segunda-feira, 4 de abril de 2011

REALIDADE NA TELINHA...

Apesar de ter sido lançado em 1995, o clássico "Central do Brasil" é muito atual.       O   longa-metragem brasileiro que recebeu vários prêmios, revela inúmeros problemas sociais os quais milhares de brasileiros enfrentam todos os dias.
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

Caro aluno, após assistir e debater o filme "Central do Brasil" em sala de aula, reflita sobre os diversos problemas que são retratados no mesmo. Após tal reflexão, escreva um comentário de no mínimo 5 linhas e no máximo 12 linhas, sobre o que é preciso acontecer para que todos os brasileiros tenham uma vida digna e feliz. Comente com maturidade e sem erros ortográficos. Corrija seu comentário no word antes de postar. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma. Bom trabalho! 

45 comentários:

Anônimo disse...

Poderia ter mais escolas,mais empregos , as fabricas poderiam não poluir tanto o nosso mundo igual esta hoje.muitas mulheres já podiam estar trabalhando e receber a mesma quantia que os homens recebem. Poderia ter mais policiamento para ter menos assaltos menos roubos. Ter mais preferência para os idosos...
espero que algum daqui uns tempos nosso mundo seja como todos nos queremos!!!!!!!!!!!!
Lorrane
7º10

Anônimo disse...

Poderia ter mais escolas para as crianças estudarem, empregos paras as mulheres que esta sendo descriminadas, essas fabrica que tem no mundo não poluir muito, ter mais policiais para acabar com esses assaltos que esta tendo no mundo roubos. Ajudar os idosos, eles tem que ter mai s preferência no nesse transito perigoso nesse mundo nosso.
Espero que um dia nosso mundo esteja mil vezes melhor do que esse que nos estamos vivendo!!!!

JOÂO VITOR
7°10

Anônimo disse...

Nosso pais devia ter mais policiamento para nãoter casos de prostituiçao,ter mas escolas,ter mas abrigos para as pessoas(sem teto),as policias devião ficar de olho para não acontecer muintos assaltos.

Espero que de hoje em diante o mundo sega melhor para todos nós,sem poluição,queimadas e etc!!!!!!!!!!!!


IANAEL 7°10

Anônimo disse...

Ter mais empregos, pois com empregos disponíveis as pessoas tem um dinheiro para poder se sustentar e para sustentar sua família.Também mais policias nas ruas para observar os locais e combater o máximo possível de roubos e assaltos.
Ter mais escolas públicas para as crianças carentes estudarem.
E principalmente ter mais preferência para os idosos.

Lorena 7°10

Anônimo disse...

Espero que daqui uns anos tem mais empregos para as pessoas sustentar sua própria família,mais escolas públicas para as crianças e mais abrigos,mais policiamento, deviam ficar de olho para não acontecer muitos assalto.
Espero que daqui uns tempos esse mundo mudará
Gabriel Lucas 7°09

Anônimo disse...

Espero que daqui uns anos tem mais empregos para as pessoas sustentar sua própria família,mais escolas públicas para as crianças e mais abrigos,mais policiamento, deviam ficar de olho para não acontecer muitos assalto.
Espero que daqui uns tempos esse mundo mudará
Gabriel Lucas 7°09

Anônimo disse...

...Poderia melhorar a segurança nas cidades, colocar mais escolas e reformar as existentes, mais saneamento básico, energia elétrica nos bairros mais pobres, mais empregos, acabar com a desigualdade social, melhorar (e muito) a política brasileira.

Aluna: Mayara
Sala: 7º10

Anônimo disse...

Poderia ter mais escolas,postos de saúde,fabricas e muitas outras coisas.
não poluir tanto,não desmatar a natureza pois todos nós precisamos dela.
As mulheres deverian receber mesma quantia em dinheiro que os homens recebem , pois se as mulheres trabalham em mesma função que os homens porque elas não podem receber mesma quantia que os homens!.
também prostitutas tinham que ter seus proprios lugares , pois na rua, em qualquer esqina não se deve fazer isso.
E os jovens ter mais educação com os idosos
Camila
7º 10

Anônimo disse...

O policiamento poderia ser mais reforçado, mais estudo e emprego com o salário justo, as mulheres ter os mesmo salários dos homens etc.. Menos discriminação e que todos sejam tratados de igual para igual. Abaixar também as contas que tem trabalhadores que o salário não da nem pra pagar as contas. Etc.!
Tiago Egidio 7*10

Anônimo disse...

