domingo, 12 de julho de 2009

A REGIÃO “PROBLEMA” DO BRASIL...


Caros alunos do 7º ano:

Durante o terceiro bimestre estudaremos a região Nordeste do Brasil, região esta, considerada por muitos pesquisadores como a região “problema” do país. Isso pelo fato de apresentar inúmeros problemas socioeconômicos, tendo como principal causa, a seca que castiga grande parte da população nordestina. Veremos durante os debates em sala de aula, que esta região tinha tudo para ser a mais desenvolvida do Brasil. Pois foi lá, ainda no século XV, que surgiram as primeiras atividades econômicas do Brasil. Basicamente o Nordeste brasileiro passou por três ciclos econômicos: a extração vegetal, a indústria açucareira e pecuária e a indústria cacaueira.

Atualmente, apesar das belas paisagens que o Nordeste abriga, os problemas causados pela seca ainda continuam sendo os mais graves para a região. Inúmeros projetos já foram realizados na região. Porém, nem sempre as verbas destinadas a tais projetos são aplicadas de fato. O mais novo projeto para região, “Transposição do rio São Francisco” já teve início neste ano. Contudo, não se sabe de fato se resolverá o problema da seca para todos os nordestinos.

Sendo assim, reflita sobre o problema da seca no Nordeste e apresente soluções para tal problema. O que poderia ser feito para solucionar este problema que já faz parte da vida de milhares de nordestinos? Qual seria o seu projeto, caso fosse um político honesto e preocupado com a população carente da região Nordeste?
Lembre-se de deixar seu nome e a sua turma. Digite primeiro no editor de textos, corrija os erros ortográficos e depois copie e cole aqui no blog.

Bom trabalho e bastante criatividade!! Sei que vocês são capazes.

32 comentários:

Anônimo disse...

bom todas as regiaos tem problemas
mais no nodeste e pior vimos dentro de sala o nordeste falta muita coisa falta de escola regiao muito seca e as pessoal vicam prejudicada nos sabemos tisso que a regiao nordeste e a mais ruim mais o governo nao faz nada tanbem e corrupito e as pessoas que sofre isso nao e fasio te que ter uniao a todos wellington 7 9

Anônimo disse...

PODEMOS DIZER QUE A REGIÃO NORDESTE E A PIOR DO BRASIL MAS NÃO ADIANTA TEMOS QUE TOMAR CONCIÊCIA QUE OS GOVERNOS ESTÃO DESVIANDO NOSSO DINHEIRO PARA SEU PROPRIO BOLSO,O DESVIO DO RIO SÃO FRANCISCO VAI ACABAR PREJUDICANDO A FAUNA E FLORA E ALÉM DISSO O RIO PODE SECAR , ACABANDO QUE NÃO VAI ACABAR COM A SECA NO NORDESTE. O PROJETOQUE EU INVENTEI FOI FALADO DENTRO DA SALA DE AULA, É POR AQUELES PÓ QUÍMECOS PARA OCORRER A CHUVA MAS VAI SAIR CARO MAIS SE ELES FAZESSEM UMA ENORME TUBULAÇÃO DE ÁGUA LEVANDO A ÁGUA PARA TODA A REGIÃO NORDESTE SEI QUE VAI SAIR MUITO CARO MAS SE PENSARMOS TODO O QUE OS POLITICOS DESVIÃO DE VERBAS PARA BENEFICIAR A SE PROPRIO. TEMOS QUE PARAR DE PENSAR QUE DE UMA HORA PARA OUTRA A CHUVA VAI CAIR LÁ . NÓS QUE SOMOS CIDADOS TEMÓS QUE EXIGIR OS DIREITOS DE TODAS AS PESSOAS DE TER ÁGUA POTAVEL ASSISTENCIADE SAÚDE.

LARISSA ALVES 7º ANO 10

Anônimo disse...

EU ENTENDI QUE A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL TEM ALQUNS PROBLEMAS E INÚMEROS PROBLEMAS TEM UMA PRINCIPAL CAUSA QUE E A SECA QUE CASTIGA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO E AS BELAS PAISAGENS QUE TEM NO NORDESTE ABRIGA E AS SECAS CONTINUAM SENDO GRAVES Leidiane 7 9

Anônimo disse...

Para resolver o problema do Nordeste tem que investir em educação e o governo parar de desviar verbas do nordeste.Também eles
estão querendo transpor o rio São Francisco e isso pode dar errado:O rio pode secar, a fauna e a flora podem ser prejudicadas. O outra solução é construir rios artificiais.
Edilson 7º ano 9

Anônimo disse...

