domingo, 12 de julho de 2009

EUA – POTÊNCIA ECONÔMICA E MILITAR...


Caros alunos do 8º ano:

Neste 3º bimestre estamos debatendo sobre a América do Norte, em especial sobre os Estados Unidos da América (EUA). Vimos que desde o início da independência deste país, ele já se posicionou como potência no mundo.

Durante o governo autoritário de Jorge W. Busch, praticamente todo o mundo se curvou às ordens e aos interesses dos EUA. Na verdade nem a Organização das Nações Unidas (ONU) pôde com o autoritarismo de Busch. Um bom exemplo disso é o fato dele não ter assinado o Protocolo de Kyoto e a ONU nada fez para obrigá-lo. Nem mesmo o ataque de 11 de Setembro de 2001, fez com que Jorge W. Busch se intimidasse. Muito pelo contrário, no mesmo dia declarou guerra ao Afeganistão.

Atualmente, com a saída de Busch da presidência, com a posse de Baraki Obama e com os efeitos da crise mundial, (que teve início justamente nos EUA) parece que os estadunidenses começaram a perceber que mesmo as “potências” não estão imunes a “catástrofes”.

Sendo assim, reflita sobre o tema “Mesmo com a crise econômica, os EUA podem continuar sendo considerados como potência mundial”? Redija um pequeno texto sobre este tema (mínimo 5 linhas) expondo a sua opinião. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma no final. Digite primeiro no editor de texto, corrija os erros ortográficos, copie e cole aqui no blog. Use toda a sua criatividade. Sei que vocês são capazes. Bom trabalho!!

36 comentários:

Anônimo disse...

Sim,pois mesmo os Estados Unidos sofrendo por causa dessa crise econômica, ele não deixa de ser desenvolvido, mas tem suas dificuldades, mas se nós lutarmos e ajudar o governo dos EUA,essa epdemia pode acabar e voltar tudo como estava...

Anônimo disse...

Sim, pois mesmo os ESTADOS UNIDOS sofrendo por causa da crise econômica, ele não deixa de ser desenvolvido, mas tem suas dificuldades, mas se nós lutarmos e ajudar o governo dos EUA, essa epdemia pode acabar e voltar tudo como estava...

CINARA-8 ANO\9-SALA7

Anônimo disse...

Sim, mesmo com essa crise tão difícil de ser superada mesmo pelos países mais ricos e com mais estratégia para contornar as situações difíceis muitos deles estão se afundando em dividas mas os EUA estão se segurando e tentando mudar esta situação de crise que esta apavorando a todos, mesmo os que pensavam ter estabilidade econômica.
Resumindo os EUA ainda podem ser considerados uma potência econômica e militar não como antigamente mas de um jeito diferente.

CRISTIAN 8º/8

Anônimo disse...

Sim, com a crise o Estados Unidos teve um decaída, provando para todos os países rico ou pobre que mesmo as potências, pode sofrer uma crise. Que começou lá e se alastrou por todo o mundo mesmo assim os EUA esta tentado supera essa crise dificio
Leonardo José Ribeiro 8º/8

Anônimo disse...

os estados unidos esta tendo algumas dificuldades mas ela vai acabar passando e tambem todos os outros paises,os eua sempre foram os mais fortes da america.
isso tudo nos leva a uma conclusão os eua ainda e uma potencia economica militar tanto e que eles nunca se amedrontaram nem mesmo com o ataque dos terroristas.

Anônimo disse...

arthur 8ano8

Anônimo disse...

Sim, mesmo com essa crise tão difícil de ser superada mesmo pelos países mais ricos e com mais estratégia para contornar as situações difíceis muitos deles estão se afundando em dividas mas os EUA estão se segurando e tentando mudar esta situação de crise que esta apavorando a todos, mesmo os que pensavam ter estabilidade econômica.
Resumindo os EUA ainda podem ser considerados uma potência econômica e militar não como antigamente mas de um jeito diferente.

Cleiton 8º-8

Anônimo disse...

Sim.
Os Estados Unidos da América ainda pode ser considerados uma potência militar, porque mesmo com a crise mundial e a saída de Bush da presidência, os Estados Unidos ainda lideram como potência militar. Continuando assim desde o início da independência.

Natália Barbára 8ano 8

Anônimo disse...

Sim.
Os Estados Unidos mesmo com a crise, continua pondo medo em seus oponentes.
A crise mundial realmente começou nos Estados Unidos, mas continuou por todo o mundo.
Jorge W. Bush foi um presidente mal com os outros países, não assinando o Protocolo de Kioto e fazendo mais armas, assim pondo medo e pânico em seus inimigos, mas com a entrada de Barack Obama no poder talvez possamos confiar nos Estados Unidos, e não precisar-mos mais ficar com medo de um ataque ao dormimos a noite!

