domingo, 31 de outubro de 2010

CENSO DEMOGRÁFICO

O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outros aspectos. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países. No Brasil quem coordena o censo é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica – IBGE.

Neste ano (2010) está acontcendo o censo. Várias famílias já receberam a visita do agente do IBGE. Quem ainda não recebeu a visita deste agente, em breve deverá receber. Devemos tratar o mesmo com cortesia e responder as perguntas com seriedade.

É por esse motivo que os alunos do 7º ano, realizaram neste mês de outubro, um mini censo demográfico pelos bairros: Floresta e Veneza. O objetivo do trabalho é entender na prática o trabalho dos agentes do censo. Além disso, obter dados sobre a população dos bairros e aprender nas aulas de Matemática, a apuração de dados e a elaboração de gráficos.
Caro aluno do 7º ano, comente aqui no blog a sua experiência como agente do censo. Lembre-se de colocar seu nome e a sua turma.

27 comentários:

Anônimo disse...

Achei o trabalho interessante,minha pesquisa foi no bairro floresta.As pessoas nos receberam bem,ao todo foram pesquisadas 31 casas.Esse trabalho foi muito bem representado em minha escola fizemos um bom trabalho, agora posso ver o quanto o censo é importante para o Brasil.Vimos e podemos dizer que as pessoas do censo são recebidas bem e mal pelas pessoas mas nem por isso eles tem motivo para não fazer,fiz e achei interessante o trabalho,
série:7ano
nome: cristian barbosa.sala:12

Anônimo disse...

o trabalho sobre o censo demográfico

na minha opinião foi muito bom,gostei muito .Isso também serve para saber como são tratado as pessoas que trabalha com o censo demográfico nas casas das pessoas. Alias tem pessoas que não gosta chega ate maltratar, ou bater o portão. Na minha sala teve caso tipo esse. Mais eu fui bastante recebida. em tão é isso

Adriana

7ºano 11

Anônimo disse...

TRABALHO DO CENSO

Eu gostei muito de fazer o trabalho de agente do censo . Fui muito bem recebida no bairro Pedra Azul e eu acho que a maioria das pessoas da minha turma também foram muito bem recebidas apesar de que alguns alunos foram mau recebidos ou nem foram recebidos por algumas pessoas.

nome:Aliny de Paula
serie: 7ºano
sala:11

Anônimo disse...

Esta experiencia foi muito boa,fiz a experiencia no bairro pedra zul e fui muito bem racebida agora posso saber que o censo e muito importante para o brasil.mesmo sabendo que podemos ser maltratado nao deixamos de fazer.
Na nossa escola apresentamos o trabalho e fomos elogiado pelos funcionarios.Valeu a pena!
nome:jessica caroline
7ano sala 11

Anônimo disse...

Gostei muito de fazer a pesquisa no bairro pedra azul;fui muito bem recebida. Com as rspostas da pesquisa observei que o pedra azul é um lugar muito bom para morar. nome Delziane aparecida moreira 7ano11

Anônimo disse...

Eu gostei muito de ter pesquisado,sobre o censo demografico isso mostra que as pessoas que foram entrevistada acham interessante acampanha do censo.
E eu achei muito interessante fazer essa pesquisa
SÉRIE:7ANO SALA:11
NOME:Bruna Oliveira da Silva

jefferson disse...

na minha opinião foi muinto bom fazer este trabalho poque foi muinto bem recebido. Eu fiz no bairro pedra azul eu entrevistei duas casa mas teve uma que repondeu que o bairro não esta muinto bom porque não esta todas as ruas asfaltadas
jefferson 7ºano 11

jefferson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Foi muinto legal porque aprendemos como praticar o censo demografico e se as pessoas estão aprendedo a destribuir sua renda e as condiçoes do bairro pedra azul e foi entereçante. Porque agulmas tratam nos muinto bem outras nen tanto,então gostei muinto porque fui bem atendido.
Marcos adriano 7ºano 11

Anônimo disse...

