domingo, 21 de fevereiro de 2016

Aplicando a Geografia




Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS (Global Positioning System) do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Portanto, a cartografia é uma ciência voltada para a elaboração de mapas, unindo conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

Podemos dizer que a cartografia surgiu na antiguidade, pois encontramos representações de mapas na Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, entre outros povos da antiguidade. Evidentemente que os cartógrafos da época antiga não tinham muitos recursos para produzirem mapas com precisão. Os mapas antigos eram repletos de imperfeições, principalmente, no que se refere à proporcionalidade. Mesmo assim, serviam de referência para viajantes e comerciantes da época, que necessitavam muito destas informações para planejarem suas viagens.

Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI), os cartógrafos foram extremamente importantes. Cada expedição levava um especialista em mapas, pois era importante que as embarcações não se perdessem nos vastos oceanos. Foi no século XVI que os primeiros mapas do continente americano e também do Brasil foram elaborados.

Atualmente, os cartógrafos contam com informações gráficas enviadas por satélites. Estes dados chegam com total precisão, cabendo ao cartógrafo interpretá-los e organizá-los de forma científica. Computadores avançados são utilizados nestas operações, oferecendo resultados de grande importância.

Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia-a-dia. Esta ciência também é muito importante para o estudo de diversas áreas da Geografia.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/cartografia.htm

Caro aluno do 1º ano, comente um pouco sobre a importância de se orientar e localizar no espaço geográfico. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma.  CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. 

11 comentários:

Unknown disse...

gostei muito por que e um texto muito interessante para ter ponto de referencia para se localizar (otavio nonato silva 1b)

Unknown disse...

goste muito porque a localizacao atual nos ajuda muito a nos encontrar no mundo e o texto e interessante e referencial (iago yuri 1a

Unknown disse...

Vitória Alves Santos 1B
A localização e orientação no
espaço geográfico são importantes pois nos ajudam entender o
espaço em que vivemos e a relacionarmos com outros lugares.

Unknown disse...

Gostei muito e ajuda as pessoas se encontrar no mundo e também ajuda muito as pessoas no meio da tecnologia e achei o texto muito interessante e tem muitas referências para se localizar. (José Guilherme 1A)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Orientação e localização no espaço é importante para nós localizarmos no mundo

Lorena disse...

Essa matéria é muito importante para nos localizarmos no mundo
(Lorena Cristine 1A)

Elias Silva -1 Ano B disse...

Bom,Concluir desse Texto,que o Espaço Geográfico se tornou importante no momento que ele e considerado produto da Ação do homem.Vivemos num espaço geográfico.Toda e qualquer demarcação de terra é um espaço geográfico.Para fazer loteamentos,demarcações,separação territorial,tudo depende de um estudo importante da geografia territorial.Por isso Compreendi bastante desse Texto,que o espaço Geográfico ,e importante para nos se Localizamos.Obrigado

Unknown disse...

Igor1 a
Muito bom, porque mostra como o avanço da tecnologia é importante para, a localização e obras territóriais nas áreas climáticas,em construções podemos dezer q o avanço da tecnologia na área da geografia, é muito importante para o dia dia.

Núbhia de Carvalho disse...

A localização e orientação no espaço geográfico são importantes pois nos ajudam a compreender onde estamos , nos ajudam em vários setores , etc . (Núbhia de Carvalho 1º B)

Unknown disse...

Gostei muito do post pois nós ajuda a localizar no mundo 😊. ( Larissa Santana 1°A)