A REGIÃO NORDESTE É O ÚNICO LUGAR QUE O GOVERNO NÃO LIGA POIS ELES SÓ QUEREM MAIS VERBAS PARA GANHAR DINHEIRO E NÃO RESOLVER NADA NO NORDESTE POR ISSO QUE É CHAMADA DE REGIÃO PROBLEMA.
SE EU FOSSE UM GOVERNADO HONESTO,EU NÃO IA DESVIA O RIO SÃO FRANCISCO COMO ELES ESTÃO FALANDO POIS PODE MELHORAR A SECA NO NORDESTE MAS VAI PREJUDICAR AS ARVORES,ANIMAIS TODOS QUE HAVIA ACOSTUMADO
COM O RIO E TAMBÉM EU NÃO IA ROUBAR DAS PESSOAS INOCENTES DO NORDESTE.EU IA RESOLVER:
O PROBLEMA DA SECA ;
IA PAGAR UM CAMINHÃO PIPA PARA LEVAR
ÁGUA PARA CADA CASA QUE HOUVER LÁ;
IA MANDAR DUAS CESTAS BÁSICAS PARA CADA CASA,PARA ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA E IA CONSTUIR MAS ESCOLAS PARA QUANDO AS CRIANÇAS CRESCEREM TEREM UM BOM EMPREGO.

AGORA SÓ O GOVERNO TER VEGONHA NA CARA
E RESOLVER OS PROBLEMAS DO NORDESTE.

DAIANA REGINA 7º9

Anônimo disse...

Se eu fosse um político honesto eu resolveria os problemas da região (ou tentaria resolver) com as seguintes ações:
>>>>>Investiria na educação e na saúde do povo nordestino.
>>>>>Contrataria ambientalistas com o objetivo de reflorestar algumas partes da região, pois há partes que não tem "remédio que cure" por causa dos prédios já construídos na região.
>>>>>Faria o possível para instalar a região, água tratada sem precisar fazer modificações no Rio São Francisco.
Enfim, há muitos problemas na Região Nordeste para resolver, mas nem todos podem ser resolvidos.

Aluna: Dayanne Aparecida
Turma: 7º9

Anônimo disse...

Continuaria a trasposição do rio sao francisco de modo que nenhum nordestino ficassem sem água,todo dinheiro que fosse enviado para a obra da região seria utilizado para a melhoria da região dando assim a oportunidade de todos os moradores terem uma vida melhor.Tentaria mudar tudo o que teria feito os três ciclos êconomicos , levando então até a região as paisagens que o nordeste abriga.
Faria um grande progeto para levar ao nordeste plantas que se adaptariam ao novo clima nordestino,assim também dando uma solução as plantas que estão adaptadas ao clima,assim aos poucos realizando os projetos e melhorando os senhores problemas do nordeste.

KESSYANNE KELLEN SILVA 7° ANO 10

Anônimo disse...

para resolver o problema do nordeste eu mandaria empresas como o SAAE para a população do nordeste.também investiria na educação, saneamento básico,e colocaria empresas para dar serviço na população da região mais seca,transporte.e assim resolveria o problema do nordeste.

Fernando aparecido resolvendo o problema do nordeste. 7º 9

Anônimo disse...

Eu implantaria caixas de água e todos os dias mandar um caminhão pipa para lá.viviane 7 ano 10

Anônimo disse...

Todos nós sabemos que a seca no Nordeste é um dos graves problemas da região, mas que até hoje não foi resolvido pelo fato de os políticos serem negligentes, corruptos e indiferentes.
Se eu fosse uma governante do Nordeste, faria um projeto para cavar poços artesianos ou construir cisternas. Outra idéia seria a adaptação da agricultura e pecuária ao clima seco.
Assim o problema da seca seria contornado, beneficiando as pessoas que mais necessitam.
Marília Paula 7º10

Anônimo disse...

Poderia ser resolvido o problema da seca na Região Nordeste, da seguinte maneira:
*Destinar as verbas à irrigamentos artificiais, ajudando assim no bom plantio e na boa produtividade, o que favorecerá em um aumento da agricultura e muitas pessoas não mais passaram fome.
*Buscar águas nos lugares subterrâneos, levando água para toda a população, garantindo uma vida melhor a estes.
*Implantar empresas que se preocupam com o meio ambiente, sabendo progredir com eficácia mas ajudando e beneficiando a população.
Quanto a Transposição do Rio São Francisco, talvez seja uma idéia eficiente que beneficie a população, mas pode falhar prejudicando não só a fauna e flora, mas também a população ribeirinha.
*Poderia ser feito um rio artificial que almejasse alcançar a população que vive na seca.
Assim eu acredito que possa ser resolvido o problema da seca, basta termos cautela que tudo se resolve.
Lais,7°10

Anônimo disse...