Virgínia Clara 8ano 8

Anônimo disse...

sim,porque mesmo com essa crise econômica é uma grande potência militar,e também é desenvouvido.
mas os ESTADOS UNIDOS DA ÁMERICA tem seus problemas,mas mesmo assim eles são uma grande potência militar
PEDRO HENRIQUE 8 ANO/SALA 8

Anônimo disse...

O EUA é um pais muito desenvolvido, é considerado a maior potência militar do mundo, foi muito interessante falar sobre ele.O EUA mesmo tendo seus problemas, querendo mandar em tudo ,sendo muito autoritarista, ele tem suas qualidades como: suas belezas,seus ótimos lugares para visitar etc,concluindo assim um ótimo estado.

João vitor de freitas 8º 8

Anônimo disse...

Sim.por que mesmo com a crise os EUA está mostrando a todos os países desenvolvidos ,que um país desenvolvido pode sofrer e muita com a crise e dividas, mas o EUA pode superar essa difícil situação.

Anônimo disse...

Sim. por que mesmo com a crise os EUA está mostrando a todos os países desenvolvido, que um país desenvolvido pode sofrer e muito com a crise e suas divídas, mas os EUA pode superar essa difícil situação.
Railson da Silva de Castro 8ª ano 8

Anônimo disse...

Sim, pois mesmo os EUA sofrendo com a crise econômica ele continua sendo desenvolvido pois essa epdemia atrapalha, mas não o suficiente para deixa-lo subdesenvolvido.Pois ele tem um grande armamento que pode ajudá-lo a combater esta crise que está prejudicando todo o BRASIL...

ARLISSON-8/7

Taís Cristina disse...

Os Estados Unidos só percebeu a consequencia da crise após a saída de Jorge W. Bush e a posse do novo Presidente Barak Obama. Porém, mesmo com a crise, os EUA ainda é uma potência militar e concentra forte poder.

Anônimo disse...

Sim,mesmo os Estados unidos sofrendo por causa da crise econõmica,ele continua sendo um pais desenvolvido,é tambem e considerado como a maior potência militar do planeta.

joão victor B Muniz
8 Ano/sala 7

Ingrid Roberta disse...

Mesmo com acrise econômica os EUA ainda continua sendo uma potência militar, pois, alguns países devem o dinheiro, assim ele terá capital para enfrentar a crise.

Anônimo disse...

-OS ESTADOS UNIDOS APOIS GANHA A PRIMEIRA GUERRA PESSAVAM EM UMA GRANDE IDEIA ENVESTIR EM ARMAS AO LOGO DE ANOS O EUA FOI APERFEISOADO SUAS ARMAS COM OTIMAS TATICAS DE GUERRA COM TEMIDAS ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASA HOJE O ESTADOS UNIDOS E UMA POTENCIA MILITAR TEMIDA E CONHECIDA NO MUNDO INTEIRO
CAIO PERIRA 8 ANO SALA7

Anônimo disse...

sim,os estados unidos após ganhar primeira guerra mundial pensava em investir em armamentos pesados,aõ passar anos os eua foi se dedicando a cada vez mais,com otimas taticas de guerra com temidas armas de destruição.
hoje os eua é uma potencia militar temida e conhecida pelo mundo inteiro

bruno 8ano sala7

Anônimo disse...

sim,com essa crise o Estados Unidos ta sofredo muito, mais não deixa de ser apotencia ,com entrada de Barack obama o pais vai supera essa dificil atapa...
leonardo-8 ano sala 7

Anônimo disse...

Sim, com a crise financeira o EUA teve varios problemas sociais como desenprego, varias pesoas sairam do pais para procura emprego;mais mesmo assim não deixou de ser a potencia do mundo...
Caio _8 ano sala 7

Anônimo disse...

Sim,os Estados Unidos tem suas dificuldades em época de crises,mas na maioria das vezes conssegue superar,e estão lutando para superar essa.
Atualmente os Estados Unidos é governado por Baraki Obama,mas antigamente era governado por Jorge W. Bush,que fez com que os EUA e o mundo inteiro obedecessem à suas ordens.

DANILO - 8ºANO 8 - SALA 08

Anônimo disse...

Os Estados Unidos é considerados a maior potência do mundo, enfrentando uma crise financeira difícil de ser controlada.
Mas não deixa de ser desenvolvido. Portanto com a ajuda de Barack Obama esta combatendo a crise, assim fortalecendo ainda mais sua economia.
Os estados unidos investi em armamentos pesados. Contudo é considerado a maior potencia militar, conhecida no mundo inteiro.

ALINE 8ºANO/8

Anônimo disse...

A potencia militar dos Estados Unidos é graças a sua tecnologia que é uma potencia no mundo inteiro.Com essa tecnologia os EUA viraram uma potencia mundial,por isso eles conquistaram vários países,e é o melhor país se viver.

