quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

UM POUCO SOBRE MARX...


Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris na Alemanha no dia 5 de maio de 1818 e faleceu em Londres em 14 de março de 1883. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna (socialismo), atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Geografia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.
Marx foi o 3º de sete filhos, de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henri Pressburg (1771–1840), era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx (1759–1834), um advogado e conselheiro de Justiça. Herschel descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público, quando Marx ainda tinha 6 anos.[2] Seus irmãos eram Sophie (d. 1883), Hermann (1819-1842), Henriette (1820-1856), Louise (1821-1893), Emilie (adotado por seus pais), Caroline (1824-1847) e Eduard (1834-1837).
Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris, ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor. Em Berlim, Marx ingressou no Clube dos Doutores, que era liderado por Bruno Bauer. Ali perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Seu pai faleceu neste mesmo ano. Em 1841, obteve o título de doutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro". Impedido de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se, em 1842, redator-chefe da Gazeta Renana (Rheinische Zeitung), um jornal da província de Colônia; conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal.
Caro aluno, em sua opinião, o idealismo de Marx e Engels funcionaria no mundo atual, onde a maioria da população pensa apenas em se beneficiar sem qualquer preocupação com o próximo? Comente sobre isso. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma. Cuidado com os erros de Português. Digite primeiro no editor de textos (Word), corrija os erros, copie e cole no campo comentários do Blog. Bom trabalho!

37 comentários:

Unknown disse...

Marx teve praticamente uma ilusão, seria impossível viver o socialismo nos dias de hoje, por que:

•Por que nos dias de hoje as pessoas para conseguir alguma coisa em benefício próprio, passam por cima de qualquer coisa, como por exemplo, compram sem se preocuparem em pagar, ou para melhorar em um emprego não se importam em fazerem com que outros sejam demitidos e muitas outras coisas ruins as pessoas de hoje são capazes de fazer para obter valores materiais.
•Quase todas as pessoas teriam um emprego mais fácil, porque independente da profissão todos ganhariam o mesmo salário, podendo causar falta de mão-de-obra em outras áreas do mercado de trabalho.
•O governo controlaria todos os meios de produção, fazendo com que as pessoas não queiram ter seu próprio negócio.
Mas não são todas as coisas no socialismo que são ruins comparadas ao capitalismo, por que:
• Se no socialismo, os direitos são iguais para todos não haveria tanta violência, brigas assaltos, mensalões, corrupções por todos teriam as mesmas coisas.
•Seus estudos seriam absolutamente grátis, ou seja, você poderia se formar no que quisesse sem pagar nada e trabalharia naquilo que gosta.
Porém nem todos viviam iguais (socialmente) por que o próprio governo só vivia no luxo.
Essa “ilusão” de Marx não obteve muitos resultados agradáveis, mas Marx deve ter sido uma pessoa bem importante, inteligente, e convincente, por que não é qualquer um que cria seu próprio sistema e por causa desse sistema o mundo acaba sendo dividido.

♫Maycon José
♪8º10

Anônimo disse...

SE o socialismo existisse em nossa época seria muito ruim pois não dá para viver em uma sociedade em que o governo fica no lucro e os cidadões na pobreza. Este comentário foi para mostrar um pouco sobre a idéia louca de MARX. POIS o socialismo não dá certo na pratica do mundo moderno.


nome;DAIANA REGINA

serie;7/8ºANO

sala;10

Anônimo disse...

O socialismo é uma idéia idiota pois não funcionaria nem no sonho.Não estou falando que sonhar é ruim mas um sonho onde o governo ganha mais do que a população não existe.Se o socialismo existisse em nossa época eu morreria porque a população não pode ficar pobre em quanto o governo fica rico.Este comentário resume tudo aquilo que viveriamos se fossemos socialistas.


nome:THÀSSIA

serie:7/8ano

sala:10

Anônimo disse...

