de lugar para cidades grandes onde tem muitos habitantes acabam não achando emprego para trabalhar ai pede ajuda para votar para sua terra.Morar em grandes cidades para mim não é bom porque tem muitas poluição. Eles explora muito as coisas da natureza.EX:joga lixo em qualquer lugar e não quer nem saber onde que jogou,ai acontece o que tem que acontecer, da uma chuva muito forte ,o rio enche e acaba dando enchente e destrói as casas e depois as pessoas ficam reclamando mas eles não pensam nas coisas que eles fiseram.
Daiana 7º9

Anônimo disse...

Vicente eu entendi que se nós seres humanos não cuidar do planeta ele pode não existir daqui a algum tempo.É por isso que devemos cuidar do planeta e principalmente do meio ambiente e é por isso também que devemos diminuir as indústrias no planeta.O mundo deve ser preservado e não destruído pelos seres humanos sobre tudo devemos olhar o lado bom das coisa se não fosse pela tecnologia você não teria o seu site e nem ninguém a tecnologia nós ajuda muito em questão de trabalhos ,pesquisas e outras coisinhas que a gente faz com a tecnologia a nosso favor e sobre o nosso direito como seres humanos.Devemos o que temos a tecnologia por que se não fosse por ela nós não estaríamos aqui hoje.

Prof:Vicente p. pedrosa

29 de Abriu de 2009

Aluno:Amanda
Sala:7/10

Anônimo disse...

São Muito problemas,nos dias hoje um
deles são:os desemprego nas grandes cidades. O exôdo rural que é uma grande massa de pessoas que vão para cidade e deixa suas terras para viver em horríveis comdições de vida. Outra delas é poluição sonora que pessoas perde a audição.

SILVÂNIA FERNANDES 7º10

Anônimo disse...

muitas pessoas no brasil está sofrendo por falta de espaço, pois muitas pessoas que vem do campo acha que vai encontrar boas condições de vida, mas está completamente enganadas porque as grandes cidades como São Paulo tem tecnologias e atraem pessoas do campo e torna-se um problema de uma grande cidade
(as favelas também e um problema de uma grande cidade)


Joaquim Júnior 7°ano-9hjj

Anônimo disse...

Eu acho um disaforo as pessoas verem essas
coisas todas acontesendo e ninguem fazer nada,as poluições tanto como do ar e da água,desmatamento,violencias, e ninguem faz nada,nem tomando uma atitude de ser humano,como gente,temos que tomar previdencias.

Iago 7ano9

Anônimo disse...

nós neste mundo há muitas pessoas disso nos temos certeza ,mas nem sempre nós vemos isso e em vez de atrapalharmos o mundo nós temos que ajudar a concerta lo dai e aí nos vamos ter um planeta melhor para todos,nós com isso nós vamos prolongar nossa vida e a de todos,no planeta terra para isso nos precisamos cuidar da água ,não poluir,não desmatar e cuidar do que é nosso.Além da terra pois ela precisa tanto de mim quanto de você.Então vamos agir.Isso eu espero que seja um comentário útio para ajudar o mundo.Mirella7/10

Anônimo disse...

Nas grandes cidades brasileiras existem vários problemas sociais devido ao processo de urbanização.
Entre esses problemas destacam-se a insuficiência no saneamento básico, a precariedade do sistema de saúde pública, a deficiência do sistema de educação, a fragilidade dos transportes, a exclusão social e outros.
Quanto aos problemas ambientais das grandes cidades, destacam-se:a poluição do ar, da água, poluição sonora e poluição visual.
os problemas da poluição do ar são cada vez maiores, principalmente devido as indústrias e aos automóveis.

Marília Paula 7º10

Anônimo disse...

Os problemas sociais das grandes cidades que mais se destacam são:o saneamento básico precário,o sistema de saúde publica
precários,o sistema de saúde de educação deficiente,os transporte arcaico e precário e outro.
Dentre os problemas ambientais podemos citar:poluição sonora,visual,poluição da água e do ar.

Prof:Vicente Pedrosa
Nome:Paula Marta dos Santos 7º9

Anônimo disse...

Os problemas das grandes cidades são três tipos de poluição.Sonora,visual,do ar e da água.Sonora;barulhos nas grandes cidades .visual;muitas propagandas e cartazes. AR;Fumaças tóxicas.Águas;lixos nas águas .SONORA;construir casas populares em outros lugares .visual;ser mais rigorosos com as empresas que colocam as propagandas.AR;colocar filtro na saída de fumaça.ÁGUA;TRATAMENTO da água.

