terça-feira, 22 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Dia 22 de março comemora-se o "Dia Mundial da Água". Esse elemento básico para a vida. Básico, simples, mas jamais reproduzido em laboratório. Embora a fórmula seja simples - dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O) - ela nunca foi sintetizada. Não sendo possível reproduzi-la, resta aos governos duas alternativas que já vem sendo utilizadas com sucesso em alguns países: a reciclagem da água de esgoto e a dessalinização da água salgada. O grande empecilho a estas medidas são seus custos. Ainda que os custos destes processos tenham barateado nos últimos anos, eles continuam caros quando comparados a mera capitação e tratamento da água doce.
A questão da água potável é delicada e séria. É um tema que não se restringe apenas a governantes e técnicos, mas também à população em geral, que deve se informar sobre o assunto, educar-se para evitar o desperdício.
Se até alguns anos atrás, a ideia de pessoas duelando por fontes de água em um mundo desértico só passava pela cabeça de roteiristas de filmes futuristas de gosto duvidoso, hoje esta previsão sombria faz parte da agenda de preocupações da Organização das Nações Unidas (ONU).
No exato momento em que você lê este artigo há pessoas com sede e sem água para beber. Pode parecer estranho afirmar que a água doce, a água potável, do planeta está atingindo níveis críticos quando praticamente 80% de sua superfície é coberta por água, porém, nem toda esta água é potável. Grande parte da água que encobre o planeta é salgada. E, ainda, parte das reservas de água doce estão sendo poluídas: através dos esgotos domésticos e industriais não tratados, do uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura; desperdiçadas: através da irrigação de plantações, mau uso de água tratada; ou, ameaças: ocupação de áreas de mananciais, desertificação de regiões desmatadas.

Mesmo países com grandes reservas de água doce, como é o caso do Brasil, EUA e África do Sul, já enfrentaram ou enfrentam problemas com abastecimento de água em algumas regiões. Para nos atermos apenas ao caso específico de nosso país e desconsiderando os problemas crônicos de seca de determinadas regiões do Nordeste, a grande São Paulo já passou por vários problemas de abastecimento, impondo severos racionamentos de água à sua população.

Caro aluno, reflita sobre o que você acabou de ler e deixe aqui um comentário e/ou uma dica de como resolver a questão da falta de água potável no mundo. O que nós, como cidadãos e consumidores de água podemos fazer? Opine e registre aqui a suas ideias.

31 comentários:

Anônimo disse...

O que devemos fazer para evitar que a àgua acabe no nosso planeta? Bom, todos nós devemos econmizar a nossa àgua, começando por, ao escovar os dentes, fechar a torneira, ao lavar uma vasilha, enquanto lava fechar a torneira, lavando carro, roupa e etc.. etc..


Hoje em dia, a água esta sendo contaminada por esgoto que vem direcionando para os rios e lagos, que assim dificulta um pouco o tratamento da agua, prejudicando assim, nós seres humanos quanto o meio ambiente.
"O problema da oferta de água é que ela é muito mal distribuída no planeta, ou seja, onde há muita disponibilidade, há poucos habitantes, e nas grandes cidades, onde há maior concentração populacional, a água está tão poluída que é caro demais recuperá-la. Há regiões onde a escassez se dá por razões de clima e morfologia do solo, que não retém a umidade"


Aline Cristina Carvalho Vaz, Turma: 3ºG Noturno, Escola Estadual "Eng. Queiroz Junior"

Cláudia Pedrosa - 3° H disse...

ÁGUA:
Uma Substancia liquida inodora,incolor e insípida.Um liquido como qualquer outro com apenas uma diferença é primordial essencial e fundamental para existência de qualquer ser humano.
Achar uma solução é meio dificil, Pois "ninguem" está preocupado daqui a quantos anos a agua vai acabar, mas sim em consumir, afinal para que se preocupar com geraçoes futuras, eu nao vou estar viva até la,tenho que aproveitar agora não é mesmo? eis o pensamento de pelo menos a maioria da populaçao, consumir,consumir e consumir.Em quanto uns gastam horas lavando rua, outros imploram por pelo menos um copo de agua..isso pra mim se chama desperdicio e falta de respeito ao proximo..Se não me engano o Brasil é o que mais possui agua potável, mas não sabemos da valor há o que temos e se continuarmos assim com esse pensamento mesquinho esta ai por vir a 3° GUERRA MUNDIAL....AGUA.

