segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"A ÁFRICA DESCONHECIDA"


O terceiro maior continente da Terra, ocupa, com as ilhas adjacentes, uma superfície de cerca de 30.330.000 km² ou 22% do total da massa terrestre.

Quando se fala em África o primeiro pensamento que nos vem em mente é a miséria, a fome e a AIDS que cresce assustadoramente nos países africanos. De fato, não há como fugir da realidade, a África do mundo globalizado é mesmo um continente com grandes contrastes socioeconômicos.

Por outro lado, vale ressaltar que o continente africano apresenta uma riqueza natural exótica e peculiar. Nas suas savanas, a exuberância da fauna é algo que atraí turistas do mundo todo.

Durante o quarto bimestre estudaremos um pouco sobre a África e suas particularidades. Porém, para complementar nossos estudos sobre o continente africano, os alunos do 9º ano farão uma pesquisa sobre o que há de bom na África e que merece ser destacado. Ou seja, a proposta é mostrar que a África não é só fome, miséria e diferenças étnicas.

Pesquise, leia, entenda e prepare um pequeno comentário sobre o item pesquisado. Poste nos comentários deste tópico. Vale também uma curiosidade. (Veja um exemplo clicando em comentários).
Lembre-se de deixar seu nome e a sua turma. Digite primeiro no editor de textos, corrija os erros ortográficos e depois copie e cole aqui no blog.

Bom trabalho e bastante criatividade!! Sei que vocês são capazes.

40 comentários:

Anônimo disse...

O maior rio do mundo é o Nilo, com 6650 quilômetros de comprimento. Nasce simultaneamente em Uganda e na Tanzânia, atravessa Sudão e Egito e desemboca no Mar Mediterrâneo. Banha uma área total de 3 milhões 349 mil quilômetros quadrados, ou seja, uma décima parte da superfície total do continente africano.

Anônimo disse...

TIAGO 9° ANO 11

Anônimo disse...

A África é o continente que mais possui curiosidades. A primeira delas é sua única ligação com a Ásia, o estreito de Gibraltar. Entre as riquezas da África, destacamos os maiores diamantes do mundo, e seus animais raros. Os elefantes africanos, além de curiosos, batem o recorde de maior animal terrestre, com até 3,7 metros de altura e 7 toneladas! Cada elefante africano consome, diariamente, 150 kg de comida. Eles vivem em grupos, nas savanas da África, até 60 anos.LAWRENCE SALA 12

Anônimo disse...

O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra e que é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida.

∂нαєя нєѕℓαи∂єя вατιѕτα

9° 12

Anônimo disse...

A Africa e um pais com muito ecoturismo

A África do Sul conta com cerca de 800 espécies de pássaros. Apreciar e observar pássaros é um passatempo nacional. Os visitantes têm à sua disposição textos e equipamentos, além de guias que os conduzem aos melhores locais de observação.
Jonatas sala 12
São encontradas três espécies de garças: a trançada, a coroada e a azul. A garça azul é o típico pássaro sul-africano.

Anônimo disse...

o continente africano é uns dos mais ricos em animais selvagens pois o turismo é a maior parte da renda, pois varias pessoas do mundo viajam para o continente africano atrás de belas paisagens e animais exóticos e
incomuns como girafa,leão,elefantes leopardos saguis em safares que são grandes aventuras pela selva.
A africa tambem é um pais muito rico em pedras preciosas e possui varios tipos de culturas
gislene 9°ano 12

Anônimo disse...

A África é o continente que mais possui curiosidades. A primeira delas é sua única ligação com a Ásia, o estreito de Gibraltar. Entre as riquezas da África, destacamos os maiores diamantes do mundo, e seus animais raros. rio de janeiro 2009

Anônimo disse...

Os oásis são ilhas de povoaento, junto a uma fonte de agua em pleno deserto.O líquido mais preciso das regiões aridas originadas das aguas das chuvas que penetrou nas camadas rochosas, acumulando-se ao uma camada impermeável.Nos oásis é possivel desenvolver agricultura.
Priscila 9º11

Anônimo disse...

