domingo, 26 de outubro de 2014

BOVINOS: INOCENTES OU VILÕES DO AQUECIMENTO GLOBAL

No quarto bimestre estamos debatendo sobre as confusões que ocorrem entre os conceitos de efeito estufa e aquecimento global. Dois temas que tem muito haver um com o outro, porém, possuem conceitos distintos. O efeito estufa como bem sabemos, trata-se de um fenômeno natural e necessário para que o clima da Terra seja favorável à vida. Sem ele, muitos locais do planeta não seriam habitados, por não apresentar condições para isso.

Já o aquecimento global é um problema climático que vem se agravando cada vez mais. Ele é causado pelo excesso de emissões de gases poluentes na atmosfera, que tornam o efeito estufa exagerado, causando um aquecimento superior ao necessário. Assim, inúmeros consequências ocorrem, como: derretimento das geleiras, secas de rios, lagos e florestas, aumento do nível dos mares e oceanos, calor excessivo na maioria dos países, entre outros.

Outro fato relevante a se considerar é que muitas e muitas teorias sobre o aquecimento global são consideradas e desconsideradas. Há muitas especulações sobre o assunto que é amplo e pouco conhecido de fato. Um bom exemplo, é a criação de bovinos. Segundo pesquisas, esta prática é muito prejudicial, visto que os animais emitem gás metano e isso agrava ainda mais o aquecimento global. Contudo, recentemente, a ONU, declarou que segundo pesquisas, os bovinos não são tais vilões. 

Assista o vídeo sobre o assunto e em seguida faça um comentário expondo seu ponto de vista. Não se esqueça de colocar nome e turma. Valor 1,0 ponto extra. Bom trabalho!


32 comentários:

Anônimo disse...

O texto foi objetivo e necessário, foi possível diferenciar e reter informações . Hoje em dia apesar de muito abordado não se ver uma solução pra tanta poluição e emissão de gases na atmosfera, o que se deve fazer é cada um fazer a sua parte poucas ações, mais se cada um tivesse consciência e colocasse em pratica isso ja seria um benefício para o ambiente e para as futuras gerações.

Amanda 2·F

Anônimo disse...

Acho que, ja nao é possivel acabar com a poluiçao no mundo , mas ainda da pra , minimizar ela , como se fala no vedeo , para que as futuras geraçoes possa ter um planeta, menos destruido.


matheus 2-D

Anônimo disse...

A criação de gado tem grande impacto ambiental, a criação de animal para consumo humano, degrada a terra, e cerca de 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animal; sendo responsável por 40% do desmatamento de florestas, o rebanho bovino brasileiro apresenta 161 milhões de cabeças, sendo insuficientes os pastos para alimentá-los. Os bois têm o corpo compacto, a cauda longa e cascos fendidos. O boi alcança em média 1,5 m de altura. As vacas pesam de 400 a 900 kg. Os touros podem pesar 900 kg ou mais. Este peso torna o solo infértil, sofrendo um compacta mento, além da emissão do gás metano. Deve-se mencionar a possibilidade de o Brasil, nos próximos anos, se fortalecer como fornecedor mundial de carnes, com reflexos na captação de divisas para o País, além do potencial de incremento de consumo de carne bovina no mercado interno. A solução para este problema não é parar de comer carne, mas sim ter consciência de como consumi-la; e intercalar os dias. De modo que a criação de gado poderá ser diminuída.

2 ANO G / Número 29

Anônimo disse...

Os gados bovino contribuem sim para o agravamento do aquecimento global , com a grande demanda de criação de bovinos liberam mais gás metano . Mas e um dos alimentos mais consumidos por quase toda a população , não podemos viver sem ; E a outros fatores que agravam o aquecimento global como combustíveis , fumaça de carros e fabricas, queimadas entre outros que podem ser combatidos . não podemos acabar com toda poluição do mundo mas podemos minimiza-la para que nossa futura geração desfrute do que desfrutamos hoje em dia .
ELAINE 2E

Unknown disse...

os gados contribuem sim para o agravamento do aquecimento global pois alem da emissão de metano ele ainda faz uma grande compactação do solo,logico que de todos os maus esse pode ser o menor pois nada ira se comparar com as industrias e os automóveis querendo ou não os gados sempre terá sua parcela de contribuição para o agravamento do aquecimento global.
Fabio antônio 2E

Anônimo disse...