Eu gostei muito do trabalho do censo,As pessoas que eu entrevistei me receberam bem,ao todo foram pesquisados 31 casas do Bairro Floresta.Agora posso ver como é importante o censo para o Brasil.
Aluno:Gabriel Lucas 7º12

Anônimo disse...

Eu achei legal fazer esse trabalho,fui muito bem recebido na casa que fui.
A unica coisa ruim foi subir os morros do PEDRA AZUL,porque era muito grandes,mas a experiencia foi boa, pois vimos o quanto é importante a trabalho dos agentes do censo.A experiencia também foi boa porque conhecemos o trabalho deles, e foi muito legal saber como é que funciona a pesquisa.

JULIANO
sala:11

Anônimo disse...

Eu gostei muito desse trabalho,algumas pessoas do bairro floresta são muitas simpática,pelo menos as que me atenderam,ao todo nossa pesquisa deu 31 casas,eu não sabia o quanto o censo era tanto importante agora sei.Esse trabalho foi muito legal eu espero que nos podemos
fazer outros trabalhos igual a esse,para que podemos dividir com outras pessoas.

Anônimo disse...

Eu gostei muito desse trabalho,algumas pessoas do bairro floresta são muitas simpática,pelo menos as que me atenderam,ao todo nossa pesquisa deu 31 casas,eu não sabia o quanto o censo era tanto importante agora sei.Esse trabalho foi muito legal eu espero que nos podemos
fazer outros trabalhos igual a esse,para que podemos dividir com outras pessoas.

aluno:Rafael a.rodrigues

sala:7ano12

Anônimo disse...

achei o trabalho muito interessante porque
descobrimos muitas coisas interessantes algumas pessoas nos recebemos muito bem outras não receberam.foram pesquisadas 31 casas.O trabalho foi muito bem representado e se todas as escolas fizerem
esse trabalho com aluno todos ficam
sabendo que todos devem atender os
agentes porque isso é muito bom para o Brasil
série:7 ano
nome:lucas lopes sala:12

Anônimo disse...

achei o trabalho super legal;na minha sala fomos para o bairro floresta e la quase todos foram bem atendidos .na sala o trabalho tambem foi legal pois somamos todos os dados fizemos dois tipos de gráfico fizemos a apresentações e todos gostaram.
isso foi importante pois quem sabe que daqui para frente a gente vira um agente do censo e possamos trabalhar em outros estados e ajudar o brasil.
janailson
712

Anônimo disse...

Gostei de fazer o trabalho sobre o censo demográfico,eu pesquisei o bairro pedra azul fui recebido com muita educação.depois que eu fiz a pesquisa percebi que não é fácil.Esse trabalho me mostrou que o censo é muito importante para o brasil.
série;7ano11
nome;Davi Cardoso Maria

Anônimo disse...

Gostei de fazer o trabalho sobre o censo demográfico,eu pesquisei o bairro pedra azul fui recebido com muita educação.depois que eu fiz a pesquisa percebi que não é fácil.Esse trabalho me mostrou que o censo é muito importante para o brasil.
série;7ano11
nome;Davi Cardoso Maria

Anônimo disse...

Achei o trabalho legal e também pelos meus estudos e pesquisas sei que o IBGE realiza a pesquisa em cada 10 anos.Mas quando resolvi fazer o trabalho eu posso dizer que o censo tem uma grande tarefa a ser feita , quando fui atendido pela primeira pessoa fui recebido muito bem, agora posso ver quanto o censo é importante para o brasil . Onde estudo fizemos uma explicação para alunos e professores sobre o censo e como é realizado.
Breno venÂncio.sala 12
.série:7 ano

Anônimo disse...

Eu gostei. Porque foi bem atendido pelas pessoas. Ma teve aguns alunos que foram mal tratado. E agumas pessoas não atendeu quando foi chamando mas foi bom fazer o trabalho porque comigo não o corroeu isso.

marcos antonio 7°ano 11

Anônimo disse...