Uma curiosidade o continente Africano a mais alta montanha isolada do planeta, o monte Quilimanjaro, localizada no norte da Tanzânea, atinge 6.000 metrosde altitde.
Tatiana 9º 11

Anônimo disse...

A África apresenta um dos maiores conjuntos de lagos do mundo , destacando-se o: Niassa ,o Vitória o Tanganica,o Malavi,O Rodolfo,o alberto e o chade.Carina moreira dias /SALA 12

Anônimo disse...

A África do sul apresenta a maior concentração mundial de riquezas minerais por km .
Daniela Ap.sala 12

Anônimo disse...

A ÁFRICA É DOS CONTINENTE QUE APRESENTA UMA ENORME RIQUEZA NATURAL,EXÓTICA E PECULIAR DO MUNDO SUAS SAVANAS ATRAI TURISTAS DE TODA PARTE DO MUNDO APESAR DOS SEUS PROBLEMAS COM SUA POPULAÇÃO PRINCIPALMENTE A AIDS QUE SE ALASTRA POR TODA PARTE E SURGIU LÁ ONDE COMEÇOU A SE ESPALHAR.

Anônimo disse...

A ÁFRICA É DOS CONTINENTE QUE APRESENTA UMA ENORME RIQUEZA NATURAL,EXÓTICA E PECULIAR DO MUNDO SUAS SAVANAS ATRAI TURISTAS DE TODA PARTE DO MUNDO APESAR DOS SEUS PROBLEMAS COM SUA POPULAÇÃO PRINCIPALMENTE A AIDS QUE SE ALASTRA POR TODA PARTE E SURGIU LÁ ONDE COMEÇOU A SE ESPALHAR.

CRISTIANE FERNANDA 9º 11

Anônimo disse...

é terceiro maior continente do mundo para muita gente quando falamos em África logo pensando em fome e miséria mas por outro lado ÁFRICA TEM SEUS LADO POSITIVO POIS APRESENTA UMA RIQUEZA NATURAL EXÓTICA O FATO DESSES LADOS POSITIVO CHAMA ATENÇÃO DE MITOS TURISTAS.

Aline soares 9º 11

Anônimo disse...

Vicente,
A sazonabilidade inversa da África do Sul face à Europa, o seu primeiro mercado de exportação para produtos hortícolas e florícolas, é outra das enormes vantagens. A África do Sul é o produtor do hemisfério sul de produtos hortícolas e floricultura que está mais perto da Europa, com tempos de embarque notoriamente mais curtos do que os seus concorrentes.

♫ Aluna: Karine Aparecida
♪ Turma: 9º 12

Anônimo disse...

A Paisagem Cultural de Mapungubwe, na província de Limpopo da África do Sul, na confluência dos rios Limpopo e Shashe, próxima das fronteiras com o Zimbabwe e com o Botswana, foi integrada na lista do Patromónio Mundial pela UNESCO em 2003, por representar os vestígios de um estado que floresceu naquela região entre os séculos IX e XIV, com características semelhantes ao que deu origem ao Grande Zimbabwe.Francis 9*ano12.

Anônimo disse...

A Africa é um continente muito rico em recursos naturais como fanauna e flora tem diversidades curiosas.Mas também possue o maior rio do mundo o Nino que e formado pelo nilo azul e o branco tendo 6650km de comprimento.

Camila Paula 9°11

Anônimo disse...

lendo estes comentarios e pensando ak com os meus botões, me veio um sentimento um pouco estranho. sempre sonhei em ser professor de historia que e sem duvida a materia que eu mais gosto, mais oq me corta mesmo e ver como os jovens ja ha algum tempo não se preocupam com o amanhã. e ninguem faz nada por isso! campanhas educacionais seriam a solução?!? mostrando o quanto depedem do bom estudo e não de um historico dizendo que concluirão o 2° grau. gostei de ver o seu exemplo com a interatividade com os seus alunos e mais uma vez pesso desculpas pela brincadeira de mau gosto com a menina achei que para fazer comentarios precizava de algum login. grande abraço maluiz

Prof. Vicente Pedrosa disse...