O agravamento do aquecimento global também leva em conta os gados, pela emissão de metano, mas não só como os gados e como as industrias que liberam mais gases poluentes, o problema não ira parar de um dia para o outro, mas se todos tiverem um pouquinho de conciência do tal problema, conseguimos pelo menos amenizar, pois o ser humano também não podem colocar a culpa total nós gados,pois nós usufruirmos do mesmo! Luisa Morais 2 ano-2D

Anônimo disse...

Nos últimos anos tem-se, aumentado cada vez mais o aquecimento global. A criação de bovinos pode acarretar o problema, mais não piorar. Pois como é falado no vídeo sem a criação destes a produção da carne, do leite e seus derivados sofreria uma deficiência.
É preciso pensar em muitas medidas para tentar minimizar os efeitos do aquecimento global, melhorando as condições de vida na Terra.
Thaís Serra 2°B.

Anônimo disse...

O esfeito estufa, como foi dito nas aulas, é necessário para a sobrevivência humana. O que vem causando esses grandes impactos, como até mesmo o calor "insuportável" que passamos é o aquecimento global. Mais por outro lado, o gado bovino tem grande importância para nossa sobrevivência, porque precisamos das proteínas do leite e da carne. Então temos que procurar outra maneira de solucionar o problema do aquecimento global. Como evitar que ocorram queimadas, evitar a emissão de gases emitidos por veículos e indústrias, etc.
Gabriely Tamires 2ºE

Anônimo disse...

Os bovinos são inocentes, não podemos e não devemos,jogar a culpa na emissão de gases que é transmitida por eles (bovinos), primeiramente que não precisamos de tantos animais assim, para há nossa sobrevivência. Em segundo lugar tiramos florestas, matas, para fazermos pastos, acabamos com a vegetação que poderia nus ajudar contra o aquecimento global, mais em vez disso só desmatamos mais.
Precisamos diminuir na poluição das indústrias, diminuir na frota de veículos em todo o globo, e parar de consumir tanta carne assim, só assim teremos mudanças, para combatermos o aquecimento global na Terra.
Philipe Ribeiro - 2ºE

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O impacto da população de bovinos sobre o meio ambiente é muito grande. o gás liberado através dos intestinos desses animais é responsável por grande efeito maligno na camada de ozônio. Esse gás chega a ser 30 vezes mais potente que o dióxido de carbono liberado pelo escapamento dos carros. Além disso é muito prejudicial a saúde humana.
Uma grande solução seria diminuir a população desses animais, o que diminuiria em muitas vezes a liberação desses gases, e consequentemente a destruição da nossa camada "protetora" dos raios solares.

Luana de Oliveira Souza Soares
2º E
Nº 27.

Anônimo disse...

Esse problema não pode ser acabado mais sim diminuído, e há mais coisas que agravam esse problema e que podem ser reduzidos, como a queima de combustíveis fósseis por parte das industrias, usinas termelétricas e veículos.
Milena 2C

Anônimo disse...

Em minha opinião os animais pode colaborar sim, mais não com tantas proporções como estava seno dito, nós seres humanos que deveriamos colaborar e nos preocupar cada dia mais, cada um pode sim fazer sua parte, com poucas ações.O texto e o video nós ajuda muito pois deixa bem claro que os animais não tem culpa desse acontecimento.

Pedro 2º-A

Anônimo disse...

eu acho que na hora de que as pessoas tem que ter um pouco de conciencia de a poluiçao esta prejudicando o planeta parar de jogar lixo nas ruas,para poder melhor o mundo, parar de queimar os combustiveis fosseis usinas termeletricas e veiculos so as coisas vao melhorar realmente.beatriz reis franca 2 ano c.

Unknown disse...

os BOVINO NÃO são AS CUSA DOS AQUECIMENTOS GLOBAL E SIM OS SERES HUMANOS ELES BCAUSAM A POLUIÇÃO ATMOSFERICA E ASSIM VAI OCORRENDO O AQUECIMENTO GLOBAL OS HUUMANOS ACHAM QUE SÃO OS BOVINOS MAS ELES NÃO TEM MUITOS A VER COM O AQUECIMENTO GLOBAL
WELLISON JUNIOR 2ANO TURMA A

Unknown disse...

