segunda-feira, 4 de abril de 2011

DE OLHO NA TELA...

Olga é um clássico do cinema nacional que mostra com detalhes fatos ocorridos durante a revolução do Partido Comunista no Brasil, Coluna Prestes e cenas do terrível Holocausto, ocorrido na Alemanha.
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de sete meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.

Caro aluno do 9º ano, após assistir ao filme e debater em sala de aula os principais fatos do mesmo, vamos construir um banco de dados com detalhes dos fatos mostrados na tela do cinema. Você deverá escolher um dos temas abordados no filme, pesquisar mais sobre o mesmo e postar uma síntese desta pesquisa no "link" comentários. Sua síntese deve ter no mínimo 7 linhas e no máximo 15 linhas. Não vale cópias da internet, a síntese deve ser com as suas próprias palavras. Lembre-se de colocar nome e corrija o texto no word antes de postar, evitando assim possíveis erros ortográficos. Bom trabalho!

32 comentários:

Maycon Amaro disse...

No período militar os principais tipos de tortura eram:
Espancamento, choques elétricos, afogamento, cadeira do dragão, pau-de-arara, a “pimentinha”, moléstias sexuais, mutilação, traumas psicológicos e etc.
Se o torturado resistisse ou desse informação errada, era morto.

Maycon Amaro
9ºano 2

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287330.shtml

Anônimo disse...

A Coluna Prestes foi um movimento político-militar de origem tenentista(um movimento onde os jovens brasileiros contestavam contra o governo), que entre 1925 e 1927 se deslocou pelo interior do Brasil pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Arthur Bernardes.


Iago 9°ano2

Anônimo disse...

>>>>>Como os judeus morreram
Na época do holocausto, os judeus morreram de fome e doenças nas prisões, outros, foram executados pelos nazistas. Este último acontecia nos campos de concentração, locais especialmente construídos para matá-los.

Amanda Rocha
9º2

Anônimo disse...

O Partido Comunista de Alemanha foi um partido político formado em dezembro de 1918.Eles se opuseram à Primeira Guerra Mundial, argumentando que se tratava de um conflito imperialista, no qual a classe operária não tinha nenhum interesse a defender.Durante a ditadura nazista, o KPD foi suprimido e seus simpatizantes foram enviados a campos de concentração.
Lucas Mendanha 9º2
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_da_Alemanha

Anônimo disse...

TORTURAS NO PERÍODO MILITAR
No período militar as pessoas eram torturadas por resistir a dar informações.
Haviam várias mas as mais comuns eram:
afogamentos,choques,mutilações,moléstia sexual,pau-de-arara,cadeira do dragão,espancamento etc.
Nesse período os homens eram separados das mulheres,e as crianças eram retiradas das mães e iam para orfanatos.

Luana Estephane 9 ano 2

Anônimo disse...

O holocausto começou em 1933 quando Adolf Hitler e nazistas assumirão o poder da Alemanha e ele achavam que podia ganhar a segunda GUERRA SE ELIMINASSEM todos os judeus que eles julgavam ser inferior a eles .Então foi morto cerca de 6 milhoes de judeus nas câmeras de gases.
E em 1945 Adolf Hitler foi derrotado.
Elvis 9/ano2

Anônimo disse...

Comunistas.
O manifesto Comunista vem com a pretensão de promover o estabelecimento de uma sociedade igual para todos, acabando com as classes sociais.
Como uma ideologia política, o Comunismo é geralmente considerado como a etapa final do Socialismo.

Ana Carolina.
9ºano2

Anônimo disse...

TORTURAS NO PERIODO MILITAR

Uma pesquisa coordenada pela Igreja Católica com documentos produzidos pelos próprios militares identificou mais de cem torturas usadas nos "anos de chumbo" (1964-1985). Esse baú de crueldades, que incluía choques elétricos, afogamentos e muita pancadaria, foi aberto de vez em 1968, o início do período mais duro do regime militar.

João C. 9° ano 2

Anônimo disse...

Caetano Veloso e Gilberto Gil foram uma das personalidades exiladas no Período da Ditadura no Brasil.
Eles eram exilados, ou seja, mandados para outro país por que eram vistos pelo governo como ameaças pela forte influência que tinham sobre a população. Ficaram aproximadamente 6 meses à um ano enquanto à poeira não abaixava.

Larissa Alves.

9º ano 2

Anônimo disse...

Como Luís Carlos Prestes morreu?

No dia 5 de março de 1936, Prestes foi preso, juntamente com Olga Benário. Em setembro do mesmo ano, Olga, em adiantado estado de gravidez, foi entregue a agentes do governo nazista alemão.
Em janeiro do ano seguinte Luís Carlos Prestes foi internado numa clínica no Rio de Janeiro para tratamento de insuficiência renal e princípio de desidratação, segundo versão divulgada pela imprensa. Seu estado de saúde, no entanto, agravou-se no início de março, quando voltou a ser internado. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de março de 1990. Nessa data a Justiça Eleitoral concedeu o registro definitivo ao PCB.