PODEMOS RESOLVER O PROBLEMA DA SECA COM O SEGUINTE MODO:OS RIOS QUE ESTÂO SUJOS FAZER UMA LIMPEZA E NISSO LEVAR Agua a todas as pessoas pobres silmara7°10

Anônimo disse...

Nordeste: Uma região com problemas. Se eu fosse um político honesto eu tomaria as seguintes providências:
>>>>Criar imensos reservatórios de água de concreto para abastecer a população durante a seca.
>>>>Faria parcerias com grandes empresas para se instalarem na região, gerando empregos com cursos e alfabetização para os adultos.
>>>>Criar escolas para ajudar na formação do futuro dos cidadãos, com mais incentivos e melhor distribuição de recursos.
>>>>Criaria um sistema de distribuição de terra com ajuda do governo para as famílias fazerem melhores moradias.

Aluno: Maycon José
Turma: 7° 9
Data: 11/09/2009

Anônimo disse...

O nordeste é realmente uma região com "problema no sobre nome", eu resolveria esses problemas fazendo:
*Parar com o desvio de verbas
*Pegaria a metade do meu salário para investir em saúde e educação
*Faria uma campanha nacional para que as pessoas doem dinheiro para ajudar os nordestinos.
"De passo em passo, chegaremos ao sucesso".

Aluna: Paula Marta
Turma: Sétimo ano-9
Data: 14/09/2009

Anônimo disse...

podemos dizer que o nordeste é a região mais seca!Com isso para eu ajudar eles eu faria...
*não desviaria verbas...
*estalaria caixa de água em cada casa
*educação do governo
eles estão querendo tirar água do rio são francisco e se isso não dar certo pode causar problemas....

Anônimo disse...

Podemos dizer que o nordeste é a região mais seca!Com isso para eu ajudar eu faria...
*não desviaria verbas
*estalaria caixa de água em todas as casas
*educação do governo
e eles estão querendo tirar água do rio são francisco e se isso não dar certo pode causar problemas...
Vinícius 7º 9

Anônimo disse...

Nordeste: Região de raras belezas, grandes paisagem, porém no meio de tantas grandezas uma grande “dor de cabeça”; A SECA NO NORDESTE. Resolver essa situação não é nada fácil e hoje em dia existem diversos projetos ambientais e sócio-econômico apoiados por alguns políticos e ambientalistas que minimizam esses impactos causados pela seca. Para minimizar esses impactos é preciso ter uma boa distribuição de verbas e de rendas para o favorecimento das pessoas que mais são prejudicadas por essa seca, essas verbas também podem ser aplicadas em construções de grandes reservatórios de água, na educação, na saúde e na conscientização da população para um melhor aproveitamento da região e também uso de projetos de reflorestamento em grandes áreas para minimizar os impactos da seca.
AMANDA ROCHA 7°9

Anônimo disse...

se eu fosse um governador honesto eu criaria um montes de reservatório para eles
dava todos meses cestas básicas
criava várias empresas para eles terem empregos
não tranportaria o rio são francisco pois pode melhorar o nordeste com sua seca mas pode prejudicar a fauna e a flora

7º9 ANA CAROLINA

Anônimo disse...

Eu acho que deveria usar os poços artesianos para fazer uma distribuição para onde a
seca mais atingiu melhorando assim a vida de muitos que vivem na miséria.
Outro modo seria desviar um pedaço do Rio São Francisco e levar para regiões onde o rio não alcança e onde a seca é muito grande mas esse é um caso a se estudar pois transpor o rio poderia atrapalhar não só a fauna como também a flora e a população ribeirinha

Nome: Lucas Augusto
Ano: 7° 10

Anônimo disse...

pra resolver a seca no nordeste,não é simples tentar fazer os governos não desviarem dinheiro,e também os governos tomarem atitude como:levarem chuva artificial e tentar ajudar o nordeste de alguma forma.não tenho muito o que falar mas o nordeste precisa de ajuda e tem que ser ajudado.

Luana 7ºano10

Anônimo disse...

Se eu fosse um dos governadores eu ajudaria a região NORDESTE com a seca levando chuva artificial duas vezes por mês,levando-se em conta que não ajudaria muito,então mandaria colocar em todas as casas um reservatório de água.Para isso acontecer os governadores tem que tomar vergonha na cara e tomar uma descisão antes que a região mude de nome para região problema.

