domingo, 5 de setembro de 2010

O RETRÓGRADO SISTEMA DE CUBA...

Transcrito do "Blog do Programa Rádio Repórter":


A esquerda sonhadora, nos seus devaneios pode até dizer, através de fiéis simpatizantes, que a Revolução trouxe a liberdade para o povo cubano, que a nação de Fidel ficou livre do imperialismo norte-americano. Na prática só quem já viveu em Cuba ou tem algum amigo que morou em Havana sabe das limitações e restrições sociais as quais os moradores deste importante país passam todos os dias.

A Internet que no Brasil está acessível em banda larga para a população carente em lan-houses, nos grandes centros e também na maioria das residências de classe média e alta. Já em Cuba, a Internet ainda é discada e disponível apenas em horários determinados, é de uso público e passa por uma vigilância implacável.

Mesmo com todas essas barreiras, quem é sábio sempre encontra alternativas para manifestar seu livre pensamento. Este é o caso da jornalista e professora licenciada em Filosofia Yoani Sánchez (Fotos), que mora em Havana, e possui o seu blog http://www.desdecuba.com/generaciony/, espaço criado para fazer denúncias contra o regime repressor de Fidel, que agora está sob o comando do irmão Raúl Castro.

O blog Generación Y, da cubana Yoani Sánchez ganhou o prêmio na seção de Jornalismo Digital, do jornal El Pais, tendo assim sido reconhecida a inteligência e a fina habilidade com que a jornalista vem contornado as limitações à liberdade de expressão em Cuba. O que chama a atenção do mundo no trabalho da cubana Yoani Sánchez é a distinção da valentia do jornalismo de investigação, a luta em favor da liberdade de expressão e a denúncia aos horrores da guerra.

Em recente matéria concedida ao jornal O Globo, a jornalista cubana fala dos desafios postar matérias nos cybercafés, a dificuldade de acesso a rede". Só turistas e alguns privilegiados ligados ao governo podiam ler o que eu escrevia. Eles se incomodam porque falo para pessoas que precisam ouvir coisas diferentes e não apenas a versão oficial. Coisas que mais se parecem com as suas vidas e não aquela mensagem artificialmente otimista que o governo tenta passar".

Vale destacar que a jornalista cubana, mesmo com todas as restrições impostas pelo regime de Fidel, conseguiu a marca extraordinária de mais de 1,2 milhão de visitas e acessos na rede mundial de computadores, Yoani Sánchez usou de astúcia e inteligência, hoje é respeitada no mundo inteiro, não precisou xingar Fidel ou Raúl Castro, apenas expõem suas idéias de forma crítica e responsável, denunciando as mazelas do sistema sem perder a elegância e a postura. Para se fazer jornalismo investigativo, contra o sistema que está no poder, não é necessário utilizar de baixaria. Quem apela para a agressão é porque não tem argumentos consistentes para debater em alto nível, por ignorância, desonestidade ou pura maldade.

A cubana Yoani Sánchez, nos seus 32 anos bem vividos, dá exemplo de que se pode estabelecer na internet uma linguagem dinâmica, com conteúdo, independente de idioma, aonde as idéias de libertação e democracia são verdadeiramente transmitidas neste mundo globalizado.

13 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que que o sistema socialista de cuba esta errado pois ninguem consegue sobreviver sem falar com o mundo e so sustentado pelo governo nao pode ter um carro ou uma casa propria.estou torcend para que o socialismo acabe pois isso nao e forma de se viver


Luana 8 ano10

Anônimo disse...

ACHO QUE ELES DEVIAM FAZER UM COMPLO CONTRA O GOVERNO PARA ACABAR COM O SOCIALISMO.DEIXAREM AS PESSOAS VIVEREM MAIS A VONTADE.UM BRASILEIRO QUE TENHA MOTO E TODAS AS MORDOMIAS DO SISTEMA CAPITALISTA,NAO CONSEGUIRIA SE ADAPTAR AO SOCIALISMO DE CUBA.

