sábado, 19 de julho de 2014

UMA NOVA "COPA" - A "COPA DAS URNAS"

Após o resultado frustrante da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, temos um outro jogo o qual não poderá de forma alguma ser frustrante. Aproxima-se o momento de sufragar o voto nas urnas de outubro próximo e o Brasil retorna ao clima eleitoral que, nos últimos anos parece ser, felizmente, uma constante na vida nacional. Encerrando o longo jejum das urnas, no balanço final, reencontramos o estado democrático de direito e este reencontro tem sido de longe, o maior beneficio extraído das urnas. Em um primeiro momento buscávamos nas urnas os salvadores da Pátria, de todas as cores e matizes ideológicas: os candidatos, por suas vezes, apresentaram com toda parafernália tecnológica existente, seus projetos para erradicar a miséria e a pobreza, promover o desenvolvimento regional, elevar o salário mínimo a um plantar decente, alavancar o país ao desenvolvimento pleno.

No entanto, a esses candidatos faltou a plataforma essencial: salvarem-se a sí mesmos do bacilo da corrupção e do vírus corporativista, fazendo com que todos representassem interesses claros ou ocultos, conforme cada caso, e enterrando a tênue esperança que somente o estado de direito poderia propiciar. E assim chegaremos a este 3 de outubro tendo como plataforma unânime de todos nada menos que a proposta da honestidade pessoal, do zelo e seriedade pelo bem público, quando tais pressupostos deveriam ser o mínimo exigido para qualquer cidadão digno de ser alcunhado por este nome. Com efeito, ser honesto e ter espírito público não deveria ser característica de postulantes e mandatos populares, mas antes, ornamento de caráter tanto para o cidadão comum quanto para os seus líderes e representantes...  

(Fonte: www.cidadaodomundo.org/ensaios-e-cronicas - Adaptado por PEDROSA, Vicente)

Caro aluno: Debatemos em sala de aula o quanto é difícil escolher um candidato para governar nosso Estado e nosso País. No entanto, é importante fazer tal escolha. Anular ou votar em branco é covardia, é fugir e se isentar da responsabilidade de cidadão. Por outro lado, todo cenário da política brasileira nos revolta e nos destimula. Não sabemos a quem confiar o nosso voto. Que perfil deve ter o candidato ideal? Pergunta fácil de responder, porém difícil de encontrar um candidato com tal perfil. 
Reflita um pouco sobre toda esta questão e exponha suas ideias em um pequeno texto de no mínimo sete linhas. Atenção com a ortografia e linguagem utilizada. Por favor não cite nome de candidatos, a ideia aqui não é esta. Apresente apenas as suas ideias sobre o assunto. Lembre-se de colocar seu nome e turma. 
Bom trabalho!  

29 comentários:

Anônimo disse...

Uma canditado ideal,primeiramente deve cumprir com o que prometeu e nao comprar foto pra que ganhe,deve fazer bem para cidade e atender as necessidades da cidade e do cidadao,e de preferencia nao ser corrupto...
Tayna Martins 2°C

Unknown disse...

Sabemos que o candidato ideal não existe. Os atuais candidatos a presidência são conhecidos da população e não fizeram um trabalho satisfatório em seus últimos mandatos. O fato de não ter o candidato certo, não significa que não temos idéia de como seria um. Alguém que reunisse juventude, novos ideais e idéias se encaixaria perfeitamente. Conhecer os problemas da população é muito importante para tentar resolve-los. Precisamos de um representante do povo, que tenha consciência que o sistema é muito defasado. Antônio Souza, 2º c

Anônimo disse...

Eu concordo com a tayna

Unknown disse...

Eu concordo plenamente totalmente inteiramente conclusivamente que precisamos de um um governante mais atento as necessidades da sociedade ... precisamos mudar o país com nossas mãos


Ian victor - 2°c

Anônimo disse...

Eu acho que o Brasil precisa sair da mesmice política que sempre existiu deve-se abrir espaço para novas vozes,o país precisa de novos rumos antes q seja tarde. A copa foi apenas o reflexo do Brasil nos dias de hoje 7= falta de: saúde,educação,moradia,esportes,cultura,saneamento básico e honestidade e esses 7 problemas por culpa DILMA pessoa!!! 7X1. Leonardo/ 2C

Anônimo disse...