Acho que o governo deveria fazer mais escolas porque no Brasil tem muitas pessoas que não saber ler e nem escrever
E também a higiene dos hospitais deveria ser mais reforçada, e tinha que ter mais empregos para as pessoas.
Os policiamentos deveriam ser mais reforçados para não acontecer acidentes, roubos e nas escolas deveriam ter guardas para proteger de ladrões e não deixar os meninos na rua porque isso pode dar um acidente.

Fernanda 7*10

Anônimo disse...

Que o policiamento seja mais forçados que tenha mais escolas no nosso país e que poderia ter mais empregos para as mulheres e tenham menos prostituição roubos assaltos e estrupos
Ter atendimento rápido nos hospitais clinicas e posto de saúde..
Espero que daqui um tempo esses politicos façam alguma coisa nesse nosso Brasil
Poliane Adriane
7*10

Anônimo disse...

Poderia ter mais empregos, menos discriminação as mulheres, menos crianças na rua, menos exploração de crianças, mais escolas para que as crianças não entre no mundo das drogas.Pois lugar de criança e na escola e ter sua infância como qualquer criança.
Lorraine 7ano 9

Anônimo disse...

Poderia ter mais escolas para que as crianças tivessem um aprendizado melhor, e menos empresas para não poluir o ar, mais sinalização para poder evitar mortes e acidentes fatais. E o mundo desse jeito seria muito melhor.
Paloma 7ano9

Anônimo disse...

Para as prostitutas dava mais oportunidades para elas trabalhar.
fazeria mais cadeias.faseria mais escola para as crianças estudarem e dava uma regra que as crianças tinha que estuda porque seria obrigadas e não podia trabalha.E punha mais policias treinados nas rua.E eu ajodaria todos os que presissa.E eu precoparia com so defisientes.
Jhonatan Rodrigues Dos Santos
sala 10

Anônimo disse...

Nosso pais deve ter mais policiamento pois nas grandes cidades a prostituiçao,roubo,usos de drogas acontesen e nigue fas nada.
Poderia tambem ter mais escolas,pois com mais escolas teremos mais aprendis e menos anofabetos.
Espero que da uns anos o nùmero de empregos almente pois com o pouco dinhero que essas pessoas ganhão não para sustentar as suas familhas.
ASSIM ESPERAMOS
UM MUNDO
MELHOR.
Aylson 7º10

Anônimo disse...

poderia asfautar todas as estradas, darem uma ajuda para quem prescisa,colocarem mais lixeiras nas ruas,as mulheres terem o mesmo direito dos homens,ter mais trabalho nas cidades,construir casas para quem não tem condiçoes de construir,ter mais policlinicas,construir escolas,ter mais policiais nas cidades,dar empregos para as pessoas que prescisam etc...7º9 juliana

Anônimo disse...

Pra mim pra que todo brasileiro tenha vida digna e seja feliz é presico ter estudo ,para ter um bom trabalho para ganhar um bom salário ,e também que haja segurança nas ruas para que as pessoas não sejam assautadas por exemplo.E também ter uma casa própria com água e esgoto tratado e energia elétrica e ter uma rua asfautada, ter mais escolas para aqueles que não tevem a chance de estudar e não perder esta oprtunidade,e melhorar o aprendizado das crianças.

Vinícius Henrique
7º 9

Anônimo disse...

Para que o nosso país se torne melhor muitas coisas deveriam ser mudadas,começando pela desigualdade social que é um dos fatores que mais existe hoje,aumentando as escolas publicas e dando conforto e um estudo digno a todos,melhorando a saúde,os transportes,os salários,enfim melhorando a vida de todos de uma maneira igual e sem preconceitos.
Zéquias
7º10

Anônimo disse...

Bom primeiro eu acho que deverião ter mais respeito com os mais velhos pois eles vieram primeiro do que nós.
E poderia ter também ter mais empregos e menas maquinas , pois ai ninguém ficaria nessa correria para conseguir emprego para sustentar a familia , e também ter mais presença das prefeituras com o povo tanto na educação como também nas ruas .
Quero que um dia esse desejo se realize !!!
Josiane
7° 10

Anônimo disse...

maus tratos no Brasil

Tem muitas pessoas na rua sem ter o que comer nem moradia passando frio a noite. teriam que ter mais abrigos para mendigos e punições para quem mau trata-se qual quer pessoa ou animal o governo teria que parar de roubar ganhando autos salarios sem trabalhar em quanto um pobre se "mata" de trabalhar para no final do mes receber menos de um salario minimo.
todos nos queremos um mundo justo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pedro Gois Ribeiro Campideli
7º10

Anônimo disse...

