terça-feira, 5 de abril de 2011

ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO...

Originalmente lançado em 2003, o longa-metragem brasileiro Desmundo foi inspirado no livro da escritora pernambucana Ana Miranda, que conta o “descobrimento” do Brasil de uma forma diferente dos livros didáticos. Na verdade o próprio título “desmundo” sugeri um mundo desfeito, desrespeitado, invadido e explorado.  
Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.

Caro aluno, após assistir e debater em sala de aula o filme "Desmundo", reflita sobre como o colonizador europeu foi cruel ao chegar na América, em especial, no Brasil. Será que os colonizadores europeus foram "civilizados" ? Houve respeito pelas pessoas que já habitavam o Brasil? Reflita e deixe aqui um comentário de no mínimo 5 linhas e no máximo 12 linhas. Corrija seu texto no word antes de postar no blog, evitando assim, erros ortográficos. Lembre-se de colocar seu nome e a sua turma. Bom trabalho! 

23 comentários:

Anônimo disse...

Em minha opinião os colonizadores não tiveram nenhum respeito com os índios que já habitavam no Brasil. Os colonizadores escravizarão os "selvagens" índios e catequizarão alguns índios bebes.Em uma parte do filme mostra como ate os padres eram por um lado maus tirando os bebes das índias que ficavam desesperadas com a perca de seus filhos.

nome:Aliny de Paula Fernandes
8ºano 1

Anônimo disse...

Na minha opinião percebi que no filme os indignas ou índios eram tratados como animais principalmente os escravos.
No filme mostra o caso de Urubela que apanhou muito e ainda não teve muita sorte no filme explicou isso muito bem, e o brasil quando foi colonizado não chamava brasil chamava brasis.

Marcos Adriano 8°ano1

jefferson disse...

Na minha opinião não avião muitas mulheres e por isso tinha que trazer as orfâs pelo navio para os portugueses.
Há numa parte do filme revela muito bem que os índios não catequizados não podia se sentar a mesa para comer.

jefferson guilherme 8°ano1

Anônimo disse...

Na minha opinião,eu percebi que as orfãs tinha que se casar com os primeiros colonizadores.
Foi o caso de Oribela,que teve que se casar obrigada,e ele vai teve que se adpatar ao seu novo marido.
E no filme,conta tambem que Oribela sofria varios abusos sexual pelo seu marido

Nome:Bruna Oliveira da Silva
Sala:8 ano 1

Anônimo disse...

Em minha opinião a rainha de Portugal enviou órfãs para o Brasil para casarem com os

Colonizadores.O filme mostrou somente um caso de vários foi de oribela
Ele abusou dela varias vezes pois ela não queria fazer os q ele mandava
Ela ficou vários dias acorrenta por ter fugido expôs pés ficou totalmente machucado
Quando saiu do cativeiro continua tentando fugir .naquela época não havia muitas mulheres e por isso seu marido teve uma filha com sua pro pia mãe .
no final da historia Oribela fugiu com seu amante e seu marido a encontrou e matou seu amante,oribela estava grávida e seu marido aceitou o filho.
Nome: Jessica Caroline
Sala/serie:8ano1

Anônimo disse...

na minha opnião os colonizadores não foi muito bom para os indigenas,pois a intençãodeles era so colonizar e catequizar os indios "selvagens".pois com os indios catequizados eles poderiam explorar e ter eles nas igrejas dos seus colonizadores sem nenhum respeito com as suas propias religiões.
janailson santos santiago.
8 ano 1

Anônimo disse...

Entendi que quando os colonizadores chegaram no Brasil suas intenções eram apenas explorar .Forçaram os indios a trabalhar e o que exploraram levaram para Portugal, eles foram muitos crueis porque não respeitou um espaço que não era deles e nem penssaram como ficariam as pessoas que abitavam a região .cristian 8 ano sala 1

Anônimo disse...

O filme mostra a realidade do que aconteceu no brasil naquela época, mostra como os portugueses catequizaram os índios brasileiros.
Os portugueses não tiveram nenhum respeito com os indígenas que ja moravam no Brasil, eles também obrigavam as mulheres a gostarem deles vazes vontade deles. Um dos casos é o de Oribela.
Luiz Fernando Soares Silva 8°ano1

Anônimo disse...

Na minha opinião o filme desmundo serviu para mostra para nos os primeiros colonizadores e como eles agiam.
No filme fala que eles pecavam os bebes índios bem pequenos para catequizarem ou seja ser escravos, e outras coisas mais. depois desde filme da para saber como o brasil foi habitado naquela época.

Adriana Aparecida BRAGA
8º1

Unknown disse...

O FILME DESMUNDO,TRAZ PARA NOS ALUNOS QUE ASSISTIU COMO ERA OS PRIMEIROS COLONIZADORES,QUE CHEGARAM NO BRASIL.
COMO ELES TRATAVA AS PESSOAS,E PRINCIPALMENTE OS BEBÊS QUE ELES VAZIAM DE ESCRAVOS.
O DESMUNDO MOSTROU PARA A GENTE COMO OS COLONIZADORES AGIAM COM AS PESSOAS.
NOME:BRUNA OLIVEIRA DA SLVA
SALA/ANO:8ano 1

Anônimo disse...

