segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ENTENDA...


Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos dias é o meteoro que caiu na região da Sibéria, na Rússia. O universo e seus fenômenos nunca estiveram tão fortemente na mídia dos últimos meses. Contudo devemos entender a diferença entre um meteoro e um meteorito: Meteoros são pedaços de rocha espaciais, em geral saídos de cometas ou asteroides, que entram na atmosfera da Terra. Muitos queimam pelo atrito e o calor da atmosfera. Os que sobrevivem e colidem com a superfície são chamados de meteoritos.
Eles geralmente chegam ao chão a uma velocidade alta, até a 30 mil km/h, soltando uma grande quantidade de energia.
Segundo especialistas, colisões pequenas de meteoritos ocorrem de cinco a dez vezes por ano.
Meteoros maiores como o desta sexta são raros, mas ocorrem a cada cinco anos, segundo Addi Bischoff, da Universidade de Münster, na Alemanha. A maioria cai em locais não habitados.
De acordo com Alan Harris, cientista do Centro Aeroespacial Alemão, em Berlim, a maior parte do estrago de hoje foi causado pela explosão ou explosões na hora em que o meteoro se partiu na atmosfera.
A desaceleração rápida do meteoro solta uma quantidade enorme de energia que seria sentida a muitos quilômetros. Testemunhas disseram que a explosão estilhaçou janelas e fez objetos saírem voando pelos ares.
A massa do meteoro está estimada em dez a cem toneladas e ainda não se sabe se era feito de rocha ou ferro. "A força explosiva pode ter sido o equivalente a dez toneladas de TNT, segundo Harris. Como a explosão ocorreu a quilômetros da superfície, o dano não é comparável a uma explosão no chão.



Comente sobre este assunto. Veja no Youtube o vídeo do momento em que o meteoro passou pela Rússia e os efeitos que ele causou.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

FÓRUM 2013

QUAIS SUAS EXPECTATIVAS PARA O ANO DE 2013?

Caro(a) aluno (a): estamos iniciando mais um ano letivo. E com ele, novas expectativas, novos desafios e consequentemente, novas conquistas. Criei este fórum para saber o que de fatos vocês esperam e querem de fato nesta nova etapa escolar. Faça seu comentário de forma clara, objetiva e madura. Mostre que você é uma pessoa antenada com os acontecimentos à sua volta. Lembre-se de colocar nome e turma. Digite o texto primeiramente no Word, corrija os erros, copie e cole aqui no blog. Vale lembrar que os alunos que realizarem bons comentários receberão 1,0 ponto extra na nota final do 1º bimestre. Bom trabalho!