segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CULTURA SULISTA


A Região Sul do Brasil se diferencia das demais regiões brasileiras não só devido aos aspectos naturais que são bem peculiares, mas também, pelo tipo de colonização que ocorreu nesta porção do território brasileiro. Atualmente, descendentes de imigrantes alemães e italianos são predominantes nas terras sulistas. Fato que contribui para uma riqueza cultural diferenciada das demais regiões do país.

Durante o quarto bimestre estudaremos um pouco sobre a Região Sul do Brasil e suas particularidades físicas, sociais e econômicas. Contudo, para complementar nossos estudos sobre o Sul do Brasil, pesquisaremos também sobre a cultura do povo sulista.

Dessa forma, os alunos do 7º ano deverão se informa mais sobre a cultura do Sul do Brasil. Farão uma pesquisa na Internet sobre os hábitos e costumes cotidianos do “povo do Sul”. Pesquise, leia, entenda e prepare um pequeno comentário sobre o item pesquisado. Poste nos comentários deste tópico. Vale também uma curiosidade. (Veja um exemplo clicando em comentários).
Lembre-se de deixar seu nome e a sua turma. Digite primeiro no editor de textos, corrija os erros ortográficos e depois copie e cole aqui no blog.

Bom trabalho e bastante criatividade!! Sei que vocês são capazes.

39 comentários:

Prof. Vicente Pedrosa disse...

Você sabia que a mexirica lá no Rio Grande de Sul é chamada de "bergamota"? Pois é, imagine só chegar no varejão aqui de Itabirito de dizer: Me vende um quilo de bergamota. Será que o pessoal do varejão vai saber o que é? rsrsrsrs.

Anônimo disse...

Você sabia que....
Curitiba foi eleita em 2003 a "Capital da Cultura das Américas" pela entidade CAC-ACC e sediou o evento COP 8 MOP 3 da ONU de 20 a 31 de março de 2006?
Pois é, imagina se Itabirito fosse a Capital das culturas americanas?
Mas, isso nem em sonhos, há,há,há!!!


Aluno:Maycon José Jorge Amaro
Turma:7ºano 9
Data: 30/09/2009

Anônimo disse...

Você sabia que na época do descobrimento do Brasil as telhas eram feitas de barro e o molde eram as coxas dos escravos. Algumas mais grossas que outras. Em conseqüência, o telhado ficava disforme. Dai que surgiu a expressão "Fazer nas coxas".Só que hoje em dia existem técnicas mais modernas para a fabricação de telhas.

Edilson 7ºano 9

Anônimo disse...

A regiaõ sul é a mais alfabetizada do Brasil cerca de 93,7% da populaçaõ .
Ana carolina sala 9.

Anônimo disse...

Você sabia que....
Um grande baile marcado para o próximo sábado em Cidade Gaúcha, deve reunir todas as gerações de apaixonados pela cultura sulista. A apresentação do conjunto do Sidney Almeida de "Na xucra voz dos galpões meu canto é bem do meu jeito". Durante o show, haverá ainda um show do cantor nativista Cristiano Quevedo, que apresenta o novo CD 'Um Mate Novo'.
O baile acontece no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sepé Tiarajú, a partir das 22h30. "É um grande baile e show. Estamos trazendo artistas que apresentem músicas com conteúdo diferenciado", informou o Dr. Renato Moreira, organizador do evento.
Toda a renda do baile será revertida para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação de Recuperação de Alcóolicos Anônimos (ARA) e Associação de Funcionários Públicos de Cidade Gaúcha. Os interessados em adquirir mesas deve entrar em contato pelo fone: (44) 9944-9862, com Dr. Renato.

Aluna:Tatielle
Turma: Sétimo ano 9

Anônimo disse...

No sul se originou a lenda do negrinho do pastoreio que é que, no tempo dos escravos, um senhor de terras que só tinha olhos para cavalos e para o único filho, punha um negrinho seu escravo para cuidar da tropa, mas o menino era sempre enganado pelo filho do fazendeiro, que espantava os cavalos e punha a culpa no negrinho. Um dia, depois de muito açoitar o escravo, o senhor colocou o negrinho na boca de um formigueiro, para ser "Comido" pelos bichinhos. Três dias se passaram e o senhor acabou encontrando o negrinho perfeitamente são, por obra e graça de Nossa Senhora. Levando os cavalos pela pradaria afora. O Negrinho do pastoreio tornou-se protetor dos animais.