THÁSSIA 7 ANO 10

Anônimo disse...

Trata-se de problemas das grandes cidades brasileiras,porque as pessoas saem do campoe vão para a cidade tentando melhorar de vida e com isso vão ajudando o agravamento do aquecimento global .
E também não popdemos esquecer da má distribuição de renda .todos queremos um mundo melhor mas para isso temos que nos unirmos.

Vinícius cetimo ano sala9

Anônimo disse...

trata-se dos problemas das grandes cidade è poluição sonora,visual,que os governos não fazem nada a respeito disso como isso não estivesse acontecendo.
Elvis 7* ano 9

Anônimo disse...

EU ACHO QUE TODAS AS PESSOAS TEM QUE FAZER SUA PARTE.
AS GRANDES PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOFRE COM A FALTA DE CONDIÕES PRINCIPALMENTE NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS.HÁ GRANDE MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA PRINCIPALMENTE NAS GRANDES METRO POLIS
É POR ISSO QUE A POPULAÇÃO RURAL SAEM DO CAMPO PARA TENTAR TER UMA CHANCE NA CIDADE.
Ana Carolina 7°9

Anônimo disse...

Existe Muitos problemas que afetam as populações pobres dos grandes centros urbano,como por exemplo
;Insuficiencia ou qualidade indesejavél dos serviços de hospitais,escolas,creches,moradias.
Assim como os problemas sociais,os problemas ambientais não são encontrados nas grandes cidades.Os problemas ambientais urbanos mais comum são as poluições atmosférica,das águas,visual e sonora.
.
Amanda 7°9

Anônimo disse...

Nas grades cidades,não são apenas encontrados problemas sociais como também ambientais.Devido a grande concentração de pessoas nos grandes centros urbanos esse s problemas são agravados Entre os exemplos de problemas ambientais são poluiçoês atmosférica,das águas visual e sonora.

Anônimo disse...

Os Problemas das Grades Cidades Brasileiras

As cidades grandes brasileiras tem muitos problemas com a poluição.
São inúmeros os problemas causados pela poluição;
*das águas;
*das rios;
*visual;
*sonora e etc...
A poluição sonora é muito comum nos centros de grades cidades, o que produz a poluição sonora é vendedores em lojas fazendo propaganda, os carros na avenida, carros de som anunciando uma propaganda e etc...
A poluição visual é causada por faixas de anúncios, cartazes de propaganda e etc...
Esses problemas são muitos comuns em grandes cidades como: ¨São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e etc.

Alessandro 7º ano 10

Anônimo disse...

Eu acho que nas grandes cidades tem muitos problemas com por exemplo:poluição sonora que em muitas pessoas perdem a audição, a urbanização aumentou para os bairros nobres que virou as famosas ''favelas''.O sistema de saúde é muito precário a saúde nas ''favelas''ou aglomerados são horiveis e a maioria das pessoas pegam doenças mais por causa do governo que não imprantão saneamento básico .E a criminalidade que cada vez mais as crianças e jovem está na vida do crime.É também tem o racismos que é bem comum entre pessoas de classe alta (riscos)e classe media(pobles)e o rascismo de etinia.

VIVIANE 7º 10

Anônimo disse...

Eu acho que os grandes problemas e por causa das pessoas também; porque elas poderiam ir de Ônibus para o trabalho ou a pe assim diminuiria a poluiçao nas cidades. E por causa tambem que as pessoas estao saindo de suas cidades pra vim para a cidade grande mas aulguama se dão bem e outra não e assim voutam para sua antiga cidade só os q conseguem os q nao comseguem ficam morando debaixo de pontes e outros lugares

DIULLER 7º 10

Anônimo disse...

Em todo o Brasil temos um grande número de poluição causada pelo homen,como:poluiçao da água,do ar,ambiental,sonora e visual.o maior indice e nas grandes cidades ,destaca-se Sao Paulo,com um grande numero de industrias,que sao as principais causadoras destas poluições que com a ajuda do homem fica cada vez maior. Acabar com a poluição seria difícil, pois quase tudo que o homem faz prejudica a natureza e tudo que possuimos vem dela.Uma grande maneira de fazermos com que esse indice diminua e: - fazer com que todos vejam a realidade de,quem somos neste mundo e o que fazemos com a naturalidade dele.Ou seja se todos parassem para pensar nem que seja um pouquinho,alguma coisa mudaria,não só no Brasil, mas sim em todo mundo.
Adriana 7Ano sala 10.

Anônimo disse...