Paloma 8ano10

Anônimo disse...

Acho que este a teoria deste sistema é boa mas nunca funcionaria pois é nato do ser humano querer sempre mais bens de consumo e neste sistema isto não acontece.Os políticos ganham bem e as pessoas "comuns"ganham pouco.Adimiro esta muher e acho que todos deveriam lutar por uma sociedade justa com os mesmos direitos.
lucas 8º10

Anônimo disse...

Na minha opinião o governo não quer deixar a população viver no sistema capitalista pois acham que iriam ''fugir do controle''.Acho também que esse sistema não funciona pois o governo vive uma realidade bem diferente da população''comum''.A mulher no relato conta o que um cidadão cubano vive e o que o governo esconde para que o mundo não veja as babares que eles fazem.larissa alves 8°10

Anônimo disse...

Eu acho que o socialismo não deveria existir,pois,prejudica muitas pessoas.Acho essa mulher é muito guerreira,lutou com sua vontade a conseguir o que muitas pessoas queriam,só que não fizeram nada pra conseguir.Tomará que o socialismo acaba, pois, tem muitas pessoas que não merece tudo isso.

Amanda Flávia 8 ano 10

Anônimo disse...

Eu acho que nenhum ser humano deveria privar a outra de livre conhecimento.
A internet é uma coisa que hoje em dia é um material de ferramenta não so para o trabalho mas tambem para a escola,e a propria diversão,creio que niguem possa lhe privar de algo que todo o MUNDO usa.

Iago 7°ano sala 10

Anônimo disse...

Acho que e uma falta de respeito a população cubana.A mulher no texto fala o que ela vive no país o que o governo faz em relação a vida social da das pessoas do país.eu acho sistema socialista de cuba não da certo nos dias de hoje pois ninguém consegue viver como prisioneiros .viviane 8°10

Anônimo disse...

Acho que cuba ainda está no século xx porque a internet é discada e poucas pessoas tem, também elas não podem falar o que pensam e isso é muito ruim.

Edilson 8º 6

Anônimo disse...

Eu acho que os paises deviam ser iguais em algumas coisas;tendo como exemplo citado no texto,a internet,que devia ser igual á do Brasil,sendo disponiveis á qualquer momento,em lan house.


João C. 8º ano 10

Anônimo disse...

Eu acho que os paises deviam ser iguais em algumas coisas;tendo como exemplo citado no texto,a internet,que devia ser igual á do Brasil,sendo disponiveis á qualquer momento,em lan house.

Joao C. 8º ano 6

Anônimo disse...

apesar de cuba ser um pais socialista,ele tem problemas de evoluções tecnológicas pois na função informática nem todos os cubanos tem um computador em seu imovel.

com todos esses problemas uma cidadã cubana resolveu botar a boca no trombone e falar um pouco de seus diversos defeitos incluindo a politica

8º6 luclaudio

Anônimo disse...

A internet é acessivel por todo o lugar do Brasil mas em Cuba isto não é comum mas com o tempo isso pode ser tornar algo que se espalhe por todo o mundo.
Cuba é um pais socialista mas sofre com grandes problemas, os politicos ganham muito mas as pessoas mais pobres ganham menos do que eles e as vezes apenas um salário minímo.

Silmara 8º06

Anônimo disse...

Sabemos, por informações, que o regime Socialista quer impor a população limites, regras e deveres, esquecendo de que a mesma precisa de direitos.
Muitos acham que o Capitalismo é muito bom. Por um lado sim, pelos seus direitos, benefícios e prestações de serviços.
Mas o lado negativo é que, ocorrem certas desigualdades sociais e muitas pessoas acabam ganhando benefícios e outras não.
Precisamos pensar que Cuba está vivendo em um Regime não por que quer, mas sim porque se vê obrigada a se aliar a “elite”.
Eles precisam se unir em prol do sucesso e o final do Socialismo, se isso que eles querem.
Lais 8º6.