Flávio 7º 9

Anônimo disse...

EU DESCOBRI QUE BERREATO È UM PRATO QUE LEVA CALDO DE CARNE,TOICINHO,E CHEIROS VERDES.IMAGINA UM NOME COMPLICADO DESSE E È UM PRATO SIMPLES DESSE.TA VENDO COMO A GENTE DESCOBRE COISA COM NOMES ESQUISITOS E NA VERDADE NÃO È NADA DEMAIS.

nome:AMANDA
sala:10
série:7ano
professor:VICENTE PEDROSA

Anônimo disse...

farra do boi
não se sabe quando começou mas o estilo e o mesmo.As pessoas compram um boi,que num determinado dia,e colocado no meio da multidão e todos armados de paus e varas,começama bater no animal, que muitas vezes acaba morrendo. Um costume selvagem que lembra o antigo ritual de bode expiatório, mas chamou a atenção dos governadores e ambientalistas e proibiram a farra do boi.

Larissa Alves 7º 10

Anônimo disse...

Antigamente havia uma lenda que a gralha azul, característica dos planaltos paranaences recebeu dos céus a missão de semear a araucária e, portanto, é um animal protegido pela natureza.Segundo a crença popular, se um caçador tentar abatê-la, o tiro falha, ou a arma explode.Você acredita nisso?
Lais 7º10.




Conta-se que esta ave característica dos planaltos paranaenses recebeu dos céus a missão de semear a araucária e, portanto, é um animal protegido pela natureza. Segundo crença popular, se um caçador tentar abatê-la, o tiro falha, ou a arma explode. Acredita?

Anônimo disse...

Pézinho

O "Pézinho" constitui uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais populares e belas danças gaúchas. A melodia, tradicionalmente conhecida em Portugal e Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoral dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



É necessário frisar que o "Pézinho" é a única dança popular rio-grandense em que todos os dançarinos obrigatoriamente cantam, não se limitando, portanto, à simples execução da coreografia.



Coreografia: Na primeira figra, há uma marcação de pés, e na segunda os pares giram em redor de si próprios, tomados pelo braço.


--------------------------------------------------------------------------------

Rancheira de Carreirinha

A "Rancheira" constitui
uma variante pampeana da "Mazurca".


--------------------------------------------------------------------------------

Anú

Dança típica do fandango gaúcho, o "Anú" divide-se em duas partes totalmente distintas: uma para ser cantada, e outra para ser sapateada. Aproxima-se bastante da "Quero-Mana", principalmente pelo passeio cerimonioso que os pares realizam. O período que o "Anú" gozou de maior popularidade, no Rio Grande do Sul, foi em meados do século passado. A partir daí - tal como ocorreu com as demais danças de fandango - foi cedendo lugar às danças de conjunto que surgiam, ou se amoldou às características desta nova geração coreográfica: daí haverem surgido variantes como o "anú de cadena", com nítida influência das danças platinas sob comando. Em princípios deste século já estava em desuso na campanha rio-grandense, permanecendo vestígios, entretanto, nos bailes dos mais afastados rincões da Serra Geral.



Coreografia: O Anú é legítima dança de pares soltos, mas não independentes. É dança grave (na parte cantada e nos passos cerimoniosos), mas ao mesmo tempo viva e algo pantomímica (mais usuais) que compõe o "Anú" rio-grandense; cada figura pode ser mandada repetir, pelo marcante, à voz de "Outra vez que ainda não vi!"
Viviane sétimo ano 10

Anônimo disse...

Eu descobri uma coisa interessante sobre o café olha só.O café no sul é chamado de café colonial ou colonial cappuccino.Seu delicioso pó para preparo do cappuccino colonial já vem pronto.Basta adicionar água, o leite e seu cappuccino colonial esta pronto.
NOME:Thássia
SALA:10
ANO:7

Anônimo disse...

EU DESCOBRI UMA COISA INTRIGANTE DE UM PRATO DE NOME ESTRANHO MAS SIMPLES DE FAZER·ESSE PRATO "COMPLICADO" É O PUCHERO QUE LEVA NELE UMA SOPA DE LEGUMES E CARNE BOVINA.
nome:LARISSA LOPES
sala:10
ano:7

Anônimo disse...

