domingo, 21 de fevereiro de 2016

Globalização



A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.
Se buscarmos um ponto de partida para o processo de globalização, podemos destacar o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura, principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a utilização da energia elétrica.
Já no século XX a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os países subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional.
Quanto mais essas empresas foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos produtos, a fim de atender mercados consumidores de localidades distintas e aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das mercadorias.
O conjunto de modificações tecnológicas que ocorreram a partir da década de 1970 ficou conhecido como Revolução Técnico-Científica. Além de alterar a estrutura de produção e comercialização, essas transformações introduziram descobertas que conduziram ao atual modelo de telecomunicações. Entre essas descobertas, podemos identificar a robótica, a microeletrônica e os satélites. A Revolução Técnico-Científica contribuiu para o desenvolvimento de produtos que utilizamos em nosso cotidiano como os microcomputadores, smartphones etablets, responsáveis pelo acesso às redes sociais e pela transmissão de grande quantidade de informações em tempo real. Essas ferramentas também determinaram a integração das bolsas de valores ao redor do mundo e permitiram um fluxo dinâmico e constante de informações, capitais e mercadorias.
Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas. Outro fato marcante é que os países considerados emergentes estão começando a participar mais ativamente do sistema econômico-financeiro mundial, posto que a inserção desses países, até duas décadas atrás, estava limitada à periferia do capitalismo mundial e ao fornecimento de matérias-primas.
Fonte: Disponível em . Acesso em 21 de fevereiro de 2016.
Comente, exponha também seus pros e seus contras sobre a globalização. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma. CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS.

33 comentários:

Anônimo disse...

Além do avanço da tecnologia demarcado pela globalização podemos destacar o multiculturalismo, que delimitam as fronteiras e mostram a grande "miscigenação" culturais dadas por encurtar essas distâncias diante dos países. Hoje podemos dizer que poucas culturas em si são "puras" ou "únicas". Sempre têm aquelas adaptações vindas de outros países, sendo no modo de vestir, de falar, de se comportar e até mesmo na sua gastronomia. Thaís 2ºF

Unknown disse...

Podemos observar que o processo de Globalização encontra-se cada dia mais avançado, intensificando-se por todo o mundo proporcionando uma relação global em níveis econômicos, culturais, políticos e, consequentemente, sociais. Contudo o processo da globalização leva a ter vantagens e desvantagens, entre as vantagens da globalização podemos citar a diminuição das distâncias e do tempo cada vez mais rápidos e eficientes,outro aspecto que pode ser considerado positivo da Globalização é a redução do preço médio dos produtos, por outro lado a primeira grande desvantagem do processo de Globalização é a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando atrasada em vários lugares, outro ponto negativo também é a desigualdade dos países. A intensificação contribuiu para uma maior exploração dos recursos naturais, entre outros.
JHENIFER 2°A

Unknown disse...

A globalização é resultado de uma integração mundial, ou seja, uma integração de caráter global no qual a mesma se divide em aspectos econômicos, culturais e políticos.


Vantagens da Globalização

Podemos destacar diversas vantagens que são resultantes da globalização. Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhando a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço foi sendo mais baixo. Além disso, a facilidade de comunicação também melhorou muito, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real, há alguns anos só se sabia o que acontecia em outro continente após meses. Os meios de transportes também impulsionaram a globalização e também melhoraram de acordo com a mesma.

Desvantagens da Globalização

Dentre as desvantagens, ou seja, os aspectos negativos da globalização, podemos relatar algo que mais merece destaque que é a maior competitividade por vagas de emprego. Com a grande busca por vagas de empregos muitas pessoas procuram melhores formações profissionais e fica cada dia mais difícil conseguir um bom emprego.

Unknown disse...

Mylene 2°ano C

Unknown disse...

Mylene 2°ano C

Renata Santos disse...