Ok! Fico feliz que tenha reconhecido o seu erro. E muito obrigado por ter postado um comentário positivo no meu blog. A idéia aqui é utilizar a internet com objetivos educativos. Comentários com este intuito sempre são bem aceitos.

Abraço.

Prof. Vicente

Anônimo disse...

Ok! Fico feliz que tenha reconhecido o seu erro. E muito obrigado por ter postado um comentário positivo no meu blog. A idéia aqui é utilizar a internet com objetivos educativos. Comentários com este intuito sempre são bem aceitos.

Abraço.

Prof. Vicente

Anônimo disse...

O ouro é a mais importante das riquezas minerais, o que faz da África do sul a responsável por 35% da produção mundial.
Lucleide
9º 11

Anônimo disse...

Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis).

A fauna é uma das mais ricas do mundo. Na floresta equatorial há muitas aves, símios (chimpanzés e gorilas), répteis e anfíbios. Na savana, rinocerontes, girafas, elefantes, hipopótamos, leões, leopardos e hienas. No deserto, chacais, insetos e répteis. Na zona mediterrânea, lebres, cabras, raposas e aves de rapina.Bruna Lopes 9º11

Anônimo disse...

O Continente Africano é formado por diversos tipos de climas,vegetações,culturas,animais,relevo e hidrografia.Ao norte do continente se encontra uma área desertica cujo se encontra o deserto do Saara e Caalari.No centro oeste estão apresentadas florestas equatoriais,tropicais e Savanas,nas quais encontra-se os Lagos Vitoria e o Tanganiça.
O Continente Africano possui diversos tipos de animais como os elefantes e as girafas que são maiores mamíferos terrestres.Há também os leões,os tigres e as onças ,que são encontrados geralmente em cerrado.
Nas montanhas do Kongo vivem os gorilas gigantes que podem ser os maiores do mundo.
PAULO HENRIQUE 9 ANO 12

Anônimo disse...

No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, quanto ao último os mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana, Alberto, todos os lagos citados tem sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental. A maioria dos rios africanos percorre áreas planálticas, assim as águas ganham velocidade proveniente dos aclives do terreno, por causa dessas características a implantação de hidrovias fica praticamente impossível, por outro lado favorece a construção de usinas hidrelétricas. Dos vários rios existentes, os principais são: Rio Nilo (6.695 km de extensão), Rio Niger (4.184 km), Rio Zambeze (2.750 km) e Rio Congo-Zaire (4.600 km).

Gustavo Henrique
sala:11 9ºano

Anônimo disse...

As atividades agropecuárias tem importância incontestável na África.Na agricultura africana em geral, predomina o cultivo de pequenas propriedades com o uso de técnicas rudimentares, podem render para o mercado interno e para comerciantes.Para o cultivo da mesma área o desmatamento inclui práticas rudimentares e prejudicam os solos. Mas também à perda das terras para os grandes proprietários pode ser atríbuido. Bruna 9°ano12

Anônimo disse...

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

fabiano 9º11

Anônimo disse...

"A América acredita na promessa africana, mas sabemos que a América não controla o futuro de nenhum país, e, como disse o presidente Obama, o futuro da África pertence aos africanos. Mas poucos países demonstraram esta promessa da África melhor do que Cabo Verde", disse Hillary Clinton. "Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos: boa governança, transparência, democracia, luta contra a pobreza", disse, acrescentando que os EUA tem orgulho de ser parceiro do arquipélago.

Romério 9ºano11

Anônimo disse...

A Paisagem Cultural de Mapungubwe, na província de Limpopo da África do Sula, na confluência dos rios Limpopo e Shashe, próxima das fronteiras com o Zimbabwe e com o Botswana, foi integrada na lista do Patromónio Mundial pela UNESCO em 2003, por representar os vestígios dum estado que floresceu naquela região entre os séculos IX e XIV, com características semelhantes ao que deu origem ao Grande Zimbabwe.

Douglas 9º 11

Anônimo disse...

