Por incrível que possa parecer, há pessoas que pensam que a Europa é apenas um país. Contudo, vale lembrar que se trata de um continente composto por 43 países.
Segundo o costume, é um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do conglomerado continental eurasiático, composto na sua maior parte pela Ásia. Os montes Urais, o rio Ural, uma parte do mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso formam a fronteira entre a Europa e a Ásia. A superfície é de 10.359.358 km2, aproximadamente.
A Europa é uma massa continental muito fragmentada, que abrange algumas penínsulas e um grande número de ilhas próximas à costa. Tem litoral, ao norte, sobre o oceano Glacial Ártico, o mar do Norte e o mar Báltico; sobre o mar Cáspio ao sudeste, sobre o mar Negro e o mar Mediterrâneo, ao sul, e sobre o oceano Atlântico a oeste.
Geologicamente, a Europa está formada, de norte a sul, por uma antiga massa de rochas cristalinas estáveis, com uma larga faixa de materiais sedimentários relativamente nivelados e por uma zona de estruturas geológicas misturadas, criadas pela ação de falhas, dobras e vulcões. Tem, também, uma região de montanhas de formação recente, se comparadas com as anteriores.
O homem moderno apareceu pela primeira vez na Europa em fins da era paleolítica (antiga idade da pedra). Com o tempo, os povos do neolítico desenvolveram economias produtoras que substituíram a caça e o extrativismo. Durante o VI milênio a.C. a agricultura, originada no Oriente Médio, se estendeu à maior parte da Europa ocidental. O desenvolvimento do primeiro neolítico foi especialmente intenso nas zonas do Danúbio e dos Balcãs. As grandes jazidas de cobre e estanho da Europa central facilitaram o desenvolvimento da tecnologia do bronze, durante o terceiro milênio a.C. Por volta do ano 2200 a.C., os indo-europeus invadiram os Balcãs, espalhando-se depois por toda a Europa.
A primeira civilização que nasceu na Europa foi a de Creta. Esta sociedade da idade do bronze dominou o mar Egeu (ver Civilização egéia), por volta de 1600 a.C. Não se sabe ao certo a data da chegada dos primeiros invasores gregos à Grécia, mas acredita-se que fosse em torno de 1900 a.C. Por volta do ano 1400 a.C., aproximadamente, os gregos micênicos conquistaram os domínios cretenses. Porém, depois do ano 1200 a.C., a sociedade micênica foi quase totalmente destruída, devido à invasão dos povos do norte, provavelmente dos gregos dóricos, que tinham aprendido a fabricar armas de ferro.
O começo da idade do ferro foi uma regressão. Com a expansão dos celtas, entre os séculos VII e IV a.C., a cultura de Halstatt divulgou-se por grande parte da Europa ocidental. Por volta do ano 500 a.C., os germânicos começaram a se espalhar desde a Escandinávia meridional e o Báltico. Na península Ibérica, os celtas encontraram os íberos.
Caro aluno, no segundo bimestre o tema central das nossas aulas será a Europa. Contudo, não será possível estudar com detalhes as particularidades dos 43 países europeus. Assim, faremos uma pesquisa à parte sobre cada um deles e montaremos um banco de dados aqui no blog. Pesquise com seriedade, elabore uma síntese com os tópicos solicitados (veja o modelo) e poste sem erros ortográficos. Não esqueça de colocar seu nome e turma. Bom trabalho!