O que dizer da Globalização ? Bom, podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo ..
A globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. Cada vez mais as pessoas estão se descobrindo através da internet.E junto com a televisão a rede mundial de computadores estão quebrando barreiras e cada vez mais ligando as pessoas, Formando uma grande Aldeia Global.
Renata Santos Gomes
2º E (Manhã)

Anônimo disse...

A globalização foi intensificada na década de 70 e ganha força na década de 80 esta aceleração se deve ao desenvolvimento de novas tecnologias no ramo da comunicação entre outros... A globalização nada mais é que um processo de integração econômica, social, cultural e política. Fenômeno este gerado pelo capitalismo para conquistar novos mercados.
Stephany Assis 2a ( manha )

Unknown disse...

O conceito de globalização é bem amplo e pode ser entendido como um conjunto de transformações econômicas, sociais, culturais e políticas.
Há várias vantagens como a diminuição das distâncias e do tempo pelo avanço na comunicação pela tecnologia,pois as informações tornam mais acessíveis em todo o mundo em tempo real. Há também o avanço no transporte, no conhecimento, na ciência principalmente na medicina, na política, na economia e socialmente,etc.
Em contra partida há suas desvantagens com uma perda de valores culturais, desigualdade cultural e econômica, danos na natureza pelo aumento da exploração devido ao aumento do consumo,etc.
Stephany Cassiano 2ºA.

Unknown disse...

A globalização foi e é necessário e fundamental para o ser humano, pois o que antes demorava uns meses ou anos agora se pode fazer em segundos; como numa carta de um país ao outro que demorava dias, hoje em dia se pode fazer em segundos por um e-mail.
Foi importante para a diminuição da taxa de mortalidade e para o aumento de expectativa de vida no mundo inteiro, isso ocorreu pois houveram investimentos em vacinas para prevenir doenças, estudos sobre curas de doenças fatais e raras e muita tecnologia em hospitais, laboratórios, transportes, seguranças e etc...
Com a inserção de máquinas, robôs e técnicas avançadas em empresas multinacionais e nacionais foi quase que exclusivo a presença de homens nestas empresas causando desempregos e crises socias e econômicas em todo o mundo.
Mas tanto avanço, tanto desenvolvimento, claramente sairia muito caro para o nosso planeta e para nossa sociedade. Pois no mundo a matéria prima é limitada, se apenas explorarmos irá de fato acabar, mas se explorarmos e repormos em dobro o mundo seria bem melhor, o que não acontece porque pessoas estão interessadas só no dia de hoje e esquecem do amanhã, e os prejuízos não se limitam apenas para o meio ambiente, pois vai atingir até mesmo as próximas gerações e a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um único ponto se tratasse.
Naylan de Paula Santos 2°B

Unknown disse...

A globalização tem suas vantagens é graças a ela q hj sabemos as noticias do mundo todo no momento,e ela que nos faz comunicarmos uns com os outros seja por mensagens ou por ligações mais alem dessas vantagens temos também as desvantagens, a mordenização e o aumento da competividade das empresas produziu muitos efeitos negativos como o desemprego, para reduzir os custos as empresas trocaram a mão de obra humana por máquinas. Além da grande extração de recursos naturais cada vez mais empresas estão usando por exemplo o minério de ferro para ganharem mais lucros.a poluição do ar ,das águas e do solo com áreas produtivas, o aquecimento global e a devastação de florestas por exemplo com extração de madeiras e também devastando para construirem fábricas indústrias e moradias.
Raissa tauana 2B

Kamylla Ingryd disse...

A globalização foi um processo muito bom tanto para a economia quanto para a cultura é integração das pessoas umas com as outras. Alguns países resolveram se juntas é formar blocos econômicos com o objetivo de aumentar as relações comercias.

Os pontos positivos da globalização é que com o surgimento de novas tecnologias de comunicação as pessoas podem se falar a quilômetros de distância em minutos e até segundos podendo trocar ideias, opiniões e até mesmo dividir um pouco da cultura de cada um, com o desenvolvimento da tecnologia a educação começa a melhor, a saúde é a expansão das empresas multinacionais em busca de mercado consumidor.