Em épocas passadas, quando a humanidade ainda estava ligada à Luz, os regimes de governo também eram diferentes. Na Caldéia, em Sabá e no Império Inca vigoravam a verdadeira arte de governar, em consonância com as Leis da Criação. Poder-se-ia chamar esses regimes de autocracias, porém com diferenças fundamentais em relação ao conceito que se tem hoje desta forma de governo.
Mario Andre turma: 2 ano A

Anônimo disse...

A copa acabou agora são as eleições que temos que pensar, em quem votar e se podemos confiar.Os candidatos todos nao podemos confiar mas avaliar o que cada um pode nos oferecer. Um candidato para se eleger tem que pensar por todos e cumpri com as promessas e responsabilidades que vai exercer.
Ana Luiza França Braga 2anoA

Anônimo disse...

Legalize já! _\|/_

Anônimo disse...

Com a proximidade das eleições, muitos eleitores ficam em dúvida. E se perguntam se existem um candidato ideal... Pode até existir um entre muitos, mais de nada adianta somente um candidato ser ideal se os outros não forem também. O Brasil precisa de um governante que seja capaz de fazer e cumprir suas promessas, com o intuito de melhorar as condições do nosso país,acabando com a desigualdade. Thaís Rodrigues do Prado 2 ºC

Anônimo disse...

Um bom candidato ao se eleger, deve cumprir com suas promessas e fazer mais do que prometeu,pois ele se candidatou para exercer essa funçao.Corruptos infelizmente todos sao,mas na hora de votar-mos devemos pensar duas vezes antes de colocar- mos nas maos de uma pessoa que mal conhecemose que nos prometeu investir em educaçao, saúde e segurança o nosso país. Rodrigo fernandes 2° A

ELAINE disse...

Na minha opinião um candidato ideal deve ter ficha limpa , um bom desempenho na vida politica deve fazer uma boa proposta de campanha focar em todos os problemas da sociedade , e cumprir em seu mandato tudo o que prometeu .
ELAINE 2E

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Se os presidentes não fossem corruptos,acredito que o Brasil estaria em um nível de desenvolvimento próximo ao dos EUA, os candidatos não devem somente prometer ,mais cumprir as promessas,pois o nosso voto decidirá o futuro do Brasil!!!
O dinheiro publico foi desperdiçado na construção de estádios para a copa,quando devia ser usado em áreas de saúde, mesmo usando o dinheiro nos estádios o Brasil não venceu a copa,perdeu de maneira absurda,o que frustrou ainda mais os brasileiros,que já haviam feito protesto contra a copa,por isso devemos escolher bem à quem dar nosso voto!!!
Vitor J. 2A

Anônimo disse...

Para mim um candidato ideal tem que ser sincero , acima de tudo que não seja corrupto, que mostre a todos que seu objetivo é melhorar o país e não atrasalo, duvido muito que existam pessoas com essas capacidade para governar o nosso país, espero estar errado.!
Samuel Itallo 2°f

Unknown disse...

Nome: Rayane Lima N°: 27
Turma: 2°A
Uma forma de identificar o perfil do candidato, encontra-se no seu passado, na sua vida em comunidade.Para um candidato ideal, o principal atributo é ser honesto e ter compromisso com a população. A população tem estado decepcionada com os políticos. Escândalos fazem com que a credibilidade do candidato e a confiança da população seja perdida.

Unknown disse...

eu acho que o candidato ideal nao ira ter, mas sim um candidato quase ideal, isto e claro antes de ser eleito pois depois de eleito o poder lhe sobe a cabeça e ele esquece do povo e começa com a praticar corrupção,mas o minimo requisito que um candidato quase ideal poderia ter e cumprir o que ele falou para se eleger e tentar ser o mais discreto possível em seus sistemas de corrupção, pois candidato que nao ira roubar eu acredito que nunca ira ter,pois o que começou errado dificilmente ira se endireitar.FABIO ANTONIO 2E

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na política temos problemas graves, como a falta de comprometimento e a mentira. Mas não devemos fugir do nosso dever, que é votar consciente.
Mas como ? Votar consciente é saber de tudo um pouco do que o candidato está propondo e principalmente do que ele promete fazer pelo estado ou país no caso.
Um bom voto é aquele que decide da melhor forma o melhor para o nosso país.
Por isso é muito importante conhecer bem o "dito cujo" que nos representará após as eleições.

LUANA DE OLIVEIRA SOUZA SOARES, 2º E.

Unknown disse...

para mim o canditado teve ter compromisso,cumprir as promessas e não ser corrupto
laura aparecida 2*f

Sara Oliveira 2°A disse...