OS BOVINOS SÃO INOCENTES POR QUE ELES NÃO AFETAM MUITOS O MEIO AMBIETE E POR ISSO NÃO DEVEMOS COLOCAR A CULPA NOS BOVINOS . Hoje em dia apesar de muito abordado não se ver uma solução pra tanta poluição e emissão de gases na atmosfera, o que se deve fazer é cada um fazer a sua parte poucas ações, mais se cada um tivesse consciência e colocasse em pratica isso ja seria um benefício para o ambiente e para as futuras gerações.
lorena rayane 2ano a Turma a

Anônimo disse...

De acordo com a onu os bovinos nao sao os viloes, muitas pessoas falam que a onu esta errada, pois os bovinos sao grandes peodutores de gas metano, o gas metano ajuda a aumentar o efeito estufa, mas ninguem lembra que os carros e as grandes empresas sao produtores de gases poluentes,, podemos concluir que mesmo os bovinos produzindo o gas metano, os grandes viloes somos nós.
Mario andre
N°- 24
Turma: 2°A

Unknown disse...

O texto acusa os bovinos por serem responsáveis pelo aquecimento global,por produzirem gás metano, não concordo com isso,pois os únicos responsáveis somos nós,que mais poluímos os ar com automóveis,fabricas,etc,se as empresas não pensassem somente em lucro,mais também em nosso planeta,acredito que o aquecimento global não estaria em um nível tão elevado como nos dias de hoje!!
Nome:Vitor Junio de Matos 2ºA

Anônimo disse...

Os gados bovino contribuem muito para o agravamento do aquecimento global,mas na minha opiniao eles não são tão viloes assim como falão,Aculpa e das pessoas que não tem a conciencia do que fazem ,acabar com a criação do gado nn da ,pois muitas pessoas vivem com a renda dos bovinos e muitas pessoas consome os produtos fornecido por ele ,mais se cada um tiver sua consiencia evitano outros tipo de poluentes muita coisa ira mudar
Laryssa Maciel Nº21
2°D

Anônimo disse...

Aquecimento global e Efeito estufa são dois temas de suma importância no âmbito ambiental, necessitamos seriamente de solucionar seus excessos e minimizar os impactos.
Matheus Sans - 2C - 13

Anônimo disse...

os gados contribuem sim para o agravamento do aquecimento global pois alem da emissão de metano ele ainda faz uma grande compactação do solo
Os bovinos são inocentes, não podemos e não devemos,jogar a culpa na emissão de gases que é transmitida por eles
Ah culpa é nossa por não respeita a natureza

Barbara Brennan 2A

Anônimo disse...

Ao ler o texto e ver o vídeo observasse que o gado é de grande importância para o aquecimento global e também são culpados de emitirem gás metano. Acredito que nos seres humanos, poluimos muito mais em nosso dia a dia, do que eles.
Larissa Assis Pedrosa - 2°A

Anônimo disse...

Mediante ao texto “BOVINOS: INOCENTES OU VILÕES DO AQUECIMENTO GLOBAL’’,tenho como conclusão em relação á meu ponto de vista que os bovinos podem ser considerados como vilões do aquecimento global, devidamente ao gás metano e que de acordo com á sua proporção de demanda, essa liberação podem ser aumentada gradativamente.No entanto visto que não há uma solução conclusiva e menos árdua,sobre como evitar essa ação dos bovinos. Cabe então os seres humanos fazerem sua parte para que podemos assim, evitar uma boa parte desse aquecimento global.Basta ser mais consciente quanto ao consumo ,principalmente de combustíveis fósseis, tal como a gasolina.
Evitar derrubar árvores e consumir produtos que o façam. evitar a erupção de vulcões, pois eles liberam muito CO2 na atmosfera..
Dara Luiza 2G (Nº-5)

Anônimo disse...

A carne bovina tem sim sua parcela de culpa no aquecimento global, mas nós seres humanos,não podemos nos esquecer que na realidade os verdadeiros culpados somos nós.Se não consumíssemos tanta carne,não seria preciso tamanho desmatamento para criação de gado e nem existiria essa enorme demanda de gás metano.Não é necessário tonar-nos algum tipo de vegetariano,mas apenas diminuir o consumo já faria uma enorme diferença.
Natália Vianna-2G

Maria Luiza disse...