Anônimo disse...

VANDERSON - 8°ANO - 8

Anônimo disse...

MESMO ESTANDO EM CRISE OS ESTADOS UNIDOS PODE SIM CONTINUAR A SER UMA POTÊNCIA, COM SUAS DIFICULDADES, O QUE NÃO MUDA A CAPACIDADE DE SER DESENVOLVIDO.


SAMANTHA-8 ANO 7

Anônimo disse...

Sim, mesmo com toda essa crise econômica é importante ressaltar que os EUA,ainda continuam sendo uma potência tanto economicamente quanto militar além do que se até os países ricos com uma estrutura financeira boa estão se arruinado em dividas, a situação dos países pobres então esta pior já que ninguém é imune a essa crise que a todos preocupa.
Portanto os EUA ainda podem ser considerados uma potência econômica e militar de um modo vamos dizer completamente mudado.

Jucilene-8ºANO 8

Anônimo disse...

sim,os Estados Unidos sofre muito com essa crise econômica mais mesmo assim não deixa de ser um pais desenvolvido,e continua tendo a potência militar,mesmo com os ataques o pais vai conseguir acabar com essa epidemia e vai voltar tudo como estava.
Ana Carolina 8/ano 7.

Anônimo disse...

Sim, não como antigamente mas, de um jeito diferente com menos poder mas, com mais responsabilidade para contornar essa crise mundial que a todos preocupa, porque ninguém consegue ficar a salvo desta crise que ataca a todos, principalmente aos países pobres, que mais sofrem com a crise.
Basicamente os EUA continuam sendo uma potência econômica e militar não como era mas, de um jeito que está pronto para enfrentar essa crise até mesmo pelo fato de que um país desenvolvido não deixa de ser um só por ter sido afetado por uma crise.

Alexandra 8ºANO 8

Anônimo disse...

Sim.Apesar de ter sofrido muito com a crise econômica ele ainda continua sendo uma potência militar e econômica já que os outros países emergentes e sub desenvolvidos estão sofrendo com a crise, já que nenhum país imune a crise.Em fim acho que os EUA foi,continua,e sempre será a maior potência militar.

LUCAS RAFAEL-8 ANO/-SALA7

Anônimo disse...

Sim. O estado unidos apesar de esta em crise é um pais desenvolvido e passa por uma reforma de governo e quem tem de tudo para voltar a ser o que era antes.
Adriano Rodrigues Braga 8º ano 7

Mateus Felipe disse...

Sim, porque os Estados Unidos depois da 2ª Guerra Mundial já tinha dinheiro garantido que facilitava a sua condição mesmo estando em crise.

Mateus Felipe 8ºano7

Anônimo disse...

SIM ...OS EUA ainda podem ser considerados uma potência econômica e militar ñ como antigamente mas de um bem + diferente.


TAYLON

8º/8

Anônimo disse...

Em minha opinião, os Estados Unidos não pode ser considerado uma potência militar, ele pode ser um país rico e poderoso, mas é um por si e Deus por todos.
os estadunidenses tem de se preocuparem com seu país, já que tem grande poder de decisão nas questões geopolíticas atuais e influenciam o mundo com sua cultura e o modo de vida.

Daiane Marinho 8ºANO/8

Anônimo disse...

Sim.Os Estados Unidos são um país rico em armas, a crise fez com que os Estados Unidos empobrecer-se, mas não com que parasse de fabrícar armas e nem com suas guerras.
Assim concluo que os Estados Unidos DA América continua sendo uma potência militar !

Anônimo disse...

É o maior Império contemporâneo; possui bases militares em todas as regiões do mundo; além disso, financiam ataques utilizando armas bizarras das mais avançadas tecnologias bélicas que imolam a vida de milhares de pessoas.
O regime tiranico e imperialista dos EUA, com sua política de expansão, influência ou até mesmo dominação territorial, cultural e econômica do mundo livre; usam com desfaçatez, ardileza a estratégia de dominação; o uso constante e persistente das duas palavras que são consideradas chave, ou seja, “Liberdade” e “Democracia”, que usadas com sutileza são apenas sofismas, para encobrir seus reais propósitos de possessão do mundo livre.
O celerado império autoritário com sua política rapace, alastra-se hostilmente extorquindo concessões por meio do emprego da ameaça das armas e força bruta as matérias-primas e demais haveres ou recursos naturais de que precisam.
Para isso, comandam genocídios por todo o mundo livre; endividam as nações livres, compram seus políticos e governos fantoches; além de apoiarem estados títeres para que fiquem realizando política de desestabilização, discórdia e desentendimentos regionais, ou atos subversivos violentos e intimidadores, tudo a serviço do insidioso sistema ditatorial e imperialista estadunidense.