sexta-feira, 4 de abril de 2014

THOMAS ROBERT MALTHUS

Thomas Robert Malthus nasceu em 14 de fevereiro de 1766, em Rookery, no condado de Surrey, Inglaterra, no seio de uma próspera família. Seu pai, Daniel Malthus, era adepto dos ideais de Jean-Jacques Rousseau e amigo pessoal dos pensadores David Hume e Godwin. Aos dezoito anos de idade, em 1784, após receber em casa uma ampla educação liberal, Malthus foi admitido na Jesus College da Universidade de Cambridge. Lá estudou Matemática, Latim e Grego, ao mesmo tempo que recebia sua formação sacerdotal. Ordenou-se sacerdote da Igreja Anglicana em 1797.

Em 1798, Malthus publicou anonimamente seu "Essay on Population" (Ensaio sobre a população) Malthus casou-se em 1804 e, em 1805, tornou-se professor de História Moderna e Política Econômica no Colégio da Companhia das Índias Orientais, em Harleybury, Hertfordshire. Provavelmente foi o primeiro professor de Economia Política de que se tem notícia - pelo menos parece ter sido essa a primeira vez em que uma disciplina acadêmica recebeu tal denominação. Malthus é conhecido pela formulação a respeito do futuro da humanidade. Uma vez que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, segundo Malthus, a tendência é a fome, criando barreiras ao crescimento populacional.  

Segundo ele, seria preciso adotar medidas positivas e preventivas, como o controle de fertilidade, embora acreditasse que a guerra e outras catástrofes atuavam de forma mais contundente para a redução populacional. Segundo os críticos posteriores, Malthus não levou em conta a influência da evolução tecnológica na produção agrícola. 
 
A solução para evitar epidemias, guerras e outras catástrofes provocadas pelo excesso de população, consistiria, segundo ele, na restrição dos programas assistenciais públicos de caráter caritativo e na abstinência sexual dos membros das camadas menos favorecidas da sociedade.

Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome apoiavam suas teorias. Na segunda edição da obra, de 1803, Malthus modificou algumas teses mais radicais da primeira edição. Com o tempo, o "malthusianismo" foi incorporado à teoria econômica, atuando como freio de teses mais otimistas. Na segunda metade do século XX, os problemas demográficos mundiais revitalizaram as concepções de Malthus, embora a agricultura intensiva tenha permitido aumentos de produção muito maiores do que os previstos por ele.

Segundo Malthus, as guerras, as epidemias e as pragas foram necessárias para regular a população: "A fome parece ser o último e mais terrível recurso da natureza". Porém, isso não é tudo. Além da perspectiva sombria criada pela teoria da população, Malthus concebeu uma idéia econômica que deu origem a outro motivo de inquietação. Malthus vivia preocupado com a possibilidade da chamada "insuficiência de demanda", isto é, uma inundação de mercadorias sem compradores. 

Fonte: http://www.miniweb.com.br/Ciencias/artigos/malthus.html

34 comentários:

Unknown disse...

Segundo Thomas,ele acha q para não ocorrer super-lotação populacional, teria q acabar com um pouco dela, acho correto, mas ao mesmo tempo suponho que não seja a melhor forma mata-los,para regrar isso, teria de haver um acordo do governo com a populaoção, em que o casal no máximo poderia ter apenas 1 ou 2 filhos, e não precisaria de matar a populaoção de diferentes formas.

Thais moreira lima 2°A

Unknown disse...

Thomas Robert Malthus acredita que o aumento exagerado da população causaria fome pela baixa produção de alimentos, e também que a guerra seria um dos fatores que diminuisse a população, para que isso não ocorresse, os outros seriam as epidemias e os desastres naturais, sendo a fome um dos piores, devia existir em todo países como no Japão um controle de filhos, permitindo ter somente 1 ou 2, de forma q a população não ultrapasse a produção de alimentos.

Vitor Junio 2ºA

Unknown disse...

Philipe Ribeiro
Thomas Robert Malthus, era um homem muito à frente do seu tempo. Apontava problemas com os quais, naquela época seria ilógico pensar. Mas nos dias de hoje ele estaria corretíssimo, em ter esses pensamentos. Tanto que na China por exemplo os casais só podem ter 1 filho no máximo 2. E com esse aumento da população, os alimentos vão fica se esgotando, ou ficando cada vez mais caros, tanto na hora do plantio, quando na compra.
Precisamo pensar,ainda há tempo !.
Philipe Ribeiro Pires 2ºE

Unknown disse...