Lais Gusmão.
9º/2.

Anônimo disse...

antigamente nos campos de concentraçao,organizados e dirigidos pelas ss, morreram muitos judeus,incluindo crianças, vitimas do racismo.cerca de seis milhões de judeusmorreram na camara de gás, de fome e etc.
os campos de concentração ficaram conhecidos porque foi o lugar onde exterminaram os judeus e cerca de tres milhões de pessoas morreram e muitos corpos foram incinerados.

DANIELA B
9 ANO 2

Anônimo disse...

O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os Entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores. Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os ciganos e – principalmente – os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento.
Em guetos do povo judeu da Alemanha.
Dado o início da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentração onde os judeus e ciganos eram forçados a viver e trabalhar. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, os ocupantes dos campos viviam em condições insalubres, tinham péssima alimentação, sofriam torturas e eram.
Utilizados como cobaias em experimentos científicos.
nome:Maria Elias
nono 2

Anônimo disse...

A grande marcha realizada pela Coluna Prestes por vários estados do Brasil não conseguia efetivamente atrair a simpatia da opinião pública; apenas em algumas ocasiões cidades ou grupos de homens apoiaram o movimento e até mesmo passaram a integrá-lo. A idéia de que o movimento cresceria em número e em força ao longo da marcha foi se desfazendo durante o trajeto na região nordeste.

cristiane 9 ano - 2

Anônimo disse...

O Partido Comunista Brasileiro foi fundado na cidade de Niterói em 25 de março de 1922 por nove delegados representando cerca de 73 militantes de diferentes regiões do Brasil.O Partido Comunista Brasileiro passou por muitos desafios, entre eles, podemos destacar:
>>Em junho do ano de fundação, o governo Epitácio Pessoa o coloca na ilegalidade.
>>Conquista a legalidade em janeiro de 1927, quando elege Azevedo Lima para a Câmara dos Deputados. Mas, logo em agosto do mesmo ano volta a ser ilegal.
>>Já contando com Luís Carlos Prestes - que haveria de se tornar o seu dirigente mais conhecido - o PCB participa da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Após esta ser posta na ilegalidade o partido em seu nome inicia a revolta militar de novembro de 1935, conhecida como Levante Comunista ou Intentona Comunista.

Viviane Lourdes 9º2

Anônimo disse...

O Facismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919.Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália.O Facismo surgiu no período entre guerras, e abriu caminhos para o surgimento de diversos outros movimentos e regimes de extrema direita.

Jeferson 9° ano 02

Anônimo disse...

Campo de concentração é um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre, cujo perímetro é permanentemente vigiado.São utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra.Muitos "inimigos" do regime nazista foram mortos nesses campos.

Paula Marta
9ºano2

Anônimo disse...

Desde o incio da carreira Caetano Veloso sempre demonstrou uma posição politica contestadora,sendo ate confundido com um militante de esquerda.Em 27 de dezembro de1968,Caetano e Gilberto Gil foram presos,acusados de terem desrespeitado o hino nacional ea bandeira brasileira e foram levados para o quarteu do exrcito de Marechal Deodoro no Rio,e tiveram suas cabeças raspadas,os dois foram soutos em 19 de fevereiro de 1969 e em 20 dejulho de 1969 Caetano e Gulberto Gil partiram com suas mulheres para o exiliona Inglaterra.
Nome: Wandersom
9/ano2

Anônimo disse...

Quando não morriam ao serem presos, eram levados a campos de concentração, torturados ou então levados a câmaras de gás onde morriam. Bastava um tiro bem dado no cérebro, no coração em algum ponto vital e pronto acabou-se.

Paloma 9/2

Anônimo disse...

Exílio de brasileiros durante a ditadura
O exílio teve a função de afastar os opositores do novo regime instalado em 1964.Diferente dos vizinhos latino-americanos, o exílio brasileiro não foi "em massa".Ele atingiu apenas uma pequena parte da população brasileira, formada, sobretudo, por uma classe média intelectualizada.
Marília Paula
9ºano2

Anônimo disse...

Na época do holocausto os judeus eram,considerados pessoas impuras,sujas por serem homossexuais,prostitutas,
ciganos, deficientes físicos e mentais, comunistas, e oposicionistas do regime e os alemães achavam q poderiam contámina-los.
Jane Lee
9ano/2

Anônimo disse...

Olga Benário
Prestes nasceu de uma família judia em Munique na Alemanha em 12 de fevereiro de 1908. Seu pai Leo Benário era um advogado social democrata e um liberal de idéias
avançadas. Sua mãe Eugénie era uma dama da alta sociedade que não apoiava as idéias da filha que, em 1923, aos 15 anos, entrou para a Juventude Comunista.
Em 1925 Olga vai para Berlim
onde continua sua militância.
Em 1926 é presa por traição
mas liberada poucas semanas depois. Em 1928 lidera uma cinematográfica
investida ao tribunal para liberar seu companheiro Otto Braun. Os
dois fogem então para Moscou onde Olga é aclamada, faz treinamento militar e carreira no Comintern.
Em 1934 Olga é designada para
garantir a chegada segura ao Brasil do líder comunista Luís
Carlos Prestes onde lideraria a Intentona Comunista de 1935. Deveriam se passar por marido e mulher para facilitar seu disfarce. Na longa viagem se apaixonam.