ARQUITETURA
uma antiga tècnica construtiva,a arquitetura é encarada atualmente como uma forma alternativa de construção que resgata materiais naturais,como o bambu,diversas fibras vegetais e barro.Os recursos empregados na arquitetura não poluem,nem requerem grande consumo de energia em seu processo de preparo, são renováveis e de baixo custo, o que minimiza impactos ambientais e proporciona maior equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Houve um tempo em que casa de barro era sinônimo de casa de pobre e de esconderijo de insetos como o barbeiro, transmissor da temível doença de chagas.Hoje,porém,suas técnicas ganham espaços acadêmicos onde propagam e aperfeiçoam

Anônimo disse...

Daiana 7ºano9

Anônimo disse...

Eu acho que os imigrantes brasil até foi bom,pois troxeram vários tipos de cultura para nós.
Tipos de casa,danças,roupas,etc...

Anônimo disse...

Eu acho que os imigrantes brasil até foi bom,pois troxeram vários tipos de cultura para nós.
Tipos de casa,danças,roupas,etc...

Jane Lee
7ANO 9

Anônimo disse...

No Rio Grande do Sul e na Argentina encontram-se os registros mais antigos de dinossauros de todo o mundo, indicando que, provavelmente, eles tenham surgido na América do Sul e, daqui, se espalhado para o resto do planeta.

No período Triássico, os dinossauros eram raros e pequenos. No final desse período, porém, significativas mudanças climáticas na Terra fizeram com que o cenário passasse a ser comandado pelos dinossauros, cujo reinado durou 130 milhões de anos.

As mudanças climáticas de 220 milhões de anos provocaram alterações na fauna e na flora do Rio Grande do Sul, fazendo com que aparecesse um novo réptil carnívoro: o dinossauro, sucessos dos rincossauros, tecodontes, dicinodontes e de outros tipos de répteis ancestrais.

Fernando Ap.7º9

Anônimo disse...

festa da uva No rio grande do sul os descendentes de italiano fazem da festa nacional da uva , em caixias do sul uma oportunidade para uma revivencia completa de toda sua culura transplantada para o brasil.Iniciada em 1931 e realizada tradicionalmente em fevereiro -março , para aproveitar a colheita da uva , ela serve normalmeite para visão completa das tradiçoes Italo-brasileiras , através de danças comidas bailes, visitas programadas a hitóriasdascolõnias e comunidades e espetáculos parafolcloricos. mirella 7º10

Anônimo disse...

O principal evento gastronômico do município é a Festa do Frango Caipira, que acontece todos os anos no mês de setembro por ocasião do aniversário do município, com o objetivo de divulgar a criação orgânica de frangos.

nome:Hygor

7ºano
sala 9

Anônimo disse...

Em 26/07/1931, foi realizado o primeiro jogo noturno no Rio Grande do Sul, foi um GRENAL disputado na Baixada e o Grêmio venceu por 2X0, gols de Luís Carvalho e Foguinho. Coube a menina Ruth Antunes, filha do ex-presidente Álvaro Antunes acender as luzes do Estado

Eduardo 7º 9

Anônimo disse...

Você Sabia

1. Que em processos tradicionais, para se tornar uma guampa de tereré o chifre era extraído do boi, "esvaziado", e ficava enterrado na lama por uns 15 dias para eliminar as impurezas, somente depois desse tempo é que ela estava preparada para o uso;
2. Que por tradição, em uma roda, deve-se servir o tereré no sentido anti-horário, devido ao movimento praticado pelos laçadores;
3. Que quem tem costume de tomar tereré e chamado de matoneiro, que vem do erva-MATE;
4. Que na gíria matoneira, uma rodada de tereré é chamada de gabada;
5. Que o nome científico da erva-mate é Ilex paraguariensis;
6. Que a constituição da erva do tereré é de 50% de folhas e 50% de galhos de sua própria árvore e que a do chimarrão é de 70% de folhas e 30% apenas de galhos;
7. Que quando você não quer mais ser servido em uma roda, basta dizer "obrigado!";
8. Que os peões de comitiva, principalmente no Pantanal, tomam tereré com água de rio, logo o tereré deles não é gelado e sim frio.