Bárbara disse...

Hoje toda essa preocupação com o risco da escassez de água no futuro a preocupação em evitar o desperdício de água ficou redobrada, estamos desperdicçando muita água lavando carros, deixando a torneira aberta na hora de escovar os dentes, banhos demorado etc...
É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.

Bárbara Passos Niquini, Turma:3°G Noturno,
Escola Estadual 'Eng. Queiroz Junior'

Bárbara disse...

Hoje toda essa preocupação com o risco da escassez de água no futuro a preocupação em evitar o desperdício de água ficou redobrada, estamos desperdicçando muita água lavando carros, deixando a torneira aberta na hora de escovar os dentes, banhos demorado etc...
É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.

Bárbara Passos Niquini, Turma:3°G Noturno,
Escola Estadual 'Eng. Queiroz Junior'

jessica aparecida gonçalves-3h disse...

Água, a fonte da sobrevivênciaA água, é a fonte da vida, ela tem diversos usos no dia-a-dia, sem ela não existiria vida. Antes de chegar até nós ela passa por um longo processo, dos mananciais ela passa por estações de tratamento, onde é filtrada e recebe cloro, flúor e outras substâncias, que acabam com as impurezas, daí ela é transportada até nossas casas.Há diferentes tipos de água. variando os locais nos quais ela é encontrada:Potável= Podemos beber depois de tratada, incolor, inodora, insípida, sem impurezas, encontrada em mananciais, mas precisa ser tratada para podermos usá-la.Mineral= Presente em fontes naturais, no subsolo, quando a água da chuva penetra no subsolo e atravessa uma camada de rochas, funcionando como um filtro, barrando as impurezas, contem sais minerais.Destilada= Não possui sais minerais, não serve para beber, usada em baterias de automóveis, fabricação de remédios, a água da chuva é exemplo de água destilada.Termal= É o caso dos gêiseres, em países como EUA e Canadá, no interior da Terra, formado por rochas, é muito quente, quando a água se infiltra nessas rochas, a temperatura é altíssima faz com que ela seja mandada de volta para a superfície.Salgada= São água de mares e oceanos, salgada graças a dissolução de minerais rochosos, a alta concentração de sal nos impede de beber essa água.Mananciais= Nascentes de águas.Vamos preservar a água, não poluíla, cerca de 3/4do planeta Terra são cobertos de água, a poluição dos rios, com os despejos de esgotos e vazamento de óleo de navios, contruções clandestisnas perto de mananciais tem feito com que as fontes de água sequem ou fiquem cada vez mais impróprias par o consumo.

Shirley Silva - 3° H disse...

Acho muito interessante conscientizar a população sobre esse assunto, mas não só no dia mundial da água que devemos preocuparmos, mas se todo momento que for utlilizar cada um tiver a consciencia de não deperdiçar já vai ser uma grande ajuda hoje e futuramente

Aluna: Shirley Siva, 3º H - noite -

Anônimo disse...

Bom hoje em dia a sociedade age sem pensar nas consequências, estamos consumindo muita água desnecessáriamente, sem pensarmos no amanhã,nas gerações futuras, deixamos torneiras abertas,ficamos muito tempo no chuveiro, lavando carro, escovando os dentes ... A maioria de nós sabemos que enquanto esbanjamos água, muitos dariam a vida para ter pelo menos um pouco daquilo que consumimos,mais não adianta um só tentar concientizar a população, devemos todos formar uma corrente para tentar alertar o risco que nossa sociedade corre enquanto antes, pois se continuar do jeito que esta infelizmente pode ser tarde demais.

Pollyana de Cássia Moraes Oliveira , 3ºG

Anônimo disse...