AMANDA


SALA=10
SERIE=7ANO

Anônimo disse...

Primeiramente eu ia contratar mais pessoas para trabalhar e depois eu ia mandar distribuir água potável para todas as casas. Ex: o rio São Francisco, eu ia mandar limpar, tirar todos os lixos do fundo do rio e assim o rio ia ficar mais limpo. Primeiro eu ia investir todo o dinheiro em água potável para acabar com a seca no nosso país, e assim as pessoas ficariam mais felizes sabemos que a qualquer hora poderiam beber água, regar as plantas e etc.   NOME: Silvana Fernandes Dos SantosTURMA: 7 ano 10

Anônimo disse...

Primeiramente eu ia contratar mais pessoas para trabalhar e depois eu ia mandar distribuir água potável para todas as casas. Ex: o rio São Francisco, eu ia mandar limpar, tirar todos os lixos do fundo do rio e assim o rio ia ficar mais limpo. Primeiro eu ia investir todo o dinheiro em água potável para acabar com a seca no nosso país, e assim as pessoas ficariam mais felizes sabemos que a qualquer hora poderiam beber água, regar as plantas e etc.
NOME: Silvana Fernandes Dos Santos
TURMA: 7 ano 10

Anônimo disse...

Seu eu fosse a prefeita eu:

>>>>desviaria mais verbas para a região;
>>>>mandaria caminhões pipas,para que não faltasse água nas casas das pessoas;
>>>>criaria escolas para as crianças e jovens;
>>>>faria postos de saúdes para a população.

Jane Lee
7º ano 9

Anônimo disse...

Para acabar com os problemas do nordeste eu sugiro
*que o governo invista em educação e outras coisas para a população como fazer poços para captação de água da chuva e também tecnícas de agricultura para eles plantarem, como subsistÊncia ou seja para si mesmo e esse projeto támbem com dicas de se previnir contra do doenças!
jeferson 7ºano 9

Anônimo disse...

se eu fosse um político honesto eu não desviaria verbas e colocaria o excesso de empresas do sudeste para o nordeste,inclusive colocaria empresas de saneamento básico e de educação e colocaria shoppings agrarios para que a população desenvolva a agricultura

Anônimo disse...

o nordete é uma região mais pobre que tem! por isso eu ajudaria assim
*não desviaria verbas
*e estalaria caixas de água em cada uma das casas
*e daria educação para eles
* e fazeria poços artificiais
lúcas 7ºano 9

Anônimo disse...

se eu fosse um político honesto eu não desviria verbas e colocariade excesso de empresas do sudeste para o nordeste,inclusive colocaria empresas de saneamento basíco e de educação e colocaria shoppings agrarios para que a população desenvolva a agricultura
flávio 7 ano 9

Anônimo disse...

posso economizar a agua ,não limpando ruas com agua, varrendo em vez de lavar , lavar o banheiro com a agua que lava a roupa quando chover deixar um tambor enchendo para quando for nessessário lavar algguma coisa , gastar menos tempo no chuveiro.
Jeferson 8°ano sala:10

Anônimo disse...

oow valew, isso me ajuda no dever :D UHUUUUL
ahsuahsuashaushuash
valew... aproveita... (8)
EXALTA!!!

Unknown disse...

Eu vou resolver este poblema,dinheiro nao sera poblema farei uma enorme tubulacao e distribuirei a todas as casas sitios e povoados,mas faco um pedido,vamos falar do Noderte com mas amor e deichar de pessimismo.thanks

Anônimo disse...

Acebei lendo sobre o assunto por curiosidade... Bem, creio que o povo está com a opinião que o governo quer: É A SECA. Caros, a seca é o problema do nordeste, simplesmente porque o governo assim o deseja. É o bode. E se não fosse a seca, alguém inventaria algo, com o objetivo de proteger, blindar o governo da culpa. Tire o governo da equação, deixe as pessoas trabalharem. Com boa educação (aí todo mundo vai voltar ao maldito governo) temos boa parte dos problemas resolvidos. Não vai ser voto que vai resolver nada. Simples assim. O nordeste é onde vai haver a eterna esperança. Os políticos vão prometer e daqui a 50 anos ainda vamos estar ouvindo as promessas. Governo não serve para nada, além de tirar o seu dinheiro suado. Enfim, acreditem em papai noel, mas no governo NÃO, por favor. Não sou nordestino nem endinheirado, mas me sentiria profundamente ofendido se colocassem a culpa da pobreza na seca. Vejam os exemplos no mundo e verão o quanto somos ingênuos...