No nosso pais, deveria ter mais escolas, pois existem muitas crianças
que ate hoje não sabem ler e escrever.Ja com escolas,as pessoas analfabetas aprenderão a ler.No nosso pais deveria tambem ter menas poluições, para termos um mundo melhor.Deveria também ter mais empregos para mulheres, pois mulheres tambem tem familias para cuidar.
Por isso espero que de hoje em diante temos um mundo melhor sem poluições e etc.


Cristiano Moreira 7°10

Anônimo disse...

Que poderia ter mais escolas mais hospitais clinicas mais empregos para as mulheres desempregadas que poderia ter menos prostituição ter mais fabricas melhoria de vida aos pobres ter menos roubos assaltos estrupos e etc..
espero que algum dia não tenha isso em nosso país
Iorrana 7*10

Anônimo disse...

Eu acho que poderia ter mais empregos para as pessoa, pra não precizar ganhar dinheiro sujo com drogas,axo que divia ter mais cameras espalhadas pela cidade pra vê se consegue acaba um pouco com esse mundo de drogas., Os bares , Boates e etc. axo que tinha que proibir vendida de bebidas alcoolicas , cigarros para menore.,
As pessoas tinha que para de poluir rios e cidade..
Todos nos esperamos um mundo melhor!
Layeska 7°10

Anônimo disse...

Acho que deve ter mais empregos para sociedade,mais oportunidade para os jovens de baixa renda.
O governo olhar mais para a saude e educaçao da populaçao brasileira,as mulheres terem os mesmos direitos do que os homens ea poluiçao diminuir...
se todos nos fizermos nossa parte teremos um mundo melhor!!!
BRENDA STEFANY 7°10

Anônimo disse...

na minha opinião deveria ter mais escolas para as pessoas não serem analfabetas aprendendo a ler e escrever, as pessoas deviam prestar mais atenção no trânsito os pedestres e os motoristas para não ocorrer muitos acidentes.E ter mais empregos para as mulheres pra não ter prostituicão.
Gabriela 7 10

Anônimo disse...

na minha opinião deveria ter mais escolas para as pessoas estudarem e aprenderem a ler e escrever;abrigos para sem tetos, policia as ruas,mais mão de obra para as pessoas não fazerem pornografia.
Mileny 7 10

Anônimo disse...

Eu acho que no nosso pais devíamos ter mais postos de saúde com mais medicos,policiamento nas ruas,mais escolas para as crianças terem uma vida digna quando crescerem ,tambem deviamos ter mais preferencia aos idosos trabalho e menas fabricas poluentes a natureza!!
É isso que presizamos para que tenhamos uma vida melhor!
ludmila
7°9

Anônimo disse...

Eu acho que para melhorar ,é preciso que as pessoas tenham força de vontade para estudar.E com o estudo elas trabalhariam em um emprego melhor, e com isso terião dinheiro para ter uma casa melhor, e ter condições de vida melhor.
Waneska 7°9

Anônimo disse...

Eu acho que essas pessoas deveriam ter escola, para ter o ensino apropriado ,para ser alguém na vida e não morrer de fome.Também ter água tratada ,esgoto, recolhimento de lixo,correio e abrigo onde crianças que não tem pais possam morar.
Lidiane 7°9

Anônimo disse...

É muito necessário estudar muito para no futuro ter um bom trabalho, e uma boa casa com água tratada,rede de esgoto, para a família comprar um carro bom com seu próprio dinheiro,e ser independente .
Geisa 7°9

Anônimo disse...

Pra mim para que a pessoa seja feliz ,ela precisa estuda bastante ,porque sem estudo ela não é nada .Porque se ela estudar , no futuro ela será uma grande pessoa .Também para que ela seja feliz ela precisa ter água tratada ,esgoto tratado ,ter um salário ótimo para ter uma casa ótima para ela morar.Ter segurança nas cidades e nas ruas para que não ocorra assaltos.
Sheyliane 7°9

Unknown disse...