Poupe água, economize água, proteja a água, salve a água, beba água, água, água, água… Ouvimos tantas frases sobre a água, que a palavra acaba perdendo o sentido em nossas mentes. Mas já é hora de “cair a ficha”.O homem é capaz de sobreviver até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água. Entende agora o significado de “Água é Vida”?Imagine ainda que falamos em um futuro próximo. Quantos anos você tem hoje? Faça as contas, daqui a 20 anos, você, seus filhos e seus netos… e a falta d’água.
Não importa quem somos, onde estamos e o que fazemos, todos nós dependemos da água.pelo amor de deus gente economizem a agua sabe por que?por que daqui mais ou menos 2,3ou4 anos que vai vir as pessoas (nos) teremos que conviver com mais ou menos 1,2ou3 copos de agua por dia sabe por? que por nos não estamos cuidando da natureza como ela deve ser cuidada
BOM CUIDEM BEM DA AGUA PENSEM BEM NISSO; REFLITAM…
abrç.. =)

Helton Rodrigo Turma:3°G noturno
Escola Estadual ''Eng Queiroz Jr.''

Anônimo disse...

A nossa água...no meu ponto de vista acho que esse assunto não é tratado como deveria ser...muito sério!!nós vivemos hoje num mundinho tão fútil, de pessoas sem interesses pela natureza, onde o que predomina são apenas interesses pessoais! A água é muito importante para nós,mas ha pessoas que não se dão conta disso,devemos poupar muito a nossa água.Se já esta ficando difícil para nós imagine para a geração futura..fico imaginando são muitas as pessoas que queria ter pelo menos um pouquinho de água para beber,cozinhar,tomar banho,etc... talvez essas pessoas que tem a falta de água dariam mais valor a ela do que a gente,que sempre tivemos ela a mão mais nunca soubemos da o devido valor..Essas pessoas seriam conserteza mais merecedoras do que a gente? Parem e pense a gente não existiria se não tivesse-mos a nossa tão preciosa água,use com conciência para que talvez possamos deixar um planeta melhor para a geração futura...CONCIÊNCIA PESSOAL!!!


Thayrane Costa Soares,Turma 3G noturno, Escola Estadual "Eng. Queiroz Junior"

Leticia Maria Alves Braga disse...

O grande problema, além dos já apontados, é que nos lugares onde há grande disponibilidade de água, há uma “cultura de desperdício” onde se prega, erroneamente, que a água é um bem que nunca faltará.
A muitos que acreditam que a água, ou melhor, a falta dela será motivo para guerras no futuro. Mas esses se esquecem ou mesmo nem saibam que por ano morrem mais de 2 milhões de crianças no mundo por falta de água.
Para mim o maior problema para a solução a falta de água no mundo, além da conscientização da população para evitar desperdícios, a aprender como usá-la corretamente, vem da falta de vontade política, porque o desafio é atender a todos, principalmente as camadas mais pobres da população.
A água doce é, por si só, o recurso natural mais precioso da vida na Terra e que todos deveríamos ter acesso a ela, como direito humano básico, se tornou um bem econômico e sendo assim quem tem dinheiro tem água do contrário não.
Necessitamos de uma política global para a água, onde haja um compromisso ético e moral em atender todo ser humano, principalmente as populações de baixa renda que não podem pagar pela água de qualidade. Deve haver um uso racional desse recurso para não comprometer as gerações futuras, afinal de contas, sem água não há vida.

Aluna: Leticia Maria Alves Braga - 3º ano G
Escola Estadual Eng. Queiroz Junior

Thaís C P Santos,Turma 3 º G Noturno. disse...

Hoje em dia sabemos que o mundo está cada vez mais em uma situação crítica e isso nos deixa apavorados sabendo que há algo a ser feito só que nem todas as pessoas levam a sério, como estamos nos acostumando a ver, milhões de pessoas no mundo estão ficando sem água potável para beber e isso tem causado muitos problemas para estas pessoas que tem adoecido facilmente.
Todos os dias milhões de litros de água são desperdiçados por várias pessoas e podemos ver isso facilmente em cada cidade que passamos, note que sempre vai ter alguém lavando a calçada de casa com uma mangueira ao invés de usar uma vassoura com um balde, esses são os piores porque o desperdício pode ser muito grande e milhares de litros serão desperdiçados a toa. Além das lavagens da calçada outra que podemos tomar conhecimento é das pessoas que lavam o carro com a mangueira,essa enquanto a pessoa ensaboa o carro acaba deixando-a ligada por muito mais tempo causando grande desperdício.
Para você tomar conhecimento do que pode fazer para não causar desperdício,aí vai algumas dicas e se praticá-las, provavelmente nosso mundo vai ser muito melhor do que imaginamos e poderemos deixar algo interessante para nossos filhos e netos futuramente que não vão passar por dificuldades para conseguir água.
Comece a economizar em tua casa usando sempre baldes para limpar o seu carro,isso vai te fazer economizar muitos litros e a mangueira não vai ficar jorrando água sem parar.Quando for lavar o terreno tente reaproveitar a água do tanquinho pois essa acaba fazendo toda a diferença e vai deixar o terreno cheiroso desde que jogue algum produto juntamente com a água. Quando for escovar os dentes não deixe a torneira aberta ,sempre faça tudo o que puder e depois enxágue a boca. Com a louça é exatamente a mesma coisa na hora de lavar pode fechar a torneira, depois abra para repassar as peças. O banho pode se tornar um tormento para o consumo de água potável afinal se você passar muito tempo vai causar grande desperdício e não é necessário ficar tanto tempo; então economize se esfregando com o chuveiro desligado. Se você tomar esses cuidados poderá economizar muita água de nosso planeta e ainda o dinheiro que será pago nas contas.