Silmara 7º10

Anônimo disse...

chimarrão
O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (principalmente), Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, parte da Bolívia e Chile e em todo o Paraguai (tomado frio e o ano todo, e alguns assim o tomam mesmo no inverno, é chamado de tererê), Uruguai e a Argentina.

É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.

Embora a palavra mate seja da castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".

Chimarrão (cimarrón em espanhol) também designa o gado que foge para o mato e torna-se selvagem.
Índice
[esconder
Curiosidades

* A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii compôs uma canção chamada "Ilex paraguariensis", em homenagem ao chimarrão.
* A micro-cervejaria Dado Bier lançou uma cerveja de mate, a "Ilex".
* Em 2003, a história do chimarrão virou enredo da escola de samba Aliança, de Joaçaba, Santa Catarina, que na ocasião conquistou o seu terceiro título.

luana 7 10

Anônimo disse...

A Região Sul do Brasil é diferente das outras regiões brasileiras não só pelos aspectos naturais que são diferentes de outras regiões, mas também, pelo tipo de colonização que sofremos à tempos atrás.

JOÃO CARLOS 7º10

Anônimo disse...

O barreado é o prato caboclo típico do litoral paranaense, preparado com carne bovina, toucinho e temperos.A iguaria é colocada em uma panela de barro, que é enterrada e sobre a qual se acende uma fogueira. O prato é assim lentamente cozido por 12 horas, até que a carne se desfaça.

Luiz Fernando 7º ano 10

Anônimo disse...

Você sabia que...........

>>>>>A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii compôs uma canção chamada "Ilex paraguariensis", em homenagem ao chimarrão?
>>>>>Em 2003, a história do chimarrão virou enredo da escola de samba Aliança, de Joaçaba, Santa Catarina, que na ocasião conquistou o seu terceiro título?
Imagina se lançassem uma música em homenagem ao "pastel de angú" e ao "umbigo de banana"?
Legal seria viu, Vicente!!

Aluna: Paula Marta dos Santos
Turma: 7 ano 9
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

churrasco

Palavra usada em português e também no espanhol dos países platinos para designar um pedaço de carne assada nas brasas.

O Dicionário da Academia Espanhola sugere – sem citar fontes, que seria um vocábulo de origem onomatopeica, presumivelmente do som que produz a gordura ao gotejar sobre a brasa.

Corominas, no entanto, afirma que churrasco originou-se em uma palavra muito antiga, anterior à presença dos romanos na Península Ibérica, que nos chegou vinda de ´sukarra´ (chamas de fogo, incêndio), formada por ´su´ (fogo) e ´karra´ (chama).

Este vocábulo apareceu primeiramente em castelhano sob a forma ´socarrar´ e ao longo dos séculos derivaram-se diversas variantes dialetais na Espanha, das quais a que nos interessa é ´churrascar´, do andaluz e do leonês berceano, de onde provém a palavra churrasco. O etimologista catalão cita também o chilenismo ´churrrasca´ (folha de massa frita).

Luclaudio 7º10

Anônimo disse...

a regiao sul e umas dsa mais visitadas pelos turista ela e cheia de requesas como casa antigas e varias outras coisas mais emportantes aluna diuller mariana francisca turma7 9

Anônimo disse...

eu descobri que a carne de sol e umas das culinarias mais tipicas da regiaõ sul ela e considerada pelos tropreiros que conservavaõ a carne com sal pra nao estraga aluna paloma basilio 7 ano 9

Anônimo disse...

VOÇE SABIA QUE NO SUL O CAFE E CHAMADO DE CAFE COLONIAL CAPPUCCINO,E QUE LA UM EXCELENTE PONTO TURISTICO,LA TAMBEM E CONHECIDO PELA SUA CULINARIA COMO:O AROZ BARRETO,FEIJAO TROUPERO.
VIVIANA 79ºSALA 9

Anônimo disse...

a região sulista é uma região muito rica em arquitetura..
como a aráucaria e outras madeiras famosas lá as casas são contruidas de madeira
por exemplo,culinária danças tipicas e roupas..
vinícius 7°ano 9

Anônimo disse...

a região sul é a região que faz mais frio, e tambem a região tem varias danças, pratos bebeidas tipicas dessa região e também e a região que é a mais alfabetizada do brasil.
Joaquim 7*ano9

Anônimo disse...