Thomas Malthus foi um importante economista inglês . De acordo com sua teoria a população mundial cresce em progressão geométrica , enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética. Estes cálculos eram feitos utilizando a Lei de Malthus, De acordo com sua teoria, seria necessário o controle da natalidade para que não ocorresse, num futuro breve, falta de alimentos e o aumento considerável da fome e da miséria no mundo. Dayane Martins Silva 2ºE

Anônimo disse...

Thomas Robert Malthus foi na época um importante economista inglês, que criou a tão conhecida Teoria Malthusiana. Que acreditava que com o aumento populacional exagerado haveria fome, e assim no futuro não iria haver alimentos suficientes para tamanha população. Ou seja, segundo Thomas, teria que acabar de alguma forma com a quantidade de pessoas, por mais cruel que fosse. Na minha opnião não é preciso agir de maneira tão radical, mas sim mais passiva, como por exemplo o governo de todos os países impor uma regra obrigatória dos casais terem no máximo dois filhos,dessa forma não ocorrendo tanto risco de no futuro mais próximo haver insuficiência alimentar para todas as pessoas.

Sara Oliveira 2°A disse...

Thomas Robert Malthus foi na época um importante economista inglês, que criou a tão conhecida Teoria Malthusiana. Que acreditava que com o aumento populacional exagerado haveria fome, e assim no futuro não iria haver alimentos suficientes para tamanha população. Ou seja, segundo Thomas, teria que acabar de alguma forma com a quantidade de pessoas, por mais cruel que fosse. Na minha opnião não é preciso agir de maneira tão radical, mas sim mais passiva, como por exemplo o governo de todos os países impor uma regra obrigatória dos casais terem no máximo dois filhos,dessa forma não ocorrendo tanto risco de no futuro mais próximo haver insuficiência alimentar para todas as pessoas.
Sara Oliveira 2°A

Anônimo disse...

De acordo com Malthus em relação á população, eu concordo com a sua teoria pois no mundo hoje há superlotação de pessoas.Mas os governos deveriam tomar providências fazendo o controle de natalidade, porque se a cada ano a população aumentar, no futuro há grandes riscos de haver falta de alimentos no planeta.
Thalia Magalhães Serra 2ºE

Anônimo disse...

Malthus estava super certo em seus pensamentos. Se tivessemos seguido os pensamentos dele, talvez o mundo não estivesse como ele está hoje.
O governo deve tomar uma atitude, controlando ainda mais os índices de natalidade ou daqui alguns anos, pode faltar alimentos para o mundo inteiro.
Gabriely Tamires 2ºE

Laura Mendanha disse...

Thomas Robert Malthus esteve em uma época importante da economia inglêsa, que criou a tão conhecida Teoria Malthusiana. Esta consistia em acreditar que com o aumento populacional exagerado haveria fome, e assim nas gerações futuras não haveria alimentos suficientes para tamanha população.Segundo Thomas, teriamos que acabar de alguma forma com a quantidade da população exagerada, por mais cruel que fosse.Ao meu ver, não é necessario agirmos de forma tão banal, mas sim mais compreensiva, como por exemplo, impormos alguns limites, como deixar imposto que todos os casais pudessem ter somente uma quantidade de filhos, que não ultrapasse um limite muito alto, pois dessa forma, teriamos que tirar alimento de outras para dar para essas crianças " que de certa" forma passaram do limite. Se impormos essas regras, conseguiremos estabilizar a quantidade de alimentos consumida pela população, e assim, talvez ninguém passará fome daqui alguns anos.
Laura Mendanha 2A°

Unknown disse...

Segundo a teoria de Malthus, com o crescimento da população em progressão geométrica e a produção dos alimentos crescendo, a tendência é a fome, evitando o crescimento da populacional, é que seria preciso adotar medidas, como o controle de fertilidade.

Luana Cristina 2ºA

Anônimo disse...

Malthus é conhecido pela formulação a respeito do futuro da humanidade. Ele considerava a pobreza como um destino no qual o homem não pode fugir, é que as espécies de pragas foram necessárias para regular a população.
Segundo ele com o crescimento da população a produção de alimento também crescera, que a tendência é a fome, criando barreiras ao crescimento populacional.