Tiago Luiz de Paulo disse...

O que fazer para que a água do muito não acabe?Devemos fazer nossa parte,economizando energia,não varrer a calçada com a água,na hora de dar descarga aperte pouco a válvula,na hora de escovar os dentes feche a torneira enquanto você escove.Hoje em dia muitas pessoas tem a mente atrasada pensando que não precisa economizar água porque a maior parte do mundo é contituido por água, mas não é água doce e sim salgada, pois a água doce esta em um volume muito baixo por isso devemos fazer nossa parte economizando tanto a água como tambem energia.A natureza nos agradece!
Tiago Luiz de Paulo, Turma: 3ºG Noturno, Escola Estadual "Eng. Queiroz Junior"

Glaydson pablo de souza. Turma:3"H , Noturno disse...

O q devemos vazer para q a agua no nosso planeta não acabe é bem simples.
Primeiramente devemos começar com a economia de agua pois para tudo q vamos fazer q envolva agua a sempre um desperdicio a mais.
E segundo evitar de poluir rios e mares pois a sempre alguns individuos q jogam lixos ou então algumas pessoas q moram na beirada desses rios e tem encanamentos de casa jogando toda a sujeira em geral da casa para o rio.
A tambem empresas q fazem a mesma coisa e eu acho isso ridiculo pois suja o nome de quem esta sujando e como tambem da propria população.
Por isso nos devemos parar e pensar um pouco sobre essa situação e refletir,por q se cada um fizer a sua parte o mundo concerteza será melhor para todos!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ÁGUA UM PROBLEMA A SER SOLUCIONADO
Como retrata o texto a questão da água potável é um caso delicado, em que alguns pensam que ela pode acabar e outros não, mas deve-se saber que ela é essencial para todos os seres vivos. Sabe-se que a maioria dos corpos dos organismos vivos possui mais da metade do seu peso formado por água, além disso, nosso planeta apresenta uma grande extensão coberta por água. Por isso e preciso pensar sobre a grande poluição que fazemos quando jogamos restos de resíduos, esgotos entre outros.
por isso lembre-se sempre a água pode não ser um ser vivo mas merece ser cuidada por todos.

JHOYCE ESTEFANNIE DOS SANTOS
3ªANO G
ESCOLA ESTADUAL ENGENHEIRO QUEIROZ JÚNIOR

Unknown disse...

O primeiro passo você já deu,conciêntizando a todos o que podemos fazer a respeito desse problema tão sério,que estamos enfrentando com a água.Agora cabe a cada um de nós fazermos o mesmo.Se cada um fizer sua parte,economizando e não desperdiçando,estamos colaborando para que tenhamos um planeta cada vez melhor,onde possamos viver mais saudáveis e com tudo que necessitamos.

Aqui vão algumas dicas simples:
° Feche a torneira ao escovar os dentes,e ao fazer a barba.
° Manter a torneira fechada enquanto ensaboá a louça.
° Não tome banhos demorados.
° Não fique lavando roupas aos poucos,deixe que acumule e lave tudo de uma vez.
° E se houver algum vazamento conserte o mais rápido possível.

Se agir assim imagina quantos mil litros de água você poderá economizar?


Frase antiga e certa: A União Faz a Força,basta apenas conservar o que DEUS nós deu de graça...


Karla Cristiny Carmo,3°H.

Anônimo disse...

