segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ENTENDA...


Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos dias é o meteoro que caiu na região da Sibéria, na Rússia. O universo e seus fenômenos nunca estiveram tão fortemente na mídia dos últimos meses. Contudo devemos entender a diferença entre um meteoro e um meteorito: Meteoros são pedaços de rocha espaciais, em geral saídos de cometas ou asteroides, que entram na atmosfera da Terra. Muitos queimam pelo atrito e o calor da atmosfera. Os que sobrevivem e colidem com a superfície são chamados de meteoritos.
Eles geralmente chegam ao chão a uma velocidade alta, até a 30 mil km/h, soltando uma grande quantidade de energia.
Segundo especialistas, colisões pequenas de meteoritos ocorrem de cinco a dez vezes por ano.
Meteoros maiores como o desta sexta são raros, mas ocorrem a cada cinco anos, segundo Addi Bischoff, da Universidade de Münster, na Alemanha. A maioria cai em locais não habitados.
De acordo com Alan Harris, cientista do Centro Aeroespacial Alemão, em Berlim, a maior parte do estrago de hoje foi causado pela explosão ou explosões na hora em que o meteoro se partiu na atmosfera.
A desaceleração rápida do meteoro solta uma quantidade enorme de energia que seria sentida a muitos quilômetros. Testemunhas disseram que a explosão estilhaçou janelas e fez objetos saírem voando pelos ares.
A massa do meteoro está estimada em dez a cem toneladas e ainda não se sabe se era feito de rocha ou ferro. "A força explosiva pode ter sido o equivalente a dez toneladas de TNT, segundo Harris. Como a explosão ocorreu a quilômetros da superfície, o dano não é comparável a uma explosão no chão.



Comente sobre este assunto. Veja no Youtube o vídeo do momento em que o meteoro passou pela Rússia e os efeitos que ele causou.

12 comentários:

Unknown disse...

minha expectaviva e terminar os estudos fazer uma faculdade e ter muita fe em deus ter muitos amigos e ter o apoio da minha familia eja 1 a

Anônimo disse...

acho que nao estamos preparados para esse tipo de fenomeno acredito que devemos investir mais em tecnologia e ai que sabe num futuro nao tao distante prever esses tipos de acontecimentos ANDREIA EJA 1 A

Anônimo disse...

eu acho que o muno nao ta preparado para esse tipo fenomeno tao perigoso desse BRUNO EJA 1 A


Anônimo disse...

O que eu penso e que o mundo nau tem estrutura para recebe lo
Leilaine Cristina Eja 1a

Anônimo disse...

sobre o meteorito que caiu na rusia foi um fenomeno extraordinario que abril a nossa mente para os novos acontecimentos no mundo por um lado isso foi maravilhoso mais pelo outro deixou muitos feridos adileta alfenas eja 1a

Mariza do Carmo Tavares/ EJA 1º B disse...

Bem, segundo especialistas colisões de meteoritos pequenos ocorrem de 5 a 10 vezes por ano, e eventos de maiores proporções 1 vez a cada 5 anos. Esperamos que estes eventos continuem ocorrendo com a menor frequência e potencial destrutivo o possível. Que ciência continue desenvolvendo meios de evitar maiores dados, já que podemos perceber o tamanho destruição que um meteoro é capaz de causar.

Aline Fernanda disse...

Bom ,na minha opinião , eu achei que este texto foi muito interesante porque agente aprende um pouco mis sobre a gravidade de METEOROS e METEORITOS . Aline Eja 1º B

Anônimo disse...

Completando as definições do texto vale colocar ainda que: Meteoro ou estrela cadente é o fenômeno luminoso que ocorre na atmosfera terrestre, proveniente do atrito de um corpo sólido, oriundo do espaço, com os gases da atmosfera terrestre.
Os meteoritos constituem enormes massas de matéria sólida que ao penetrar em nossa atmosfera se consomem total ou parcialmente antes de atingir eventualmente o solo. O fenômeno luminoso que surge associado ao meteorito é às vezes acompanhado de explosões e ruídos semelhantes a uma trovoada muito afastada. Os meteoritos pesando mais de duas toneladas, são felizmente pouco freqüentes. Os meteoritos recebem o nome da cidade ou localidade na qual foi encontrado.
Aconselho a todos ler bastante sobre o assunto, pois o mesmo é muito interessante. Roselene Souza Eja 1B

Anônimo disse...

o mundo não esta preparado para isto porque e preciso investir em mais tecnologia para o mundo ter estrutura para isso

Anônimo disse...

Já tinha visto falar na televisão o fato que aconteceu.. Uma coisa sem explicação, bem estranho viu, mais esse texto foi bom pra a gente ficar sabendo mais sobre o meteoro e coisa e tal. Só isso mesmo Vicente
Dayane Macário - 8° ano 1

Anônimo disse...

Com o grande avanço da tecnologia, os seres humanos estão destruindo cada vez mais o nosso planeta e a humanidade está sofrendo com isto, pois está acabando com o nosso planeta e trazendo grandes problemas e destruições.

Janete, EJA 1A

Anônimo disse...

esses tipos de coisas sao muitos estranhas os cientistas tem que estudar mais neces tipos de acontecimentos,pois esta causando muito desnoriamento.
JHENIFER ELIZABETE DA SILVA GOIS