A minha pesquisa foi no bairro pedra azul e gostei muito de ter feito esse trabalho pois fui muito bem recebida e com ele ficamos sabendo como algumas pessoas tratam com falta de educação os agentes do censo como foram tratados alguns alunos achei muito legal e interessante.
rafaely rodrigues 7 ano 11

Anônimo disse...

A minha pesquisa foi no bairro Floresta,nos fizemos 11 perguntas em 31 casas algumas pessoas receberam bem outras não.A final para mim foi muito bom deu para sentir o que o pessoal do censo passa; agora peço para que todos valorizem o trabalho do censo,pois é muita responsabilidade para eles.

Lália laura
7ano 12

Anônimo disse...

Fizemos um trabalho em 31 casas do bairro Floresta como agentes do censo demográfico,foi muito bom,pois em algumas partes as pessoas nós recebiam muito bem em outras partes as pessoas falavam que não gostava responder ou respondia as perguntas erradas.Mas nós podemos ver o que os agentes passam fazendo as perguntas sobre censo,podemo refletir receber os agentes muito em nossas CASAS.

7º ano 12
TATIANE

Anônimo disse...

O trabalho de censo demográfico foi mais para demonstrar ,o que ocorre com eles, ao ir as casas para fazer as pesquisas ,e também ajudar as pessoas no que estão precisando.Para eu pesquisar as casas do bairro floresta foi muito bom, é legal pois deu para entender melhor o que é o CENSO DEMOGRÁFICO.Além de pessoas que não quis responder,as pergunoi bem representado.
NOME :ADRIELLE LEANDRA.SALA:12 7 ANO tas feitas por nós mini agentes.Depois de fazer a pesquisas agente fizemos um trabalho em grupos,que f

Anônimo disse...

ADOREI foi uma tentativa que procuramos saber como esta o censo demográfico ,e como esta o BRASIL OU MELHOR O MUNDO ,as pessoas estão recebendo pouco e gastando muito e isto esta acabando com o nosso país. E SABER como as pessoas estão nessa pesquisa do IBGE ,SÃO MUITAS FALTAS de educação .mas foi bom por que não teve pessoas assim .FOI interessante .Eu amei pesquisar com as pessoas,e amontoar os graficos e apresentar.EU AMEI.

Gênita 7º 11

Anônimo disse...

Gostei muito do mini censo demográfico,foi bem dinâmico e legal,me mostrou o que verdadeiramente,é o censo.Descobri que nem todos atendem ou tratam bem dos agentes do censo ou então mentem alguns dados.Em 31 residências entrevistadas por alunos de minha sala,ocorreu uns desses fatos citados ,com alguns alunos.Mas por outro lado descobri que hà pessoas,que tratam bem,chamam para entrar lhes oferecem algo,e agradecem o agente pela pesquisa.Então fica minha dica: receba bem o agente do IBGE!
Paulo Victor 7o ano 12.

Marcos Antônio de Lima Serafim disse...

O trabalho foi importante, o bairro foi Pedra Azul as pessoas recebem a gente muito bem e com educação e algumas pessoas do censo devem passar aperto com algumas pessoas mal educadas. Eu fiquei muito feliz com o trabalho foi uma experiência muito legal.

Turma: 7ºano 11

dani gata disse...

Não fui pesquisar nas ruas, mas ajudei a fazer e entender o trabalho. Com isso entendi que o senso demográfico acontece de dez em dez anos, e que é muito importante para o Brasil, para saber como é a qualidade de vida dos brasileiros, para saber se o salário que eles recebem é suficiente para sustentar e educar a familia. Entre outros é para tentar melhorar a vida dos brasileiros. Por isso o senso é tão importante. Achei o trabalho muito interessante!
7 ano
Danielle Cristina Silva. sala:12