Hoje em dia,


Como economizar água:
*Não demore muito tempo no chuveiro,não desperdisar água,

*Ao escovar os dentes,

*Prefira lavar carro com balde ao invés de manguei

Anônimo disse...

Dia Mundial da Água?
O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

Todos nós devemos economizar água, não adianta só uma ou dois pessoas fazerem isso,precisamos dos consentimentos de todos,a começar...

Como economizar água:
*Não demorar muito tempo no chuveiro,
*ao escovar os dentes,
*Prefira lavar carro com balde ao invés de mangueira,etc...

Aline Arruda Braga,
Turma:3ºG Noturno,
Escola Estadual "Eng. Queiroz Junior"

weliton silva disse...

A água é muito importante em nossa vida,pois precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
ALUNO:weliton silva,3H a noite.

Anônimo disse...

muito Bom toda essa preoucupação com o escassez de água fazendo com que fiquemos mais preoucupados com o despérdicio de água para o futuro ,as vezes gastamos muita água achando que não irá fazer falta alguma mas quando paramos e pensamos no futuro vemos que irá fazer muita falta não só pra nós mas como nos filhos irmãos e outros...Espero que com isoo paramos e pensamos antes de qualquer desprdício..
Josiele Gomes 3º Noturno

Anônimo disse...

Bem água é muito importante ..mas muitas pessoas não ligam.. há muita poluição
as pessoas não pensam que no futuro isso pode nós prejudicar muito ,elas não só a poluem mas como desperdiçam com qualquer coisinha,ou seja qualquer sujeira,desperdiçam lavando carro e etc..na minha opiniao acho que devemos parar e pensar se o que fazemos é certo ..Eu faço a minha parte basta você fazer a sua ...
Jessica Fernandes 3ºH noturno

Unknown disse...

bom eu acho que para acabar com esse problema da agua no nosso planeta e no mundo inteiro primeiramente e ter a colaboração de todos e de todas as pessoas do mundo como:
* não jogando lixo no chão e sim na lixeira
* não jogar eletrodomésticos e outras coisas no lixo adequado.
* separar os lichos para a coleta seletiva e outras coisas
por que se a gente não fazer a nossa parte o brasil nunca ira para frente com a nossa agua limpa e pura.
se cada um fazendo a sua parte e o governo fazendo a parte dele com o tratamento de esgoto o nosso mundo não vai continuar sofrendo como esta sofrendo em algumas regiões dele ai hoje em dia.

ai então eu digo vamos todos lutar contra a preservação de agua e de nossas nascentes que vivem pelo brasil porque sem elas nos nunca iremos sobreviver agua e vida agua e saúde.

Reginaldo Estevão da concentração
sou da turma do 3ºh e estudo na escola : engenheiro queiroz Junior

Reginaldo 3ºh disse...

bom eu acho que para acabar com esse problema da agua no nosso planeta e no mundo inteiro primeiramente e ter a colaboração de todos e de todas as pessoas do mundo como:
* não jogando lixo no chão e sim na lixeira
* não jogar eletrodomésticos e outras coisas no lixo adequado.
* separar os lichos para a coleta seletiva e outras coisas
por que se a gente não fazer a nossa parte o brasil nunca ira para frente com a nossa agua limpa e pura.
se cada um fazendo a sua parte e o governo fazendo a parte dele com o tratamento de esgoto o nosso mundo não vai continuar sofrendo como esta sofrendo em algumas regiões dele ai hoje em dia.

ai então eu digo vamos todos lutar contra a preservação de agua e de nossas nascentes que vivem pelo brasil porque sem elas nos nunca iremos sobreviver agua e vida agua e saúde.

Reginaldo Estevão da concentração
sou da turma do 3ºh e estudo na escola : engenheiro queiroz Junior

Anônimo disse...

Como seria nossas vidas sem a água? Teria vida?
Essas duas perguntas todos nós sabemos a resposta mas não consigo entender o por que dessa falta de consciência. "Vamos economizar galera, estamos brincando com coisa séria".

Podemos começar usando menos água no dia a dia, como diminuir o tempo do banho, desligar a água ao se ensaboar, desligar a torneira ao escovar os dentes e ao esfregar a louça. Quem mora em casa pode reutilizar a água "suja" da máquina de lavar para limpar o quintal ou a calçada. Usar aquela mangueirinha para limpar a calçada é um crime!!!
Outra opção é guardar a água da chuva e usá-la para molhar plantas e lavar o chão.
Esperar juntar roupa suja suficiente para encher a máquina de lavar e assim usá-la menos é melhor.