Os pontos negativos é que cada dia as pessoas ficam mais consumistas fazendo com que as empresas precisem produzir mais e acabam contratando máquinas que são mais rápidas e substituem a mão de obra, ainda existe muita desigualdade social principalmente porque apenas uma minoria tem uma renda boa, sem contar o desmatamento de áreas verdes para a construção de novas indústrias, poluição de vários rios e lagos.

A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características.
Kamylla Ingryd 2°ano C

renata disse...

A globalização refere-se ao processo de integração entre as economias e sociedades dos vários países. Especialmente no que se refere à produção de mercadorias e serviços,e aos mercados financeiros,e a difusão de informações.Diante de tudo isso,eu penso que precisamos estar engajados nessa nova etapa pela qual o mundo está passando.A globalização é um processo muito antigo, passou por diversas revoluções durante a historia humana.
O processo de globalização facilitou de modo geral, para todos os países que o adotaram, pois ela é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política que teria sido impulsionada, pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
Renata Dias - 2°B (MANHA)

Rúbhia disse...

Podemos dizer que a globalização está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas através dos avanços promovidos no campo das comunicações e nos transportes, proporcionando uma relação global em nível econômico e cultural.Entre as vantagens da Globalização, podemos citar as implantações de novas tecnologias que nos proporcionam nos dias de hoje uma certa facilidade para a nossa comunicação.Entre as desvantagens da globalização podemos citar o aumento do consumismo,fazendo com que nós compremos coisas que não necessitamos.
Rúbhia Carvalho - 2°D

Paola Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paola Camila disse...

A globalização é basicamente um processo econômico e social onde há consolidação com outros países e pessoas de todo o mundo, sendo também um processo de transformação da cultura e da política.
Como todos os fatores existem pontos negativos e positivos; a globalização é um deles. Alguns dos pontos negativos dessa ''revolução global'' é o índice de desempregos, tendo também uma grande desigualdade, isso é claro em países menos desenvolvidos onde o poder e renda se concentram nas mãos da minoria, temos também a destruição agravante de matérias primas, a poluição entre outros.
Os pontos positivos da globalização ajudaram no desenvolvimento de muitos países, temos como exemplo a facilitação no transporte de produtos de um país ao outro, na comunicação, os meios tecnológicos, na geração de empregos em países em desenvolvimento.
Paola Camila 2ºB(MANHA)

Anônimo disse...

GLOBALIZAÇÃO, bom podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Envolvendo a melhoria principalmente da tecnologia.
Sua origem é dada por muitos historiadores que esse processo teve inicio nos seculos XII e XVI, porém a globalização efetivou-se no final do século XX.
O processo globalitário não é um elemento estático e permanente, mas sim um processo de desenvolvimento constante.

Como toda mudança que ocorre em nosso meio, existem sempre as vantagens e as desvantagens, sendo essas:

VANTAGENS
- Facilidade de comunicação;
- Expansão da coltura;
- Transações financeiras; enfim, aspéctos econÔmicos, ciêntíficos e culturais.

DESVANTAGENS
- Desemprego econÔmico;
- Aumento da pobreza;
- Desigualdade social.

AGORA VOCÊ JÁ PENSOU EM COMO SERIA FICARMOS SEM TECNOLOGIA POR UM DIA ?
Em uma época em que estar conectado virou algo normal – no computador de casa ou do trabalho, não sabemos mais viver sem ela! INFELIZMENTE! Porém como a tecnologia só vai avançando, temos cada vez mais conforto, facilidade de acesso a qualquer coisa, comunicação com qualquer lugar ...
O que vale agora é termos conciência para fazermos bom uso dela!

~ MARIA JÚLIA VITORINO 2ºA ~

Unknown disse...

Daiane caroline 2°A

Bom o que eu intende foi que o processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.

Camila Cristina disse...