Eu concordo que seria bom viver em uma sociedade em que não houvesse desigualdade mas vamos para a realidade não é assim pois o governo ganha mais do que todos mas eu não gostaria de ganhar menos que o governo pois se é para viver no socialismo temos que ganhar o mesmo tanto de dinheiro a população e o governo juntos cada centavo.O socialismo não funciona nem no sonho e nem na realidade.

nome:AMANDA FERREIRA DA CRUZ

Série:7/8ANO

sala:10

Anônimo disse...

Na minha opinião Marx e Egels foram grandes pensadores mas infelizmente tiveram um sonho irreal, pois se naquela época já não funcionava quanto menos hoje;onde o homem visa ainda mais o lucro acima de tudo.Então podemos concluir que eles tiveram uma idéia que em parte de alguns países funcionaram no passado mas hoje esta idéia foi desfeita até mesmo em países que eram mais socialistas como na Rússia que na época se chamava: (URSS - União das Republicas Socialistas Soviéticas), e na China (que insiste em dizer que ainda mantém um sistema socialista) Este sonho foi irreal e portanto não saiu do papel.Hoje existe apenas um país que é considerado socialista que é cuba mas mesmo este país não é realmente e totalmente socialista.
LUCAS MENDANHA 7°10

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO MARX PENSOU MUITO BEM,EM AS PESSOAS GANHAR O MESMO CUSTO O MESMO DIREITO ,POR QUE O SOCIALISTA ERA PARA IGUALDADE DE TODOS ,SE MEDICO GANHA-SE 800,00 REAIS O PADEIRO TAMBÉM GANHAVA.


JEFERSON 8ANO/10

Anônimo disse...

na Minha opinião o socialismo não iria dar certo,pois com era igualdade social se o gorverno vivia numa condição de vida melhor que a população? isso era só ilusão por que de nenhuma forma dava certo.
Joaquim 8*ano 10

Anônimo disse...

INa minha opinião não deveria existir o socialismo,pois o que adianta o governo ficar com o lucro e o povo ficar na miséria.Esse um pouco das idéias de Marx que acabou nem se realizando.
AMANDA FLÁVIA DA ROCHA 8/10

Anônimo disse...

Eu acho que o socialismo não iria dar certo pois acho que uns irão ganhar mais do que os outros,e alias ter tudo o que outro tem não é bom.


IAGO 8 ano/10

Anônimo disse...

Marx tinha a idéia de um mundo que funcionaria só no sonho porque o socialismo na prática não funcionou pelo fato de que o governo ficou com o dinheiro e a população ficou com pouco.Se fosse nos dias de hoje também não funcionaria e a população ficaria muito pobre.

Edilson 8º6

Anônimo disse...

MARX FOI UMA GRANDE PESSOA QUE PLANEJOU O SOCIALISMO IGUAL PARA TODOS .


MAIS O ESPERADO NÃO ACONTECEU.A TEORIA DE MARX DE QUE TODOS FOSSEM IGUAIS NÃO DEU CERTO PORQUE UNS VIVIAM NO LUXO E OUTROS NA POBREZA.

E ASSIM NÃO DARIA PARA VIVER NUMA SOCIEDADE DESIGUAL EM QUE OS MORADORES VIVIAM NA POBREZA E OS GOVERNANTES NO LUXO.

LUCLAUDIO 8º 06

Anônimo disse...

As idéia do Marx eram boas,mas os governantes com certeza viveriam na riqueza,e deixaria sua cidade viverem na pobreza,portanto,esta cidade não poderia ser considerada como socialista.


João carlos da silva braz 8º 06

Anônimo disse...

Marx teve uma ilusão,isso não iria acontecer no dias de hoje pois o mundo roda em volta do dinheiro.E o salário no dia de hoje tem que depender do que as pessoas fazem pois uma pessoa não vai trabalha como medico para ganha $200.00 se for trabalha de lixeiro ele vai ganhar o mesma contia
Larissa Alves 8°ano 10

Anônimo disse...

O socialismo é uma loucura ,pois essa idéia só deveria ter vindo de um louco como Marx.pois o mundo vivi pensando em dinheiro,e não aceitaria esta idéia louca até mesmo os pais que falam ser socialista. Os governante não tem a vida que a população mais carente leva .
Viviane 8°10

Anônimo disse...