Se cada um de nós fizermos a nossa parte garanto que teremos água de sobra durante muito tempo!

Kaíque Ferreira M. Xavier,Turma: 3°G Noturno.

Escola Estadual "Eng. Queiroz Junior"

Daniela Alves 3H disse...

Bem a água hoje em dia está sendo muito poluida por pessoas sem consiência que acham que se jogar um papel de bala no chão não vai fazer diferença, mais aí que eles se enganam, quando chove a enxurrada leva esse papel para dentro dos rios ou para dentro dos bueiros o que pode ocasionar em uma enchente e/ou entopimentos de bueiros.Tem uma frase que dizia que ´´basta apenas conservar o que deus nos deu de graça``, mais ai que tá além das pessoas não conservarem a gente ainda tem que pagar por ela. Então o ultimo recado que eu deixo paras as pessoas é que se consiêntizem e cada um faça a sua parte porque a minha eu faço e você? Daniela Alves 3H noturno

Ronaldo estevão gurgel disse...

A água e tão comum em nossa vida que achamos que ela jamais acabará,e não importamos com a falta de colaboração das pessoas,se cada um fazer sua parte ja é um bom início para virar essa situação.3G

Rosangela Perreira Gurgel disse...

Enquando tem pessoas que nem tem água para beber,outras ficam gastando a água com coisas inúteis,não pensão que daqui uns anos podem ser nós.3G industrial

Daniela Cristina Peixoto disse...

Hoje em dia um dos assuntos mais tratados no mundo inteiro é sobre a escassez da água.Basicamente se utiliza a água para tudo, desde para beber ate para se produzir energia, ela é um meio de vida no qual não temos condições de viver sem, como no texto mesmo cita "Embora a fórmula seja simples - dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O) - ela nunca foi sintetizada. Não sendo possível reproduzi-la." por mais simples que a fórmula dessa nossa bebida preciosa seja, nunca foi possível ser reproduzida.
Bom agora a nossa maior preocupação é com relação a poluição de nossos rios, mares,lagos, ou seja nossa água; a má utilização da água como : para lavar a calçada, banhos demorados e etc. O maior passo para que previnamos a escassez total da água, é a concientização da população, dos reais problemas que isso acarretará, ou seja o nosso fim.
Itabirito já esta com um projeto, que além de economizar água também aproveitará o lixo produzido pela cidade, diminuindo assim a poluição do meio ambiente, utilizando o lixo para a produção de energia e com essa iniciativa partindo dos órgãos públicos, com certeza dará um incentivo a população a melhorar seus hábitos.


Daniela Cristina Peixoto
3º H, turno: noite

Jean Cristian da Silva Braga, 3º G, Turno: Noite. disse...

A água é o bem mais precioso do mundo, todos os seres vivos precisam da água para nascer, crescer e viver.
Ela não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Ela não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano.

Por isso se cada ser humano saber utilizá-la de maneira correta não haverá escassez dela no futuro.

Jean Cristian da Silva Braga, 3º G, Turno: Noite.

titi e lulu disse...

ou para e muito grande esse texto tio para aki quem fala e o lulu e o titi da favela como pao com mortadela e estrupo a cadela e depois eu chuto ela como nos vamos faser onossoooo trabalho meu falo e nois na fita no bonde da mixica vai passando pu ra ki e e vai vazando purla li falo baibai e nois bejo do gordoooooo hot doz

Anônimo disse...

todos nos seres humanos temos essa duvida sera que a Agua um dia vai acabar?eu acho que depende de nos pois se usarmos ela adequadamente duraria mais. vejo muitos vizinhos lavando a rua todos os dias, uma vez falei para uma senhora "nao desperdiçe a agua ela pode acabar um dia. ela me xingou toda disse que quem paga a conta e ela isso pode ser ate verdade mas o futuro dos nossos filhos e netos como ficara?adorei o texto pois faz a gente refletir um pouco sobre o nosso futuro e de nossos descendentes.ELLEN CRISTINA MATOS ESCOLA MUNICIPAL MANOEL SALVADOR DE OLIVEIRA