A globalização é um processo que nos permite falar com quem esta do outro lado do planeta em questão de um minuto ou menos, traz pra nós a facilidade de um mundo de informações na palma das mãos. Esse fenômeno fantástico tem muitos pontos positivos como os que citei acima, porem possui também pontos negativos, sendo alguns deles, a exclusão de pessoas com renda baixa, pois algumas destas tecnologias é bastante caro para ser obtido, também tem o fato de que você tira riqueza de um lugar deixando ele pobre.
Para mim a globalização é uma coisa boa, mas tudo tem os pros e contras.
Camila Cristina 2°A

Lucimar Amorim disse...

Um mundo globalizado esta relacionado com um mundo de tecnologia, havendo constantes modificações, sendo políticas ou culturais. Olhando o mundo a nossa volta percebemos que está totalmente ligado com mudanças , e o homem esta tornando um escravo disso, sendo cada vez mais difícil se livrar de meios tecnológicos, como celulares, computadores, televisões, entre outros, e estando cada vez mais desenvolvidos. A tecnologia tem seus pontos positivos, como crescimento de empresas e com isso o aumento do capital, ela aumenta a relação entre países; tudo pode ser resolvido em menos tempo, facilitando a vida de muitos, mas também tem pontos negativos, como o desemprego, visto que os setores de trabalho estão priorizando maquinas e deixando o trabalho artesanal em segundo plano e assim ter mais facilidade em gerar crises para o pais e possivelmente mais poluição. Portanto a tecnologia e a globalização contribui para o crescimento do mundo, mas sendo feita de forma correta e sem agredir o meio ambiente.
Lucimar Amorim 2º B (MANHA)

Anônimo disse...

A globalização nos ajudou com grandes tecnologias valiosas para o nosso dia a dia e não só isso como também nos trouxe novos vícios como o uso excessivo da internet e dependência da tecnologia para fazer serviços fáceis como simplesmente pagar uma conta na rua, agora nós podemos simplesmente tirar uma foto código de barra com sua câmera do celular e pagar direto na internet, as vezes o uso excessivo pode acarretar em sérios problemas de saúde por excesso de exercícios e seu peso pode aumentar muito.
Matheus Henrique 2°A

Unknown disse...

A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um grande fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.
Mário Victor 2°A

Giovanna Ferreira disse...

Giovanna Ferreira Leonel, 2º ano A

A Globalização aconteceu em um momento oportuno para que os países em desenvolvimento crescessem a partir da entrada de multinacionais. Além disso, a Globalização proporciona maior rapidez para duplicar renda, maior facilidade de encontrar fontes de financiamento, e a entrada de produtos importados mais baixos e de melhor qualidade, que faz com que a oferta de produtos nacionais e internacionais seja maior e os preços menores.
na Globalização, a tecnologia também influenciou no comércio entre os países, aumentou o fluxo migratório de pessoas e facilitou o trabalho de muita gente. uma das mais avançadas tecnologias são a internet, o computador e os celulares, onde facilitou a comunicação entre pessoas de lugares distantes, o grande acesso a comércio nacionais e internacionais.
Mas não é só benefício que a tecnologia trouxe para as pessoas. um dos fatores prejudiciais é o desemprego, onde as pessoas foram substituídas por máquinas e o esgotamento dos recursos naturais.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus.Alguns até mesmo falam que as origens foram no terceiro milênio A.C.No final do século XIX e início do século XX.O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir da década de 1990.Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.
No início do século XIX, o desenvolvimento de novas formas de transporte, como o navio a vapor e ferrovias, e as telecomunicações permitiram um intercâmbio global mais rápido.
Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, incluindo o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial.
A globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do mundo.
A internet está entre os meios de comunicação mais utilizados no mundo.
*Pros:
Integração Social
Diminuição das distâncias
Redução do preço médio dos produtos
Avanços no campo científico,principalmente na medicina
Gera empregos
Traz tecnologia
Melhora a relação do país com outros países
Traz diversidade de culturas

*Contras
Desigualdade em sua expansão
Desemprego
Expansão de multinacionais,criando muita concorrência
Dissemina crises econômicas
Extrema exploração dos recursos naturais
Perda da qualidade de vida
Exclusão social
Desvalorização da cultura nacional

Bruna Olímpio - 2°D

Rafaela Sabrina disse...