Larúbia de Jesus 2ºA

Karen Moraes disse...

Segundo Thomas Malthus, as guerras, epidemias, pragas e catástrofes, deixaria de ser um recurso ruim, passando a ter certa utilidade para a população. Já que futuramente, devido ao excesso da humanidade, teríamos que enfrentar vários problemas, colocando como evidência, a fome. Ao meu ver, não discordo e nem concordo plenamente com a crença de Malthus. Deveria ter pensado que com tantas catástrofes ou algo derivado, seria mais complicado ter que contruir cada país novamente. Então, ao meu pensar, acredito que não necessariamente pragas, guerras ou epidemias seriam o melhor para a população. E sim, governos mais organizados e responsabilizados em impor novas regras, como limites de filhos que cada família poderá ter, assim diminuindo a taxa de natalidade, ações contra quem fazem queimadas e desmatamentos, provocando a agricultura e também, penalidade de morte em todos os países, principalmente no Brasil, assim não sobraria tanta gente desnecessária, como vem ocorrendo nos últimos anos. E se ainda houver problemas com a fome, devemos tomar atitudes em não desperdiçar tantos alimentos. Caso ocorrer como havia dito, acredito que teríamos menos problemas futuramente.
Karen Moraes 2º A.

Maria Luiza Brito disse...

Thomas Malthus procurou alertar, com sua teoria, sobre os problemas gerados pelo elevado crescimento demográfico mundial. De acordo com sua teoria, seria necessário o controle da natalidade para que não ocorresse, num futuro breve, falta de alimentos e o aumento considerável da fome e da miséria no mundo.De acordo com Malthus, o celibato, o casamento tardio e o controle de natalidade em países pobres seriam as principais formas de combater o crescimento populacional desordenado.
Maria Luiza 2ºA

Gisele Reis - 2ºA disse...

De acordo com Thomas , seria necessário um racionamento de comida , e certas medidas para a diminuição da população , até mesmo abstinência
sexual , para evitar o crescimento da população .. caso contrario haveria uma grande crise de fome !

Unknown disse...

Segundo Malthus, as epidemias e as pragas foram necessárias para regular a população, porém a fome continua aumentando. Acredito que deveria haver uma dedicação maior dos governantes em criar recursos e aplicá-los para dar um fim a esse problema, orientações e incentivo financeiro para conscientizar a população a ter 1 ou 2 filhos e oferecer condições de vida digna para toda a população.

Luiz Carlos da silva Neto.2°F

Anônimo disse...

Segundo Thomas Malthus, de acordo com sua teoria a população mundial cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética. Estes cálculos eram feitos utilizando a Lei de Malthus, conjunto de fórmulas matemáticas que tinha como objetivo projetar o crescimento populacional no curto e médio prazos. A teoria malthusiana explicava, desta forma, a existência da fome, pobreza e miséria no mundo. Apontava como uma das principais soluções o controle de natalidade, apontava também as guerras e as catástrofes como fatores que diminuíssem a população. Para Malthus, uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza.
Concordo com ele, a população vem crescendo a cada dia mais, e chegará um tempo em que não haverá alimentos e nem recursos naturais para suprir as necessidades de todos. Acho uma opção ótima a do controle de natalidade e não gerará desgraças, assim como nas guerras e nas catástrofes. Temos que pensar muito nesse conceito ainda, e percebermos que Malthus tinha uma forma de pensamento positiva, porque hoje em dia a população vem crescendo em grande numero.
Ana Luíza Ferreira Barreto 2º A

Anônimo disse...

Apos conhecer a teoria, chegui a conclusão que eu não sou muito a favor à teoria de Malthus, isto porque, culpar a população pela sua própria pobreza e pela dificuldade do crescimento econômico de um país não é muito lógico.
Larissa Assis Pedrosa 2°A

Anônimo disse...

eu concordo com a teoria de malthus, acredito que se tivesse um controle de natalidade, poderia evitar o aumento da fome e a pobreza,o governo deveria tomar atitudes para que a população não ultrapasse a produção de alimentos. Marcela Guimarães 2°A

Anônimo disse...