O Continente Africano é formado por diversos tipos de climas,vegetações,culturas,animais,relevos e hidrografia.Ao norte do continente se encontra uma área desértica cuja se encontra o SAARA e KALAHARI. No centro oeste estão apresentados florestas equatoriais,tropicais e Savanas nas quais encontra-se o Lago Vitória e o Tanganiça.
O Continente Africano possui diversos tipos de animais como os elefantes e as girafas que são os maiores mamíferos terrestres.Há também os leões,tigres e as onças que são encontradas geralmente em cerrados.Nas montanhas do Kongo vivem os gorilas gigantes que podem ser os maiores do mundo. PAULO HENRIQUE 9ANO 12

Anônimo disse...

Na África, lembrada em sua maioria pela fome, pela pobreza e pela miséria, existem países como por exemplo o Egito que é considerado o berço da arqueologia e ganha muito dinheiro com o turismo, pois é lá que ficam as piramides, a Alexandria, o rio Nilo e etc.

Anônimo disse...

Não existe uma única cultura da África do Sul devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Isto pode ser apreciado nas diferenças na alimentação, na música e na dança entre os vários grupos. Há, no entanto, alguns traços unificadores.Walyson 9°ano12

Anônimo disse...

a maior riqueza da África são os recursos naturais, explorados principalmente na África do sul(ouro,diamantes,urânio,níquel ,etc..),o Saara possui reservas de fosfato,petróleo e gás natural.o país mais rico do continente é a África do Sul .

Anônimo disse...

A maior riqueza da África são os recursos naturais, explorados principalmente na África do sul(ouro,diamantes,urânio,níquel ,etc..),o Saara possui reservas de fosfato,petróleo e gás natural.o país mais rico do continente é a África do Sul.
Kássia 9°ano12

Anônimo disse...

Na África do Sul encontra-se um dos maiores rebanhos de ovinos do mundo,destinados principalmente ao fornecimento de lã para as indústrias locais e para exportação.
Nídia 9°11

Anônimo disse...

O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composto por planaltos e esses são bastante planos, em razão do constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos.
Cristina
9º ano 11

Anônimo disse...

A comunicação via telefonia acontece da mesma forma que no restante do mundo, com empresas particulares e públicas. Além dessas é possível encontrar os orelhões públicos, que funcionam através de cartões adquiridos nos correios, aeroporto e lojas autorizadas. A telefonia móvel da África é GSM e visitantes não encontram dificuldades em utilizar os serviços. As principais operadoras são VODACOM, MTN e CELL C. Assim o continente se comunica entre ele e os outros.
Dalva
9º ano 11

Anônimo disse...

O clima é equatorial ou tropical na maior parte do país, exceto no extremo norte e extremo sul onde é temperado. O deserto do Saara, ao norte, é uma das regiões mais áridas do planeta e ocupa um terço do território africano. Em contraste, na bacia do Rio Nilo (o maior do mundo, em extensão) se encontra as regiões mais férteis do planeta, onde surgiu a civilização egípcia (Egito Antigo). O Kilimanjaro é o ponto mais alto da África com 5.895m.
Dyonata
9º ano 11

Anônimo disse...

As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões, nas áreas intertropicais onde concentram as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuvas, por exemplo, nos desertos.
Jussiara
9º ano 11

Anônimo disse...

A culinária sul-africana é fortemente baseada em carne e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai. A África do Sul também se tornou num grande produtor de vinho, possuindo algumas das melhores vinhas do mundo.Darles 9°ano12.

Anônimo disse...

Ao tentar falar da cultura e dos rituais africanos, começamos a falar do seu mais divergente elemento: os tambores, e falar deles é uma tarefa difícil. Os tambores não são apenas tal como os vemos, têm em si conotações naturais e sobre naturais. Estão ligados aos rituais que se relacionam às danças, à música e à literatura.
Os escravos nas américas impuseram seus ritmos e instrumentos, só que alguns destes escravos já eram islâmicos. Fato que confunde os estudiosos ao se aprofundarem na cultura musical africana.

Apesar de tantos serem os ritmos musicais que caracterizam a África Negra e mesmo sendo expressiva sua cultura musical nas mais diversas nações das américas e nas ex-metrópoles, escassa é a bibliografia para abordar este elemento antropológico.Maycon sala 12