domingo, 5 de setembro de 2010

A GRANDE ALMA...


Gandhi, Mohandas Karamchand (ou Mahatma) (1869-1948), líder nacionalista indiano que levou seu país a conquista da independência mediante uma revolução pacífica.

Advogado, exerceu a profissão na África do Sul, onde se envolveu na luta pela defesa dos direitos fundamentais dos imigrantes indianos. Em 1914 regressou ao seu país depois da I Guerra Mundial e iniciou um movimento de resistência pacífica invocando a satyagraha (‘abraço da verdade’, em sânscrito) contra a Grã-Bretanha. Quando o Parlamento aprovou, em 1919, as leis Rowaltt, que concediam às autoridades coloniais britânicas poderes de estado de emergência para fazer frente às denominadas atividades subversivas, o movimento se estendeu por toda a Índia. Em 1920 Gandhi empreendeu a campanha organizada de não cooperação.

A independência econômica foi o ponto culminante da luta swaraj (‘auto-governo’, em sânscrito) de Gandhi, que implicava um boicote completo dos produtos britânicos. Propôs estimular o renascimento dos processos artesanais. Converteu-se em símbolo internacional de uma Índia livre. Levava uma vida espiritual e ascética de um pregador, praticando o jejum e a meditação. Os indianos o veneravam como santo e começaram a chamá-lo de Mahatma (‘alma grande’, em sânscrito). A defesa que fez da não violência era a expressão de uma forma de vida implícita no hinduísmo.

Em 1921 o Congresso Nacional Indiano, que liderou o movimento de independência, outorgou-lhe autoridade executiva plena, incluído o direito de designar o próprio sucessor. Uma série de revoltas levaram-no a admitir o fracasso da campanha de desobediência civil.

Em 1932 Gandhi iniciou nova campanha contra as autoridades britânicas. Preso duas vezes, o Mahatma jejuou durante longos períodos em diversas ocasiões.

Em 1934 abandonou formalmente a política e foi substituído como dirigente máximo do Partido do Congresso por Jawaharlal Nehru.

Em 1944 a luta pela independência da Índia estava em sua última fase. O governo britânico havia concordado em conceder a independência com a condição de que os grupos nacionalistas rivais, a Liga Muçulmana e o Partido do Congresso, resolvessem suas diferenças. Embora contra a divisão da Índia, Gandhi terminou aprovando-a. Índia e Paquistão se tornaram dois estados independentes em 1947. Em 1948 foi assassinado por um membro de um grupo extremista hindu.
Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Caros alunos do nono ano, para homenagear esta grande personalidade, montaremos um banco de dados com frases e/ou pensamentos de Gandhi. Pesquise e faça a postagem de uma frase ou pensamento de autoria de Gandhi. Lembre-se de colocar seu nome e a turma. Evite os erros ortográficos. Bom trabalho! 

15 comentários:

Anônimo disse...

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."

The Screte- Lei da atração

Virgínia C.S Pedrosa 9°

Anônimo disse...

Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.

Buda

Natane 9°ano

Anônimo disse...

"O perdão é característica dos fortes, os fracos jamais perdoam".

Prof. Vicente Pedrosa

Anônimo disse...

Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.


Cinara 9°

Anônimo disse...

Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.

Cristian 9°/5

Anônimo disse...

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.

Cristian 9°/5

Anônimo disse...

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”

Leonardo José Ribeiro 9º5

Anônimo disse...

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Aline Luiza 9º-5

Anônimo disse...

O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto.


nome:arthur 9º 5

Anônimo disse...

Todas as minhas experiências me provaram que não existe outro deus a não ser a verdade.


Railson 9º/5

Anônimo disse...

Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro.

Dhaer heslander 9ª

Anônimo disse...

Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo.

[ Gandhi ]

Gustavo 9°ano 5

Anônimo disse...

Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.

Caio 9°ano

Anônimo disse...

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. Gandhi

Lucas Rafael 8ª/5

Anônimo disse...

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. Gandhi

Lucas Rafael 8ª/5