No caso do que aprendemos o filme mostra um pouco a respeito do (descobrimento )e do caso da exproração.No sentido do descobrimento,os poderosos cherfoes chegavão as tribos e pegava umas das mais belas meninas virgem e casava com ela sem nenhum respeito .E com tudo isso elas tentavão fugir mas não conseguiu em nehuma delas.Portanto depois de os colonizadores saber eram castigadas.Portanto elas viviam sem amor ,sem sentimento sem nada na vida!

nome: Adrielle leandra pena
8 ano .sala 1

Anônimo disse...

Em minha opinião quando os colonizadores chegaram,eles fizeram a menor disconderação a quem já vivia no Brasil,não queria saber se já tinham uma tradição ou não.Eles despeitor que já vivia no Brasil,desfeis dos brasileiros,e só queria explora o nosso pais com que tinha de melhor. nome:Tatiane Aparecida lopes
8 ano .sala 1

Anônimo disse...

os colonizadores não respeito a cultura dos índios tratavam ele como animais ate mesmo os que foram catequizados des de bebe.
as mulheres tiam que casar mesmo que não quisecem,elas apanhavam muito mas não podiam se separar.
Lália Laura da silva
8ano sala 1

Anônimo disse...

na minha opinião , percebi que os colonizadores podiam fazer o que quiser com as orfãns.As mulheres eram obrigadas a ter relações sexuais mesmo não querendo ,alèm disso elas apanhavam muito ,as vezes apanhavam porque não queria ter relação sexual com eles.
No filme mostra que os ìndios eram maltratados e tratados como bichos ,mais ainda eram os escravos que sofria mais do que os ìndios.

Dèbora da silva lana 8°ano 1

Unknown disse...

O filme retrata a realidade que aconteceu no Brasil na época em que estava sendo colonizado. Ou seja os colonizadores não tiveram respeito algum aos que já habitavam o Brasil. Na minha opinião eles não respeitaram nossas origens, explorando nossa terra os nosso indios. Foi um desrespeito total a nossa terra e aos índios brasileiros que já viviam no Brasil nessa época. Talvez se os colonizadores não tivessem pensado só em explorar os nosso indios e nossa terra o Brasil seria um país muito melhor que hoje.

Danielle Cristina Silva
8ºano 1

Anônimo disse...

Os colonizadores chegaram ao Brasil, explorado os índios, tratando eles como se fossem animais. Todos os índios tinham que ser catequizadas pelos padres. Somente os índios catequizados poderiam sentar a mesa com os colonizadores.
Delziane Aparecida Moreira
8ano1.

Anônimo disse...

Quando os colonizadores chegaram no Brasil forçaram os índios a trabalhar e não tiveram respeito com eles e faiam o que quizessem com eles batia neles e os tratavam como animais.
Rafaely Rodrigues da Silva 8 ano 1

Anônimo disse...

Na minha opinão não espeitava as órfãs brancas dispostas se casar com os colonos. não tinha espeito com os colono e nen com as indias que os padre, tirava seus filhos para catequizar.
nome: ¨Marina de fatima 8* sala 1

Anônimo disse...

Na minha opinião os colonizadores não tiveram nenhum respeito,com os índios que se habitavam no Brasil.
Os colonizadores na época era muito maldoso,obrigava as pessoas a si casar a força,foi o caso de Oribela que sofreu muito abuso

NOME:Lucas
SALA/ANO:8ano1

Anônimo disse...

Na minha opinião os colonizadores não teve nenhum respeito com os indios,eles maltratava os indios como si eles você escravos .
Um parte principal que mostrou no filme foi a orfã Oribela,que foi obrigada a si casar e sofreu vários abusos sexuais.
Os colonizadores não teve respeito nenhum com as pessoas que se habitava no Brasil.

NOME:Díonisio
SALA/ANO:8ano1











escravos

Anônimo disse...

O colonizador após chegar ao Brasil, ele foi muito cruel com os povos que já morava aqui.
Mas a crueldade foi tanta porque já tinha pessoas morando aqui, no entanto eles vieram,
para explora quanto as pessoas e quanto os no solo, nossos produtos em geral.
No filme só mostrou um caso de maus tratos de órfãs, quando as órfãs vêm muitas, mas só mostrou um caso da Oribela

NOME:Cleyson R. Santos 8ºano1

Anônimo disse...

eu acho que os colonizadores foram muito cruéis com os indígenas e com seus escravos, so querendo explorar e levar as riquezas da nova terra.para mim eles não foram nem um pouco civilizados.percebi que antigamente os indígenas nem os escravos podiam se sentar a mesa pois eram considerados bichos.se nossa colonização não tivesse sido assim hoje o brasil era um pais desenvolvido

vitor pedrosa barçante 8°1

Anônimo disse...

em minha opinião os colonizadores não tiveram coração á colonizar a america pois se envez deles esplorarem ele podiam a ajudar á desenvolver a america e o filme mostra como os escravos eram tratatos mal .nome:walison lucas aguiar rodrigues souza