Que poderia ter mais escolas para ensinar as crianças que não sabia ler e nem escrever.
E poderia ter tambem mais emprego e mais maquinas, pois ai ninguem correria para conseguir emprego para sustentar suas familias.
NOME: Débora Luiza
7° ano 10

Anônimo disse...

Acho que as pessoas tinha que ter bom censo e poluir menos, assim teriamos uma cidade melhor, com menos assautos, os idosos teria uma qualidade de vida melhor e o nosso país sem desmatamento.

Silvânia, 7° 10.

Anônimo disse...

Minha opinião é que se todos tivessem noção que estamos acabando com o mundo, o mundo não estaria assim como esta hoje, cheio de prostituição , analfabetismo, roubos.
Acho que teria que mudar tudo isso.
As pessoas tinham que ter mais responsabilidade do que faz.
Menos poluíção pra todos vivermos num mundo melhor.

Gabriela 7°9

Anônimo disse...

Poderia ter mais escolas para acabar com o analfabetismo,mais indústrias e menos máquinas para gerar emprego mais vagas para deficientes,mais preferência para idosos etc ...

Assim o país vai para frente!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É imprescindível que o Brasil possua mais escolas e programas de qualificação profissional. Não somente nesses quesitos, mas também em outros bem mais alarmantes: o social, o cultural, saneamento básico, água tratada, moradias dignas, policiamento reforçado,
os governos tinham que roubar menos e agir mais.

Kelisson
7º10

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

na minha opinião poderia ter mais escolas para as crianças terem mais oportunidades para estudar,as máquinas não poluirem tanto o ar, as mulheres terem mais oportunmidades no, mercado de trabalho,poderia ter mais policias para combaterem roubos e assaltoas.ter mais preferencia para idosos...
e assim espero que a paz e o amor reinem neste mundo
LAYRA
7°9

Anônimo disse...

poderia ter mais escolas para diminuir a alfabetização do brasil ter mais mais segurança mais policiamento e mais melhorias na condiçoes de vida.E ter mais empregos ,e poderia ter menas prostituiçao no mundo.
7º9
jhonathan santos

Anônimo disse...

Poderia ter mais segurança,mais policiamento, mais escolas publicas,mais local de atendimento a saúde,mais organização no transito, mais respeito com as pessoas idosas,diminuir os números de poluição,desmatamento,ai sim todos nos teremos um mundo melhor♥.
Aluna: Lívia Esteves
7* ano sala 10

Anônimo disse...

poderiamos ter mais empregos para as mulheres que na minha opiniao sao descriminadas no mercado de trabalho;
ter mais escolas para as pessoas maiores de idade que ainda nao sabe ler e possa consegui futuramente um bom emprego;
*PARTE AMBIENTAL
começar a fabricar carros movidos há energia solar etc ...
economizar agua , pois nao e porque descobriram um novo aquifero podemos gasta mais agua...
nao podemos pensar so em nos devemos pensar tambem no futoro!!!
matheus 7°9

Anônimo disse...

Nosso país devia ter mais empregos, não só para quem tem esperiencia,mas sim também para quem não tem esperincia no mercado de trabalho,devia ter mais escola para ensinar crianças educação,mais policiais para evitar roubos. Por isso espero que não só esses citados mas todos outros problemas sejam resouvidos. clEITON 7/9

Anônimo disse...

colocar mais policias nas cidades;
colocar mais hospitais nas cidades;
ter mais médicos tanto em atendimento
psicólogo como em atendimento de caso de doença;
tem mais clinicas de atendimento aos drogado,prostitutas,alcoólatras e outros;
e ter mais delegacias de policia na cidades!!!!!!!!!!!!!!
dayana
7°9

Anônimo disse...

colocar mais policias nas cidades
exigir mais hospitais
exigir mais atendimento medico
acabar com as bebidas alcoólicas
acabar com a poluição do ar
andar mais de bicicletas
ter mais meios de transportes
giseli
7°9

Anônimo disse...

È muito bom as pessoas ficarem sabemdo e lendo este blog,pois ele é fundamental para as pessoas ficarem sabendo o que é realmente isto,tem muitas pessoas passando fome e passando necessidade em sua própria casa,más tem um motivo não conceguem emprego ou tem algum poblema que as empedem de trabalhar.
Já que a invenção que a água daqui muitos anos íra acabar,isto depende de cada um de nós sem a água iremos todos morrer.Fazer o que ESPERANÇA!!! Jhenifer Elizabete 7ano3