Não , Malthus dizia que a população se duplicaria a cada 25 anos o que não ocorreu , sendo que ele alem de economista era pastor de uma igreja anglicana , onde ele era avidamente contra o uso deanti-consepcionais , sendo assim para Malthus so poderiam ter filhos auqeles que possuissem uma terra sua para cultivar , ele dizia qu a superpopução seria a causa da pobreza e da miseria , sendo que hoje temos provas concretas de que isto não e verdade , ois a pobreza e gerada pela ma distribuição da renda .
Victor Augusto 2ºF

Anônimo disse...

Com o aumento da população acelerado a fome seria inevitável porque a produção não iria acompanhar o progresso
E que umas das únicas opções pra a diminuição em proporção do crescimento seria uma guerra ou doenças terminais. Tentei fazer o comentário mas o mesmo não foi carregado.
Sara Mendanha 2°A

Anônimo disse...

Thomas Robert Malthus foi um economista Britânico, que percebeu o grande crescimento populacional e assim procurou alertar a importância do controle da natalidade, alertou também que com isso teriam a falta de recursos alimentícios para a população, gerando assim a fome.
Essa seria a realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade. Esse controle, no caso da população humana, vem sendo acontecendo com guerras, doenças e miséria.
Thaís Rodrigues do Prado 2°C

Anônimo disse...

Thomas Robert Malthus ele acha que com o aumento da população causaria fome , porque ia ter pucos alimentos,ele tambem queria que houvesse uma punição para quem tivesse mais de 2 filhos , isso eu acho certo porque tem mulheres que saiem arrumando filhos e não tem condição nenhuma de sustentar , acho que devia ter um acordo com o governo de uma multa , mais de morte eu nao concordo !

IVAN COELHO BRAGA 2ºD

Unknown disse...

A COMPARAÇAO de thomas robert malthus A CHARGE e que catastrofe ela e super bastaste natural e que deixa de ruim e passa a ter certa utilidade na dinamica demografica de determinados paises.A BIOGRAFIA segundo ele thomas robert malthus era necessario peceber que ela utilizado para adotar medida positiva enbora que eles acham que a guerras e outras catatrofes,atuavam de forma mais facil de entender o que a contudente para a reduçao populacional.os criticos posteriores thomas nao levou em contaa influencia da evoluçao tecnologia na produçao agricola,a tendencia e a ;fome´´,criando barreiras ao crescimento populacional,diz-se o ´´thomas robert malthus´´.NOME;BEATRIZ REIS FRANCA.2ºC

Unknown disse...

a charge de Thomas Robert Malthus, catástrofe ela é super natural e deixa de ser ruim e passa a ter certa utilidade na dinâmica demográfica de determinados países. a bibliografia segundo ele era necessário perceber que era utilizado para adotar medidas positivas e preventivas. embora que ele acha que a guerra e outras catástrofes atuavam de forma mais fácil de entender o que a contundente para a redução populacional. os critérios posteriores de Thomas Robert Malthus não levou em conta a influencia da revolução da tecnologia na produção agrícola. a tendencia é a fome criando barreiras ao crescimento populacional diz-se Thomas Robert Malthus. BEATRIZ REIS FRANCA 2ºC.

Anônimo disse...

Segundo Thomas, se a população cresce num nível desenfreado, mas os recursos para manter essa população num nível de vida estável, todas as catástrofes que ocorres no decorrer do tempo, não são de todo um mal. A duas formas de se pensar, e a de Thomas não pode ser considerada errada, nem certa. O ponto de vista dele, revela que se um país, ou um estado, ou até mesmo o mundo, não tem capacidade para manter uma população com igualdade, gera revoltas e guerras, o que resulta na fome, na falta de serviços e faz com que muita das vezes as guerras, pragas sejam a melhor solução para que o mundo fique '' melhor dividido '' e assim possa de uma forma justa, abrigar todos sem que pra isso, haja fome, ou qualquer outro tipo de desgraça!
Kelly Santos - 2°D

Anônimo disse...

Segundo Malthus para evitar as epidemias, guerras e outras catástrofes seria preciso adotar medidas positivas e preventivas, como o controle de vertilidade e acreditava que a guerra e outras catástrofes atuam de mais contundente para a reduçao populacional.Ele acreditava que a soluçao seria a restriçao dos programas assistenciais publicos entre outras
LARISSA EDUARDA 2°C

Anônimo disse...