A região sul é a região que mais chove,as casas são estruturas totalmente diferente da nossa região sudeste,há também comidas típicas de outros países e a vegetação e o clima são diferentes.
Jeferson 7*ano9

Anônimo disse...

A região sul tem um clima frio,assim eles bebem muitas bebidas quentes como quentão,chimarrão e chocolate quente para matar o frio.
Iago 7*ano9

Anônimo disse...

A Região Sul é a única região brasileira localizada quase totalmente abaixo do Trópico de Capricórnio e, por isso mesmo, é a mais fria do Brasil. O clima dominante é o subtropical e são freqüentes as geadas. Em altitudes elevadas também ocorrem ocasionalmente precipitações de neve. As estações do ano são bem definidas e as chuvas, em geral, distribuem-se em grande quantidade ao longo do ano.

Aluno: Amanda Rocha
Ano: 7°9

Anônimo disse...

papas da lingua
Papas da Língua viu o seu sucesso acontecer quando o single "Eu Sei", na versão acústica, obteve sucesso na novela da Globo "Páginas da Vida", e rendeu-lhes o 1° lugar no top 10 Brasil. A banda tornou-se uma das mais respeitadas do Brasil. A canção "Eu Sei" é a faixa do álbum "Babybum", lançado em 2002. Logo após, a banda lançou o sucesso "Lua Cheia, Fica Doida". A banda lançou seu novo álbum no final de 2008, intitulado "Disco Rock". o primeiro single do novo álbum foi "Oba Oba" e o segundo foi a baladinha "Balada do Amor Perdido"

Outros grandes sucessos são "Vem Pra Cá", "Sorte", "Um Dia de Sol" e "Mary Jane".

A música "Vem pra cá", está na trilha sonora da novela Viver a Vida da Rede Globo.
silvania 7º10

Anônimo disse...

Carneiro no buraco é um prato típico de Campo Mourão, tendo sido inspirado em um filme exibido no início da década de 1960, onde vaqueiros preparavam carne dentro de buracos em cima de brasas.[carece de fontes?]

A forma inusitada de preparo da comida chamou a atenção de um grupo de pioneiros da cidade que resolveu fazer o prato introduzindo uma série de inovações. Da primeira receita utilizada à atual, foram realizadas muitas experiências e adaptações para aprimorar a iguaria, que ao longo de muitos anos foi servida esporadicamente em encontros de amigos.

Então em 1991 foi realizada a primeira Festa Nacional do Carneiro do Buraco. A festa crescia a cada ano que se passava, tomou grandes proporções e hoje é conhecida nacional e internacionalmente. Recebe, por ano, cerca de 150 mil visitantes que apreciam o prato símbolo de Campo Mourão.
Maria Elias 7º10

Anônimo disse...

Folguedos
A mistura de tantas raças no sul do Brasil á medida que foi criando folguedos danças,festas e tradições novas,acabou levando ao quase desaparecimento de outras.Um desses folguedos que em tempos passados existia em todo o litoral e hoje está mais restrito ao interior é o TERNO DE REIS nome que se dá na região a folia ainda é empregado principalmente nos locais onde a migração de mineiro e paulistas foi maior mas em Santa Catarina e só TERNO DE REIS de acordo com o estilo natural em todo o Brasil os grupos com bandeira dos reis as fontes percorrendo as ruas e visitando presépios do dia 24 de dezembro a 6 de janeiro

kessyanne 7ano 10

Anônimo disse...

Você sabia...
São Miguel das Missões é um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Pertence à Mesorregião Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião Santo Ângelo.
Em São Miguel das Missões localiza-se o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde estão as ruínas jesuítas da antiga redução de São Miguel Arcanjo. Foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.

O Sítio Arqueológico conta com o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guarani.Em São Miguel das Missões localiza-se o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde estão as ruínas jesuítas da antiga redução de São Miguel Arcanjo. Foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.

O Sítio Arqueológico conta com o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guarani.
Marília Paula 7º10

Anônimo disse...

Tenho 29 motivos para separar o Sul do Brasil. Desafio alguém me apresentar um (apenas um) motivo para não separar o Sul.