terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

E SE DE REPENTE VOCÊ ABRIR A TORNEIRA E NÃO CAIR MAIS UMA GOTA DE ÁGUA?



A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e na revista que está nas suas mãos — se você está lendo a reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é frequente — e, para piorar, a perspectiva para o futuro é de maior escassez. De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos. A seca que atingiu os Estados Unidos no último verão — a mais severa e mais longa dos últimos 25 anos — é uma espécie de prévia disso. A falta de chuvas engoliu 0,2 pontos do crescimento da economia americana no segundo trimestre deste ano.

A diminuição da água no mundo é constante e, muitas vezes, silenciosa. Seus ruídos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir. Das dez bacias hidrográficas mais densamente povoadas do mundo, grupo que compreende os arredores de rios como o indiano Ganges e o chinês Yang-tsé, cinco já são exploradas acima dos níveis considerados sustentáveis. Se nada mudar nas próximas décadas, cerca de 45% de toda a riqueza global será produzida em regiões sujeitas ao estresse hídrico. "Esse cenário terá impacto nas decisões de investimento e nos custos operacionais das empresas, afetando a competitividade das regiões", afirma um estudo da Veolia, empresa francesa de soluções ambientais.

Caro aluno, esta reportagem é de dezembro de 2012, porém, percebemos que é um tema atual e que a crise da água no Brasil está ficando cada vez mais séria. Que medidas nós enquanto cidadãos conscientes, podemos tomar no nosso dia a dia para evitar o desperdício e possível falta de água? Deixe seu recado sem erros ortográficos. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma. Bom trabalho!

6 comentários:

Unknown disse...

Para reduzirmos o consumo de água não basta só uma pessoa ajudar, todos nós temos que contribuir, cada um fazendo a sua parte.Por exemplo, fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça, pois uma torneira aberta pode gastar até 2,4 litros por minuto.Reduzir o tempo de banho para até 8 minutos, porque a cada minuto debaixo do chuveiro, você gasta de 3 a 9 litros de água.
É duro, mas é a realidade. o que se acreditava ser um recurso natural inesgotável está se esgotando, graças aos nossos desperdícios, que por muitos anos, preocupamos em apenas em satisfazer nossos gostos e nossas necessidades abusando do consumo de água, e só depois de uns anos para cá que percebemos que se não tomarmos cuidado, vamos acabar sem água.Por isso cada um de nós devemos fazer a nossa parte.

NOME: Laura Rafaela Nascimento.
TURMA: 902.

Unknown disse...

Evitar tomar banhos demorados.Cinco minutos de chuveiro são suficientes. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba,Não usa o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o derperdício,lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem ,Feche a torneira enquanto ensaboa a louça Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez,Verifique os vazamentos. Uma torneira mal fechada pode trazer muito prejuízo. Veja alguns exemplos de quanto uma torneira gasta pingando durante todo um dia:Gotejanto - 46 litros
Aberta em 2mm - 4.512 litros
Aberta em 6mm - 15.400 litros
Aberta em 12mm - 33.984 litros

Nome:Maicon Júnior Pedrosa
Turma:902

Mateus disse...

• 1,3 bilhões de pessoas, no mundo, não tem acesso à água potável;
• 60 nações estão em conflito por causa da água;
• Destas, 35 estão em conflito armada.
A guerra pela água já é uma realidade! Ela valerá muito mais que o petróleo! Quem aqui bebe petróleo?
Faça a sua parte, 10 dicas para evitar o desperdício de água nas residências:
1) Faça o teste do hidrômetro – feche todas as torneiras de sua residência, se o relógio continuar se movimentando sua a casa está com algum vazamento, conserte imediatamente.
2) Não brinque com a válvula do vaso sanitário – Quando a válvula está defeituosa, pode chegar até 30 litros de desperdício.
3) Coloque no copo apenas o vai beber, sem jogar o resto fora.
4) Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa.Reutilize a água que saí da máquina para lavar a calçada.
5) Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar, evite banhos demorados – O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
6) Lave o carro com o balde.
7) Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.
8) Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxague.
9) Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas.
10) Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água, utilize regador em vez de mangueira.
A água que jogamos fora diariamente, poderia matar a sede de muitas pessoas pelo mundo, pense nisso!
Nome - Mateus Gabriel Cardoso Da Silva
Turma - 902

Fernando Oliveira disse...

Não ficar com a mangueira ligada feito um bobão empurrando folhas minúsculas de árvores. Folhas de árvores não são sujeira.
Sujeira é pedaço de papel, coco de gato e cachorro, latas, plástico, que podem ser retirados sem usar água.

Não jogar lixo nos rios em hipótese alguma. É ridiculo, mas ainda existem pessoas que têm coragem de jogar garrafas plásticas, pedaços de móveis, e outras coisas dentro dos rios, córregos, represas.
Claro, que esta não é uma medida direta para diminuir o consumo de água. Mas, é uma maneira de conservar a limpeza das águas.
Não jogar lixo nas ruas. Porque os bueiros entopem. Depois em épocas de chuvas fortes, há enchentes. A água se contamina, fica mais dificil de ser tratada.
Nome: Fernando Oliveira Barbosa
Turma:902

Unknown disse...

• 1,3 bilhões de pessoas, no mundo, não tem acesso à água potável;
• 60 nações estão em conflito por causa da água;
• Destas, 35 estão em conflito armada.
Para reduzirmos o consumo de agua nao so uma pessoa ajudar , como todas deverao ajudar nao demorar n banho , fechar sempre a torneira etc etc
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta.. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o derperdício,lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem ,Feche a torneira enquanto ensaboa a louça Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez,Verifique os vazamentos. .Por isso cada um de nós devemos fazer a nossa parte.
NOME:Andreyna Luiza da Silva Nonato
TURMA: 902
08 de Fevereiro de 2015 19:51

Unknown disse...

Tentar reaproveitar a água o máximo possível. Usar a maquina da água que não vai mais lavar roupas e jogar em plantas. Tentar lavar carros com baldes e o chão também. Emfim são pequenos atos que vão ajudar bastante nisso e se um dia a água faltar os únicos prejudicados somos nós mesmos.
NOME: Luiz Felipe
Turma: 902