Para Thomas Mhatus’ a população cresce mais rapidamente que a produção de alimentos’ eu entendi que a população cresce rápido de mais e não ha alimentos suficientes para atender o dobro da população, isso vai piorar com o passar dos tempos.
‘’Diante dessa constatação e para evitar uma “catástrofe”, Malthus propôs uma “restrição moral” aos nascimentos, o que significaria: proibir o casamento entre pessoas muito jovens; limitar o número de filhos entre as populações mais pobres; elevar o preço das mercadorias e reduzir os salários, a fim de pressionar os mais humildes a Ter uma prole menos numerosa’’ isso eu não acho justo por mais que esse problema seja preocupante ele não tem o direito de impor essas regras não! Ai só por que e rico pode ter mais filhos que o pobre? Tinha que ser direitos iguais, e não adianta proíbe o casamento por que sem casa ele pode continua tendo filho do mesmo jeito.
Laryssa Maciel 2°D

Anônimo disse...

Thomas Robert Malthus, era uma pessoa bastante pessimista. Em 1798, Malthus publicou anonimamente seu " Ensaio sobre a população ". Malthus é conhecido pela formulação a respeito do futuro da humanidade, ele acha que quanto mais a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética a tendência é a fome, criando assim barreiras ao crescimento populacional como uma forma de resolver esse problema. Segundo ele era preciso adotar medidas positivas e preventivas como o controle de fertilidade, mesmo achando que a guerra e outros tipos catástrofes resolvessem de uma melhor forma a redução populacional. Uma melhor solução para evitar epidemias , guerras e outras catástrofes provocadas pelo excesso da população, consistiria segundo ele, na restrição dos programas assistenciais públicos de caráter caritativo e na abstinência sexual dos membros das camadas menos favorecidas da sociedade.

Larissa Dantas Monteiro 2°G

Anônimo disse...

Malthus elaborou uma teoria na qual a população iria crescer tanto que não seria possível produzir alimentos para todos, devido ao grande número de pessoas no planeta, gerando assim fome e miséria. Segundo ele, o mundo deveria sim ter epidemias, doenças, guerras e também propôs uma política de controle da natalidade, com objetivo de controlar esse crescimento.Como uma forma de controlar a taxa de natalidade, acreditava que era necessário a proibição de casais muito jovens terem filhos, controlar a quantidade de filhos por família e aumentar o preço do alimentos, forçando as populações mais pobre terem menos filhos.
Mayara Martins 2ano G

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Thomas Robert Malthus que era uma pessoa q gostava de escrever, uma vez em 1798 publicou como anonimo um ensaio sobre a população;ele que casou-se em 1804 e em 1805 se tornou professor de historia.
Segundo ele, seria preciso adotar medidas positivas e preventivas, como o controle de fertilidade, embora acreditasse que a guerra e outras catástrofes atuavam de forma mais contundente para a redução populacional.
Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo criticada e aplaudida.
Geraldo Vinicius 2ºB

Anônimo disse...

Para Thomas Mhatus a população cresce mais rapidamente que a produção de alimentos. A populaçao e mais q o dobro de alimentos no mundo e pode aumentar com o passar do tempo.Para evitar isso Mhatus propos uma restricao limitar o número de filhos entre as populações mais pobres; elevar o preço das mercadorias e reduzir os salários, a fim de pressionar os mais humildes a Ter uma prole menos numerosa proibir o casamento entre pessoas muito jovens
Matheus Eduardo 2D ;)

Unknown disse...

Ele criou a teoria em que ele acreditava que o crescimento populacional impediria o desenvolvimento,pois quanto maior a população maior a quantidade de gastos,alimentação e etc.
LAVINIA BATISTA 2º G

Anônimo disse...

Malthus conhecido por seus conceitos negativos, tanto objetivos sobre o futuro da sociedade, acredita que o aumento da população é o fator principal no qual gera a escassez de alimentos causando a fome, impondo assim dificuldade no crescimento populacional. Segundo ele o controle da fertilidade seria uma das medidas que ajudaria nessa questão, olhando pelo lado negativo acreditava que as guerras e outras tragédias influenciavam também na redução populacional. Sem levar em conta que com o avanço da tecnologia a produção agrícola se tornaria mais simples e banal. Enfim olhando por alguns pontos eu concordo da forma que ele julgou que as epidemias, pragas e guerras foram essenciais para o controle da população, principalmente na questão da abstinência, determinando limites sobre a quantidade de filhos. Thalita Oliveira 2ºG