A globalização é um processo que tem como principal benefício as facilidades que proporciona a várias pessoas diariamente em várias partes do mundo. A facilidade de comunicação, locomoção e interação entre diversos países. Toda a tecnologia que move essa globalização é responsável pelo avanço da medicina e principalmente utilizados em indústrias no geral que vêm se modernizando, ampliando e desenvolvendo cada vez mais seus negócios. Está tomando amplas proporções mas se tornando em partes desvantajosa, como por exemplo, ainda que bastante ampla, em alguns lugares ainda é um processo excludente, além de que toda a modernização das indústrias consequentemente dispensa a mão de obra rudimentar, gerando desemprego e ainda, uma das maiores preocupações geradas pela globalização é a intensa exploração dos recursos naturais. Portanto é necessário avaliar individualmente a globalização e repensar a forma como interfere e como gostaríamos que este estágio de desenvolvimento do modelo capitalista de produção continuasse interferindo com seus pros e contras em nosso meio.
Rafaela Sabrina Reis Matos, 2º ano B
04 de março de 2016 21:48

Anônimo disse...

Wemerson dos Santos Gonçalves 2°B
Globalização trouxe consigo como pontos positivos a melhoria das tecnologias deixando-as mais rápidas e mais práticas,como no início das grandes navegações no século XII e XVI pois a tecnologia nasceu ai, pois precisavam de mapas e bússolas para conseguir chegar ao local desejado; mas a tecnologia se tornou fundamental para o nosso dia a dia quando trouxe o melhoramento para os hospitais, para as rodovias e estradas, para casas, e para o ser humano que pode se comunicar com qualquer pessoa do mundo em questão de segundos.
Mas a velocidade e a forma com que todos exploram a natureza consequentemente a deixaria com problemas. De fato a globalização trouxe pontos negativos como: consumismo o que faz fábricas e grandes empresas produzirem cada vez mais, ou seja, explorando cada vez mais, desmatando a natureza. Se as grandes empresas não repensarem no jeito e na forma de explorar e produzir, futuramente não haverá produção.

kamylla disse...

A globalização foi um processo muito bom tanto para a economia quanto para a cultura é integração das pessoas umas com as outras. Alguns países se juntaram é formaram blocos econômicos com o objetivo de aumentar as relações comercias.

Os pontos positivos da globalização é que com o surgimento de novas tecnologias de comunicação as pessoas podem se falar a quilômetros de distância em minutos e até segundos podendo trocar ideias, opiniões e até mesmo dividir um pouco da cultura de cada um, com o desenvolvimento da tecnologia a educação começa a melhorar, a saúde é a expansão das empresas multinacionais.

Os pontos negativos é que cada dia as pessoas ficam mais consumistas fazendo com que as empresas precisem produzir mais e acabam contratando máquinas que são mais rápidas e substituem a mão de obra, ainda existe muita desigualdade social principalmente porque apenas uma minoria tem uma renda boa, sem contar o desmatamento de áreas verdes para a construção de novas indústrias é poluição de vários rios é lagos.

A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características.
Kamylla Ingryd 2°ano C

Anônimo disse...

A globalização como todo aspecto possui pontos positivos e pontos negativos. Podemos citar como pontos positivos a facilidade de comunicação: a globalização faz circular de forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências; este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas da medicina, genética, biomedicina e etc. Com a globalização ocorreu um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo impulsionado pela internet e aumentou o interesse pela cultura, econômia e política.
Podemos também citar os pontos negativos da globalização, um dos principais é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda bruta em bolsa de valores e etc. O desemprego ocorre na maioria das vezes nos países mais desenvolvidos onde a mão de obra é substituída por máquinas. Outros pontos negativos que pode ser citado são a poluição e escassez de matéria prima.