Não acho que o gás metano faça tanto mal assim a atmosfera , talvez eu esteja enganada, porém tem muitos outros fatores que se não forem diminuídos não vai fazer diferença alguma a diminuição na criação de bovinos.Como mesmo mostra o vídeo , cientistas 'admitem' que ouve um exagero e que (...)''reduzir a criação de gado de corte e de leite só vai resultar na diminuição da oferta de carne e de leite para a população de todo globo''.
Acho que tem muitos outros impactos para se preocupar no momento como por exemplo a construção de uma usina hidrelétrica, lixo nos solos ex: aterro sanitário , gera gases e tem grande potencial poluentes, principalmente se infiltrar no subsolo e encontrar o lençol freático ou se escorrer para a superfície e atingir corpos de água ou nascentes, e muito outros mais.
Alis como já disse la em cima talvez eu esteja errada , mais isso aqui é só o meu ponto de vista.!

Maria Luiza F.Brito Turma: 2°A

Anônimo disse...

O efeito estufa é um fenômeno natural e é importante para manutenção da vida no planeta. Mas o aumento dos gases poluentes tem potencializado esse fenômeno natural, causando o aumento da temperatura. Já o aquecimento global é consequência do aumento da temperatura. Um dos maiores causadores desses problemas somos nós seres humanos que não nos conscientizamos com a diminuição da poluição dos rios, águas, atmosfera...
Thaís Rodrigues do Prado 2°C

Anônimo disse...

O efeito estufa trata-se de um fenômeno natural e necessário para que o clima da Terra seja favorável a vida, pois sem eles muitos lugares no planeta Terra não seriam habitados, por não apresentar condições para isso. Já o aquecimento global é um problema climático que vem se agravando cada vez mais por excesso de emissão de gases poluentes, que torna o efeito estufa em um nivel exagerado causando muitos danos.
Larissa Eduarda 2°C

Anônimo disse...

Bom, de certo modo os bovinos podem sim, ser considerados vilões. Como há a liberação de metano a partir dos sistemas digestíveis dos animais, certamente contribui para a intensificação do aquecimento global.Portanto, não adianta culparmos somente os animais, sendo que quanto mais consumirmos carne, maior será a criação bovina e maior será o número de desmatamento para tal prática. Uma mudança em grade escala não vai acontecer involuntariamente, sem incentivos. Devemos ter consciência de nosso consumismo e conscientizar todos. 2° ano G- 25

Anônimo disse...

Gisele Reis 2A
Minha seguinte visão e que sim , a criação bovina ajuda a agravar o aquecimento global , mas não e somente ela , a maior parte está nas indústrias , que somente visão os lucros . Porém devemos buscar soluções que no caso das indústrias seria uma produção mais concientizado visando o lucro , mas que não agredisse tanto o meio ambiente falo de uma produção sustentável , já no caso dos bovinos , acho que deveríamos buscar soluções nas rações ou nos suplementos dados como alimentação para os animais , e quem sabe assim ha uma diminuição da liberação de gás metano !

Karen Moraes disse...

Karen Moraes_ 2º A.
Acredito também que o gado tem uma grande porcentagem de culpa pelo resultado do aquecimento global. Pois como tenho aprendido, o gás metano, é um grande impacto para o planeta. Mas não devíamos enfatizar os problemas, e sim achar soluções para tais casos. E acho que cada pessoa devia conscientizar-se e consumir menos. Será propicio para a nossa saúde , além de ter uma grande economização no bolso de cada um. Até porque ninguém vive bem, sem as proteínas que a carne nos oferece, mas ninguém vive bem com o exagero dela. Seria uma catástrofe para grandes empresas que vivem sob os lucros de venda deste, mas não podemos pensar somente em capitalismo.

Anônimo disse...

O gado é um grande contribuinte para o aquecimento global pois é um dos grandes emisores de gás metano,mas n podemos deixarvde produzir gado pois é dele que vem a carne ,entao o melhor a fazer é achar uma solução para este problema.

Geraldo vinicius 2°B

Anônimo disse...

Na minha opniao o gado é um dos seres mais poluidores do planeta pois ele é solta uns dos gases mais poluidores do planeta ,o metano ,metano é um gás que agrava muito o aquecimento global,mas podemos mas não podemos deixar de comer carne,so por causa disso ,a carne é fonte de proteína. O que devemos fazer é achar ima solução para este problema.

Luis felipe 2°B