Os grandes centros urbanos englobam vários problemas tanto ambientais quanto sociais. Os problemas sociais das grandes cidades são gerados pelo acelerado processo de urbanização.
Dentre os problemas sociais nas grandes cidades se destacam: insuficiência no saneamento básico e no sistema de educação, sistema de saúde precário, criminalidade, exclusão social, transportes arcaicos e outros. Já nos problemas ambientais podemos destacar a poluição do ar, da água e a poluição sonora e visual.

Silmara da Conc. 7º ano 10

Anônimo disse...

Eu vou falar de soluções para os problemas:1º para o problema de desmatamento, as madeireiras podiam plantar outras árvores no lugar. 2º para o problema de má distribuição de renda é só governo por menos impostos.3º para o problema de poluição é o governo investir em ônibus e as pessoas andarem de trem ou de ônibus.4º para o problema de transporte as pessoas optarem por transporte público

Fernando Aparecido 7º9

Anônimo disse...

Entre os principais problemas sociais das grandes cidades se destacam:
.Insuficiência nos serviços públicos(hospitais,creches,escolas e etc...)
.Má distribuição de renda
.Precariedade nos serviços de saneamento básico.
Eu acho que a solução dos problemas seria:
.Investir mais com saúde e educação(e também com hospitais e escolas)
.Ter um pagamento justo na hora de receber o salário.Ex: há pessoas que recebem muito para fazer uma simples entrega, e há pessoas que "ralam" bastante para receber uma "merreca".
.E implantar mais redes de esgoto, e diminuir a poluição, pois os gastos podem ser maiores(remédios, por exemplo).
Enfim, há muito o que se possa fazer, mas um de cada vez p/ não virar confusão!

♪ Aluno:Mayc☺n J☻sé
♫ Turma:7ºan☺ 9

Anônimo disse...

trata dos problemas das grandes cidades que as pessoas não se dão conta de que estão fazendo .
e também não podemos esquecer da má distribuição de renda ,por isso várias famílias passam dificuldade e não podemos esquecer da
poluição sonora e visual.
podemos ajudar indo de bicicleta para o trabalho.
nome:Eduardo Martins Dias7ºano9

Anônimo disse...

Muitas pessoas fazem o que.
Mas e muito difícil controlar
porque e muitas pessoas sem
cortesias.
E com isso só vai agravando o
aquecimento global e todos nos vamas
sofrendo os consequências desses fatores.


Rodrigo Amaro
7º 10

Anônimo disse...

Como todo mundo já sabe,as cidades tem grandes problemas.
alguns desses são:
*poluição da água
*do ar
*sonora,etc...
para resolver etes problemas as pessoas tinham que ter mais conciência estando sempre fazendo o que é certo.
OBRIGADA Luana 7ºano 10n















OBRIGADA.LUANA 7º

Anônimo disse...

o texto fala que muitas pessoas pensam que em cidades grandes não diverso tipo de problema mas estão erradas pois é lá onde ficam a maioria dos problemas e com este pensamento há muita poluição,desmatamento com isso há muita falta de água e de ar eles não pensam nos proximos moradores que viram até o mundo se ainda existir o mundo
na minha opinião isto é muito errado pois o que não é nosso e sim de todo o mundo devemos cuidar com mais carinho do que se fosso nosso precisamos se concientizar ou se enformar do que acontece no mundo melhor e assim consegiuriamos trnsformar o mundo em um ambiente gostoso,melhor e que dê prazer de se aconchegar ele é como se fosse o nosso pai cuide dele e você verá a diferença.kessyanne kellen silva 7ano10

Anônimo disse...

Muitas cidades do Brasil são bem desenvolvidas.E com isso tem bastante
industrias,fabricas e isso ajuda À agravar
os problemas de poluição do mundo.Se cada
dessas industrias,fabricas tomasem sua atitude o planeta estaria melhor.

Rrodrigo Amaro 7º ano 10

Anônimo disse...

eu sou de londres idai

Anônimo disse...

Isto é uma me***!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É verdade o governo ganha dinheiro pra caramba e a maior parte das familias do Brasil passam por dificuldades vivendo com menos de 1 salario minimo.

Anônimo disse...

ate que esse texto é um pouco o... mais eu acho que isso tinha que mudar as pessoas hoje em dia faz muita migração e acaba se ferrando...

Anônimo disse...

acha que isso é um tipo de ensino paras as pessoas poi elas ver que isso esta acontecendo e contiuão deixando suas terras e vindo para a cdade..
# fica a minha opinião...
carina lima
7º ano

Anônimo disse...

muito obrigado me ajudou muito. :)

Anônimo disse...

idiotas