Vanessa Rodrigues- 2 ano B

Anônimo disse...

Sobre a globalização,podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

2°ano D Jhorlan Raphael (manha)

Daiana Moreira disse...

A respeito da globalização, é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Este processo envolve países ricos, pobres, pequenos, grandes e atinge todos os setores da sociedade e exige novos modos de pensar e enxergar a realidade.
A globalização facilita e dá uma melhor condição de vida para as pessoas, pois podemos contar com altos avanços tecnológicos principalmente na saúde, transporte, informatica e satélites. Também podemos contar com produtos de melhor qualidade.
Umas das desvantagens da globalização é o desemprego, pois as empresas trocam a mão de obra do homem por máquinas, pois produzem em grandes escalas e eliminam falhas humanas.
Enfim, apesar da globalização possuir algumas desvantagens, ela é de extrema importância para o crescimento do mundo e preservação do meio ambiente, através de novas tecnologias e fontes de energia que não agridem o planeta.
Daiana Moreira - 2° ano/E

Unknown disse...

A globalização é a integração social, econômica e cultural entre as diferentes partes do mundo. Ela está em constante evolução e transformação ao longo do tempo de forma que a integração do planeta por ela gerada cresce cada vez mais. Algum tempo atrás, por exemplo, a velocidade da comunicação entre os países, era menos rápida e eficiente do que hoje, que é feita em tempo real.
Como no século XIX, que uma carta enviada de Portugal ao Brasil levava cerca de 90 dias para ser entregue. Atualmente, isso é realizado através do email, uma maneira mais prática e rápida.
Através da Internet, as pessoas ficaram cada vez mais conectadas de forma a conhecer novas culturas e formas de pensar em todo o mundo formando assim um aldeia global.
Na minha opinião, eu acredito que a globalização trouxe diversos aspectos positivos para a humanidade como: o avanço da tecnologia, da ciência, do conhecimento, a diminuição das distâncias e do tempo, entre outros pontos foram fundamentais para chegarmos ao patamar em que estamos hoje e objetivamos evoluir cada vez mais ainda no campo científico. Mas por outro lado, ela trouxe aspectos negativos também como: pobreza, desemprego, aumento do consumismo, a tecnologia passou a ser usada também para fins ilícitos como o tráfico de armas, drogas, violência; e exploração de recursos naturais que se não houver um repensar na forma de explorar esses recursos, futuramente, não haverá mais produção, ou melhor matéria prima.
Tarciane Melo da Silva de Oliveira - 2° ano B (manhã).

Anônimo disse...

A globalização foi e vem sendo de grande importância para nossos avanços tecnológicos, nos dando mais conforto, já que há um tempo atrás na nossa comunicação exigiria muito mais esforço do que hoje em dia, onde podemos fazer uma ligação ou usar um e-mail ao invés de ter que mandar uma carta que demoraria dias ou meses para chegar ao seu destino. Além do aprimoramento de laboratórios e áreas da medicina e industrias avançadas,essas são algumas das vantagens da globalização entre tantas outras ,mas para que ela ocorra também a grandes desvantagens já que a mesma provoca impactos ambientais, desempregos , exclusão social, grande consumismo e entre outras coisas. Em geral a globalização nos ajuda em muitas áreas , mas também nos atrapalha em outras.
Ana Carolina Pedrosa Fernandes- 2°ano B(manhã)

Unknown disse...

A globalização foi intensificada na década de 70 e ganha força na década de 80 esta aceleração se deve ao desenvolvimento de novas tecnologias no ramo da comunicação entre outros... A globalização nada mais é que um processo de integração econômica, social, cultural e política. Fenômeno este gerado pelo capitalismo para conquistar novos mercados.joao pedro 2° ano tarde