Bom, na minha opinião, hoje em dia é muito difícil termos candidatos bons que podemos votar confiavelmente pois infelizmente quase todos os nossos candidatos são corruptos e ladrões. Mas sabemos também que não podemos simplismente anular nossos votos diante dessa triste realidade, temos que procurar fazer justiça e votar conscientemente para assim os governos verem que nossa sociedade está a procura de candidatos que procurem atender de maneira satisfatória todas as necessidades básicas para um país melhor.
Sara Oliveira 2°A

Anônimo disse...

Iniciando a tese de que o Brasil é o pais que tem uns dos impostos mais caros. Podemos afirmar que o com a falta de infraestrutura, recursos médicos,desleixo com o meio ambiente e etc, o governo não sabe administra o dinheiro publico,e pior, roubam na cara dura. o bRsil poderia ter estrutura para ser uns dos países mais rico, mas a realidade é outra.
Então como ter confiança em um candidato? como podemos saber, que nosso voto não sera em vão?
Para inicar-mos,podemos persquisa o passado de cada candidato, ver quais foram as melhoras feitas por ele(a), e claro, pesquisa a ficha suja de casa um. E assim vamos conhecendo cada um, e no final, saber se o nosso voto pode ser dado a tal candidato.
Thais Moreira Lima. 2°F

Anônimo disse...

nao existem nenhum candidados ideal so corruptos que nao gostam de ajudar as pessoas nessesidades da nossa sociedade toda e principalmente os pobres que precisa de moradia,saude,educaçao e eles nao gostam de ouvir as ideias dos jovens entao a gente tem que saber quem que vai votar para ajudar bem a nossa sociedade sim ou nao ok gente bjs beatriz reis franca 2 ano c.

Anônimo disse...

Comparado a outros países, o Brasil elege candidatos que nem passaram da quarta série, ou então são analfabetos . Já em países como Estados Unidos, os candidatos são formados em faculdades renomados, com atividades extra curriculares. A diferença começa ai, antes de votar todo bom eleitor deveria pesquisar sobre o candidato que pretende votar. Ao meu ver, boa parte da população iria votar nulamente, pois não existe candidato perfeito .Então como é obrigatório escolher, a melhor opção é votar no que tem menos porcentagem de ganhar . Mais o Brasil é esse, a cada passo pra progressão são mais dois passos para trás.
Amanda 2·F

Anônimo disse...

Bom, na minha opinião os candidatos eleitos primeiramente tem que cumprir com o que foi dito e fazer até mais que isso, não ser um corrupto (que eu acho meio difícil). Estão muito preocupados em investir em futebol ou coisas do tipo, e estão esquecendo que primeiramente temos que investir na saúde quanto na educação, porque é o que estamos mais precisando. LORRAINE MARTINS 2A

Anônimo disse...

Acredito eu que não há candidato ideal esse ano, pois os "preferidos" não fazem nem o que é necessário. Larissa Pedrosa 2A

Elen Eduarda disse...

Bom, na minha opinião a questão de ter candidatos ideais é muito complicado, talvez seria pensar em eleitores ideias, aqueles que pensam em como votar.Que não pensam em si, ou só em um determinado assunto,ou que não pensem no candidato como pessoa fisica, e sim como aquela pessoa que possa ou vai fazer algo de bom ao pais. O problema do brasileiro é que não sabem dividir as coisas e separar o que é bom ou ruim, sempre pensam separadamente, só em um determinado ponto. Talvez o pensar coletivo ajudaria mais.
Elen Eduarda, 2º A

Anônimo disse...

Temos uma grande responsabilidade nas mãos, devemos ter cuidado ao votar. Que devemos dar o nosso melhor, a copa do mundo passou e o Brasil não se deu bem, agora seria a vez de mostrar algo bom de nosso pais. Saber colocar na balança as promessas e também as coisas ruins que cada candidato fez. É votar no menos pior.
Sara Mendanha, 2º A

Anônimo disse...

O candidato ideal pro Brasil não temos mais menos assim devemos votar consciente no caso no menos pior
Depois da copa vai ser difícil a Dilma ganha eleições
Barbara Brennan 2A

Anônimo disse...

Candidato ideal não existe, sempre há alguns com suas falhas e defeitos. Estudar eles seria o ideal, sem pensar em uma determinada característica, pensar no todo. Saber separar e entender as propostas vai do eleitor.
Davi Fernando, 2° A