SILMARA 9º02

Anônimo disse...

Quem foi Carlos Prestes?
Carlos Prestes nasceu em Porto Alegre (RS)EM 1898.formou-se em engearia pela escola militar do RJ em 1919.Foi um dos maiores líderes do movimento tenentista que na década de 1920 marcou a revolta de jovens militares contra o sistema pólítico nacional denominado pelos interesses das oligarquias estaduais.Comandou a "grande marcha"pelo interior do país que ficou conhecida como Coluna Preste.

DAIANA REGINA
9°ANO2

Anônimo disse...

Hitler e sua mulher Eva Braun se casaram ,e no dia seguinte ambos se suicidaram quando as tropas soviéticas já tinham penetrado em Berlim.Em obediência as suas ordens os dois corpos foram encharcados com gasolina,queimados e enterrados nos jardins do quartel -general nazista .Segundo documentos russos os despojos , mal queimados , foram cremados para que não tornassem foco de homenagem de neonazistas.

Anônimo disse...

Thássia Adrielle
9°2

Anônimo disse...

adoro este blog e muito bom sempre tem novidade parabens

Unknown disse...

Na Alemanha nazista na II Guerra Mundial essas câmaras eram muito solicitadas, em campos de extermínio.
Nestas câmaras, hermeticamente vedadas, um poderoso e mortal gás chamado Zyklon B era injetado em quantidades no interior. O "Zyklon B" era o nome comercial, mas na verdade, tratava-se do ácido cianídrico.
Luiz Fernando 9°2

Anônimo disse...

Ditadura Militar. Foi a forma de governo onde o poder político era controlado por na maioria das vezes militares corruptos,esse período foi considerado obscuro na história do brasilpela falta de democracia,censurae repressão aos que eram contra o regime militar.E isso só teve fim por volta do ano de 1964. Dayanne Ap 9ºANO 2

Anônimo disse...

A Coluna Miguel Costa-Prestes, popularmente conhecida somente por Coluna Prestes, foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo, corrente que possuía um programa bastante difuso, mas algumas linhas gerais podem ser delineadas: insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensinoColuna Prestes

A Coluna Miguel Costa-Prestes, popularmente conhecida somente por Coluna Prestes, foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo, corrente que possuía um programa bastante difuso, mas algumas linhas gerais podem ser delineadas: insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda população.
Motivos e consequências
O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, donde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a miséria da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos.
Sob o comando principal de Miguel Costa e de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
A Coluna Prestes percorreu vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo, disseminar a revolução no Brasil.
Dentre estas, a mais aguerrida e que forçou a retirada de Prestes para a Bolívia foi a organizada pelo Coronel do sertão baiano, Horácio de Matos, o seu Batalhão Patriótico Chapada Diamantina iniciou a perseguição aos revoltosos, até a saída destes do território brasileiro, retornando como vitoriosos à cidade de Lençóis.
A Coluna Miguel Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes efetivos do governo. Em geral, eram utilizadas táticas de despistamento para confundir as tropas legalistas.
Apesar do fracasso da marcha, a Coluna Miguel Costa-Prestes ajuda a abalar ainda mais o prestígio da República Velha e a preparar a Revolução de 1930. Projeta também a figura de Luís Carlos Prestes, que posteriormente entra no Partido Comunista Brasileiro (PCB), tornando-se um mito. Prestes foi chamado por esta marcha de cavaleiro da esperança.
NOME:LETICIA AVELINO DA SILVA
E.M.MANOELSALVADOR DFE OLIVEIRA
9ANO2

Anônimo disse...

Holocausto.

"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-entitulada comunidade racial alemã.

Grasiele. 9º2

Anônimo disse...

A coluna prestes foi o movimento que contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, donde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís,eles denunciavam a miseria do pais e a camada mais pobre pelo lideres politicos e com isso sofiam na maos dos politicos...
Mirella 9º sala 2

Anônimo disse...

É a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.O nazismo é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do Fascismo. Mesmo incorporando elementos tanto da direita política quanto da esquerda política, o nazismo é considerado de extrema direita.

Edilson 9º2

Anônimo disse...

Campo de concentração é o termo aplicado a um grupo de campos construídos pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo expresso de matar os "inimigos" do regime nazista (judeus, ciganos de etnia roma, prisioneiros de guerra soviéticos, bem como polacos e outros). Tudo isto é parte do Holocausto e da chamada Solução final da questão judia, o plano para (nas palavras dos Nazi) limpar as terras alemãs do povo judeu. Estes campos são também conhecidos como os "campos da morte".

Hygor 9º2