O socialismo é uma loucura ,pois essa idéia só deveria ter vindo de um louco como Marx.pois o mundo vivi pensando em dinheiro,e não aceitaria esta idéia louca até mesmo os pais que falam ser socialista. Os governante não tem a vida que a população mais carente leva .
Viviane 8°10

Anônimo disse...

O socialismo foi uma idéia muito louca,pois no dia de hoje as pessoas não se aceitaria ser igual a que Marx desejou, pois imagina a gente no dia de hoje as pessoas querem saber mais do dinheiro do que de tudo.por exemplo eu não acho certo um professor ganhar o mesmo tanto de um lixeiro apressar de um lixeiro trabalhar muito não era certo pois o professor estuda muito e o lixeiro não estuda tanto. Paloma 8°10

Anônimo disse...

Marx pensou que se eles vivessem no mundo socialista tudo ia ser melhor,a qualidade de vida iria ser igual,iria ser tudo melhor,a classe social,iria ser tudo melhor só que não deu certo,pois a Rússia queria adotar o sistema capitalista pois ele iria ganhar muito mais lucro,iria ser cada um por si.Só que isso não deu certo.
Jane 8ano 10

Anônimo disse...

A ideia de Marx não deu certo porque ele achou que todos poderiam viver iguais mas o mundo de hoje não conseguiria conviver com o socialismo por causa da desigualdade social e racial,pois hoje todos querem lucro.
O socialismo não teria lucro pois todos teriam a mesma classe social,pois não importava em que area a pessoa trabalhava ela iria ganhar sempre o mesmo salário independente no que trabalhasse.
Cristiane 8 10

Unknown disse...

Em minha opinião, o socialismo é um conjunto de doutrinas políticas, ideológicas e econômicas que tem como objetivo, construir uma sociedade sem classes sociais e sem desigualdades. Mas, para atingir este objetivo, o Governo passaria a ter total controle da produção e da economia, hoje em dia, não daria certo, pois a população não aceitaria viver sem avanços e riquezas, enquanto o governo desfrutava o luxo. . E também não aceitariam receber salários iguais, se exerciam funções diferentes no mercado de trabalho, sendo umas (funções) mais complicadas do que outras. E também não aceitariam receber salários iguais, se exerciam funções diferentes no mercado de trabalho, sendo umas (funções) mais complicadas do que outras. E também não aceitariam receber salários iguais, se exerciam funções diferentes no mercado de trabalho, sendo umas (funções) mais complicadas do que outras.

Aluna: Dayanne Aparecida Martins
Turma: 8º ano 10

Anônimo disse...

a agua nos dia de hoje e muito importante para o nosso dia- a -dia muitas pessoas dispertiza mas muitos países não esta tento agua doce e tem que usar agua salgada.
Nídia 9º05

Anônimo disse...

O socialismo não daria certo nos dias de hoje, porque as pessoas são muito consumistas e querem casa grande, carros e motos na garagem e não aceitariam que um médico profissional e um lixeiro ganhassem o mesmo salário.

Aluna: Luana
Turma: 8º 10

equipe do cabrau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Em minha opinião o sonho de Marx nunca iria dar certo,pois a população pensa em si
mesmo .Imagine se todos fossemos iguais com o governo rico e nós mesmos na pobreza
todos iguais.Por isso o sonho de Marx não deu certo.

Anônimo disse...

hygor
7°ano sala:10

Unknown disse...

A idéia de marques foi uma ilusão pois nunca que o mundo ia ser socialmente igual .

Anônimo disse...

marx naõ obteve muitos resultados agradáveis pois isso foi motivo dele ter sido uma pessoa bem importante, inteligente, e também sabio pois não é facil criar um proprio sistema e por isso o mundo acaba sendo dividido.
daniela braga
8ano6

Lais disse...

Marx e Engels tinham planos para um mundo igual, sem diferenças sociais e econômicas. Mas, isto não poderia dar certo, pois se naquela época houve uma Guerra Fria entre (USA) e (URSS) sem morte só acordos, imaginem hoje o que aconteceria? As pessoas querem ser muitas vezes melhores do que as outras, portanto, não admitiriam viver em mundo em que não se pode mostrar ao outro a sua capacidade de compra, por que muitas vezes o verdadeiro motivo à qual as pessoas compram é para mostrar as outras. O Socialismo não seria aceito pela massa populacional.

Anônimo disse...

Eu acho que as idéias de Marx e Engels não daria muito certo pois nunca que o mundo seria socialmente igual,pois nao teria como um medico formado ganhar o mesmo tanto do que um lixeiro por exemplo,por isso acho que Marx nunca consequiria fazer o que planejou.

ANA CAROLINA 8 ANO 6

Anônimo disse...

TIAGO DISSE...
A população não aceitaria a idéia de viver
em um mundo socialista, por que o ser humano é mesquinho e só pensa em si mesmo
e sempre pensando em poder,ser melhor do que os outros por isso na minha opinião
o socialismo não daria certo.


sala 6.

Anônimo disse...

eu nao acho que ele foi um idiota.na minha opiniao ele foi um criador;so que de maneira nenhuma essa ideia funcionaria em um pais moderno onde o governo ganha e a populaçao fica na miseria e cada pessoa olha em volta de si sem preocupar com as pessoas em sua volta.
GRAZIELE CARVALHO
8 ANO 6.

Anônimo disse...

O socialismo não daria certo porque hoje em dia as pessoas só pensa em seu lucro financeiro sempre querendo ter mais que os outros.Também nao daria certo por causa dos politicos que roubam verba.
Elvis Emiliano rocha. 8/10

Unknown disse...

O socialismo foi um fracasso, por que as pessoas querem tudo para elas e não vêem o lado dos outros. Algumas até “amam as coisas e usam as pessoas” quando se deveria usar as coisas e amar as pessoas.
Em minha opinião, o governo usou essa idéia para ficar com todo o resto do dinheiro que seria usado para a população, porque no socialismo, só o governo era rico.
O bom é que não havia muitas desigualdades sociais, mas, quem quer que tenha?!

Paula Marta dos Santos ♥
8º10 ♥♥

Anônimo disse...

Marx foi um louco de ter criado o socialismo pois, foi um fracasso por que não deu em nada.
Por que no dia de hoje a vida não é fácil, por que no socialismo o governo pagava tudo! Pois o mundo de hoje precisa de dinheiro, mesmo que seja mau distribuído, por que no socialismo todos ganhavam a mesma quantia (um engenheiro ganhava o mesmo que uma empregada doméstica)

Aluna Mirella
Turma: 8°6

Anônimo disse...

O socialismo só daria certo se nao ouvese corrupisão mas como o mundo de hoje o e baseado em lucro nao tem posibilidade de dar certo, apesar que se existise o socialismo não haveria tanta violência, brigas assaltos, mensalões, corrupções por todos teriam as mesmas coisas.
Adriano Rodrigues Braga 8º 6

Anônimo disse...

Marx tinha planos de pensar num mundo sem diferenças sociais e econômicas.
E também não poderia existir o socialismo, pois não adianta o governo ficar na riqueza e as pessoas ficar na pobreaza.
Este dois intens era plano de Marx e Engels.
Silmara 8º06

Anônimo disse...

Marx foi muito insensato quando sugeriu que o mundo fosse socialista, pois no socialismo todas as pessoas teriam uma vida medíocre,ou seja, nunca conseguiriam alcançar uma boa situação financeira.
Na minha opinião é uma injustiça um médico ganhar o mesmo salário de um gari, pois sempre haverá uma pessoa mais especializada do que a outra e que trabalhe mais.
Nos dias de hoje seria impossível adaptar-se ao socialismo pois as pessoas estão acostumadas com as tecnologias e as facilidades do mundo moderno.
Contudo, o socialismo foi um sonho impossível de ser realizado.
Marília Paula 8ºano10

Unknown disse...

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação[1]. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.